Wesley Safadão é primeira atração do Ita Pedro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania anunciou, nas redes socais, neste final de semana, o cantor Wesley Safadão como a primeira atração para o Ita Pedro 2023. O arrasta-pé no município do sul da Bahia está programado para acontecer entre os dias 29 de junho e 2 de julho, com apoio financeiro da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa).

A expectativa é que as outras atrações para o São Pedro de Itabuna sejam anunciadas nos próximos dias pela prefeitura. Embora tenha estourado nacionalmente em 2015, Wesley Safadão é o principal nome do forró eletrônico e tem um dos cachês mais altos do país.

Wesley Safadão é sucesso de público em qualquer lugar que se apresenta. Entre os sucessos do artista estão Camarote, Coração Machucado, Solteiro de Novo, Ninguém de Ferro,Passatempo,Jejum de Amor, Ar Condicionado no 15 e Romance com Safadeza.

Marão (de laranja) firmou compromisso com servidores em 2022 || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Ilhéus (Sinsepi) convocou assembleia geral extraordinária para a próxima quarta-feira (17), às 16h30min, na sede da instituição, localizada na Rua Carneiro da Rocha, no Centro. Na oportunidade, será votada a proposta de paralisação,  por 24h, como forma de cobrar o plano de cargos e salários da categoria.

A implementação do plano de carreira é compromisso do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), com os servidores, firmado no dia 16 de setembro de 2022 (relembre). Como o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 foi enviado à Câmara de Vereadores sem o estudo de impacto financeiro do plano, requisito para sua aprovação, os trabalhadores decidiram cruzar os braços, por 24h, em novembro passado.

Ao invés de negociar com o Sindicato, a Prefeitura moveu ação judicial para impedir o ato. Acolhendo pedido do Governo,  o desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), proibiu a paralisação sob o argumento de que se trataria de abuso do direito de greve (veja aqui).

Na nota de convocação da assembleia extraordinária, o Sinsepi afirma que sempre esteve aberto ao diálogo, mas o Governo, segundo a entidade, não prioriza o compromisso com os servidores.

CERCO

Representados por sindicato específico (APPI-APLB/Sindicato), os professores da rede municipal de ensino também decidiram parar, por 24h, visando sensibilizar o Governo Mário Alexandre a oferecer nova proposta de reajuste salarial aos trabalhadores da educação. A paralisação será na próxima quinta-feira (leia mais aqui).