A advogada e primeira-dama de Itabuna, Andrea Castro, reagiu à declaração do vereador Danilo da Nova Itabuna (UB), que se referiu a ela como “Lassie”, nome da personagem vivida por uma cadela da raça rough collie no filme A Força do Coração (veja aqui). “Estou tomando todas as medidas judiciais acerca do caso que todos já têm conhecimento, para que agora a Justiça possa seguir os trâmites legais e se manifestar”, escreveu Andrea Castro, nesta quinta-feira (22), em texto que acompanha vídeo publicado na Internet.
De acordo com a primeira-dama, a fala do parlamentar, em plena Câmara de Vereadores, manifestou violência política de gênero, machismo e misoginia (ódio ou aversão às mulheres). “[Danilo] usou parte de sua fala para atacar a minha honra e depreciar a minha imagem como mulher, mãe, filha e esposa”, acrescentou.
MANIFESTAÇÕES DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO
Além da reação do prefeito Augusto Castro (PSD), que reivindicou medidas da Câmara contra Danilo (relembre), Andrea recebeu a solidariedade de diversas instituições, a exemplo do PSB de Itabuna. Segundo nota do Partido, o parlamentar desrespeitou a primeira-dama com palavras chulas e machistas.
“Exigimos que providências cabíveis sejam tomadas pela Mesa Diretora e a Comissão de Ética da Câmara de Vereadores para que o agressor, que exerce representação política da população Itabunense, seja punido e que esse tipo de ação repugnante nunca mais aconteça no Parlamento e em nenhum outro lugar”, diz a nota do PSB.
O Núcleo Itabuna do Grupo Mulheres do Brasil publicou nota de repúdio ao comportamento de Danilo da Nova Itabuna. “Repudiamos veementemente qualquer forma de violência revestida de machismo, pois todas nós, como sujeitas de direito, possuímos autonomia para querer, ser, desejar e fazer o que bem entendermos. Nenhuma forma de violência baseada em gênero pode ser aceita ou tolerada, seja contra nós ou qualquer outra mulher”, aponta o documento.