Homem teria matado mulher por desaprovar amizade da vítima com sua esposa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipe da Delegacia Territorial de Itacaré prendeu, nesta quinta-feira (13), o homem apontado como autor dos disparos que mataram Angélica Patrícia Santos Belmiro, no distrito de Taboquinhas, no dia 24 de junho passado.

De acordo com a Polícia Civil, após o crime, cometido durante uma festa junina, Angélica foi levada para o Hospital Regional Costa do Cacau e, lá, afirmou aos investigadores que o suspeito foi o autor dos tiros, pois não aprovava a amizade dela com a esposa dele. A vítima faleceu esta semana. Existem outras linhas de investigação sobre as quais a Polícia não divulgou detalhes.

Não foi a suspeita de homicídio que levou o homem à cadeia. Ele responde a processo por roubo qualificado (com ameaça à vítima) na Justiça do Estado de São Paulo e era alvo de mandado de prisão.

Henrique sofreu parada cardíaca antes de ser submetido a cirurgia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O técnico em Segurança do Trabalho Henrique Sousa Santana faleceu, no final da manhã desta quinta-feira (13), no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, onde seria submetido a cirurgia para extração de cálculo renal. Funcionário da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), de Itabuna, Henrique estava no Costa do Cacau desde a semana passada, após sentir fortes dores.

A morte de Henrique gerou grande consternação na Emasa, onde era coordenador de Segurança do Trabalho e Serviços Gerais e presidia o Grêmio Recreativo da Empresa. Henrique fazia exame pré-operatórios e ainda na manhã de hoje sofreu parada cardíaca e faleceu.

O profissional deixa esposa, seis filhos e um neto. “Deixará um imenso vazio no coração de todos que tiveram o privilégio de desfrutar de seu convívio e amizade”, disse o Raymundo Mendes Filho, presidente da Emasa, por meio de nota.

Almir Milanesi: primeiro vestibular EAD será em 2024 || Foto Victor Rezende
Tempo de leitura: 2 minutos

O professor e diretor-geral da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, avalia que a estrutura da instituição vai assegurar vantagem estratégica na oferta do Ensino a Distância (EAD), modalidade para a qual acaba de obter credenciamento do Ministério da Educação (MEC). “Vamos atrair muitos alunos, porque os nossos laboratórios dos cursos presenciais também serão usados pelas turmas do ensino a distância”, diz o gestor ao PIMENTA. “Será o grande diferencial”, acrescenta.

As instituições de ensino de abrangência nacional têm redes articuladas em polos que, segundo Milanesi, não costumam oferecer laboratórios completos. “Muitas vezes, no polo, ela não tem uma estrutura completa para essa parte prática da formação”.

Para o diretor, é natural que a Faculdade amplie suas formas de atuação para atender pessoas que desejam estudar, mas, por razões diversas, não podem fazer o percurso acadêmico tradicional. “A pessoa mora em um local distante ou tem que mudar de cidade rápido em função do trabalho. Ela passa por várias cidades num período muito curto e não tem como terminar um semestre. Fica difícil concluir o ensino superior”, exemplifica.

CURSOS EAD

Ciências Contábeis, Administração e Arquitetura serão primeiros cursos EAD da Faculdade

As graduações já confirmadas no EAD são Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis e Segurança do Trabalho. O primeiro vestibular da modalidade será no início de 2024, informa o professor Almir, que fundou e administra a Faculdade de Ilhéus com a professora e diretora acadêmica da instituição, Sandra Milanesi, sua esposa.

No início de 2022, a Faculdade de Ilhéus coroou os 20 anos de sua fundação comprando a principal concorrente, a Faculdade Madre Thaís. Logo, serão unificadas, antecipa o diretor ao PIMENTA. “Vamos trabalhar somente a marca Faculdade de Ilhéus. Hoje, por causa da legislação, nós ainda precisamos usar as duas marcas”, conclui o diretor.

Lucas Cruz, suspeito de feminicídio, apresentou-se em delegacia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O principal suspeito do assassinato de Luana Santos Brito, de 29 anos, cometido no final do mês passado, em Itabuna, apresentou-se à Polícia Civil, nesta quinta-feira (13), acompanhado por advogado. Lucas Cruz é ex-marido da vítima e trabalha como segurança.

Cabeleireira, Luana Brito foi morta a tiros no último dia 29, no São Roque, onde morava com as duas filhas. Testemunhas relataram ao PIMENTA que ela havia chegado do trabalho e teria ido buscar as filhas, que estavam com Lucas. Agora órfãs, as crianças estão sob os cuidados da avó materna.

Luana Brito foi morta a tiros no mês passado

REAÇÃO

Uma semana após o crime, a Rede Feminista de Itabuna e outras entidades sociais do município fizeram um ato em memória de Luana Brito e cobraram a prisão preventiva do suspeito. O assassinato da trabalhadora também foi lembrado, em nota pública, pela advogada e primeira-dama Andrea Castro, para quem a sociedade deve se unir em uma resposta conjunta à escalada da violência contra mulheres no sul da Bahia (leia aqui).

Rotondano, Augusto e moradora do Jorge Amado no lançamento do 'Meu Lugar'
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) lançou, nesta quarta-feira (12), o Programa de Regularização Fundiária Meu Lugar, no Teatro Candinha Doria, em Itabuna. O pontapé inicial foi a entrega de títulos de propriedade a 120 famílias do Bairro Jorge Amado, que participaram da cerimônia. Na avaliação do prefeito, a iniciativa é passo importante para a efetivação do princípio da dignidade humana.

“Isso é fundamental, isso é dignidade que a cidade oferta para os moradores que têm as suas casas e, por muitos anos, não tiveram sua propriedade”, declarou Augusto, ressaltando a parceria da Prefeitura de Itabuna com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). “Nós vamos avançar para poder chegar em cada canto da nossa cidade”, acrescentou.

O desembargador José Edivaldo Rotondano representou o Tribunal na solenidade e parabenizou a gestão municipal, dirigindo-se ao prefeito. “Isso demonstra a sua preocupação e determinação de fazer um Governo que, realmente, cuide das pessoas, assegurando ao cidadão itabunense mais dignidade, cidadania e direitos. Tenho certeza de que Deus lhe colocou como prefeito desta cidade porque você tem esta missão a cumprir”.

PÚBLICO-ALVO

Moradora do Jorge Amado recebe título de propriedade de imóvel

O Programa Meu Lugar é voltado para famílias de baixa renda que possuem imóveis, mas não os títulos de propriedade. A falta de escrituração é um obstáculo para o exercício do direito à propriedade. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Zé Alberto, Itabuna tem a maior parte da área urbana sem regularização fundiária. Essa é a realidade de 80% do território considerado, estimou o secretário.

Zé Alberto explicou o passo a passo da regularização. “Esse trabalho envolve o cadastro das famílias, depois a emissão de relatórios de infraestrutura, ambiental e social, que formam um processo e culmina na emissão da Certidão de Regularização Fundiária, que é levada para o assentamento no Cartório de Registro Imóveis”.

Além do exercício pleno do direito à propriedade, o Programa Meu Lugar também é um vetor de requalificação urbana, segundo Zé Alberto. “A legalização dos terrenos também incentiva a melhoria da infraestrutura urbana, pois um dos seus requisitos é que o núcleo beneficiado esteja com toda a infraestrutura implantada, como saneamento, pavimentação, iluminação, entre outros”.

Itacaré promove a 10ª edição do festival gastronômico || Foto Andrade/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dos destinos mais procurados da Bahia, Itacaré registrou aumento de 113% na reserva de hospedagens em todo o primeiro semestre de 2023 na comparação com igual período do ano passado, segundo dados revelados pela MaxMilhas. A empresa oferta passagens áreas, hospedagem e pacotes de viagem por meio da internet e está entre as que mais comercializaram o destino Itacaré, sendo reconhecida por isso no Top Operadoras de Turismo, em junho.

– Itacaré tem se destacado cada vez mais entre os destinos do Nordeste e nós acreditamos que o potencial turístico da cidade ainda pode posicioná-la como uma das cidades litorâneas mais buscadas de todo o país – afirma a coordenadora de Hotéis e Pacotes da MaxMilhas, Ana Cruz.

Itacaré está situada a cerca de 65 quilômetros de Ilhéus, que dispõe de aeroporto com oferta de voos com conexões para todas as regiões do país. O município possui 220 hotéis, pousadas, resorts e campings que ofertam cerca de 6 mil leitos. O município tem profissionalizado e investido em divulgação do destino em grandes eventos da indústria turística no país.

DIVULGAÇÃO DO DESTINO

– Este aumento na procura se dá por todo o investimento em infraestrutura da cidade e divulgação do destino Itacaré, que é um destino completo, e nos torna bem enxergado pelo Brasil e pelo mundo”, disse o secretário de municipal de Turismo, Marcus “Japu” Souza, que, em entrevista ao PIMENTA, antecipou a execução do plano de reestruturação paisagística de Itacaré.

“Estamos, hoje, na Sufotur, com o superintendente Diogo Medrado, para discutir novidades para o turismo do nosso município”, completou. A Sufotur é a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), subordinada à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur).

Diego foi encontrado morto no imóvel onde residia || Foto Reprodução/Facebook
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi morto a tiros na casa onde morava, no Nelson Costa, em Ilhéus. Mecânico de automóveis, Diego Santos da Silva, de 39 anos, foi encontrado já sem vida pelo locador do imóvel, que acionou a Polícia Militar, nesta quarta-feira (12).

Autoria e motivação do crime são investigadas pela Polícia Civil. Segundo informações, Diego teria sido morto por causa de dívida. Consultada pelo PIMENTA, a Polícia não confirmou essa hipótese sobre o motivo do assassinato.

Conforme a Polícia, o crime foi cometido por apenas um homem, que invadiu a casa e atirou várias vezes contra o mecânico. Atualizado às 12h06min para acréscimo de informações. 

 

Residencial Vida Nova Sacramento e Residencial Vida Nova em Santo Amaro na Bahia || Foto Ricardo Stuckert/PR
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona nesta quinta-feira (13) o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que retoma o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. A cerimônia de assinatura será realizada às 11h, no Palácio do Planalto, com a participação do ministro das Cidades, Jader Filho, e diversas autoridades.

Em junho, o Senado aprovou o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 1.162/2023, que recriou a política pública federal. O programa vai atender famílias com renda mensal de até R$ 8 mil, em áreas urbanas, e de até R$ 96 mil no ano, na zona rural. O teto do programa passa de R$ 190 mil para R$ 350 mil.

O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, também em junho, com alterações. Uma delas é a permissão do uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para projetos de iluminação pública, saneamento básico, vias públicas e drenagem de águas pluviais.

Há previsão de aplicar, no mínimo, 5% dos recursos do programa no financiamento da retomada de obras paradas, reforma ou requalificação de imóveis inutilizados e construção de habitações em cidades de até 50 mil habitantes.

Outra mudança é o desconto de 50% na conta de energia de quem for inscrito no CadÚnico, cadastro dos programas sociais do governo.

CAIXA PERDE EXCLUSIVIDADE

A lei tira a exclusividade da Caixa Econômica Federal como operadora do Minha Casa, Minha Vida.

Com a mudança, bancos privados, digitais e cooperativas de crédito poderão operar no programa, desde que forneçam informações sobre as transferências ao Ministério das Cidades com identificação do destinatário do crédito.

O Minha Casa, Minha Vida foi criado em 2009. Em 2020, foi extinto pelo governo de Jair Bolsonaro e substituído pelo Casa Verde e Amarela.

O presidente Lula vem defendendo uma ampliação ainda maior da faixa de atendimento do programa para contemplar segmentos da classe média, com renda mensal de R$ 10 mil a R$ 12 mil. Com Agência Brasil.

Na unidade de Itabuna há vaga para motorista de ônibus urbano || Foto UFPE
Tempo de leitura: 5 minutos

Os municípios de Itabuna, Jequié e Porto Seguro trazem, nesta quinta-feira (13), um total de 181 vagas de emprego e de estágio e para Jovem Aprendiz, com intermediação do SineBahia. A relação completa de oportunidades pode ser conferida mais abaixo, no leia mais.

O maior número de vagas é ofertado pela unidade do SineBahia de Itabuna, com 108 oportunidades de emprego e de estágio. Jequié traz 62 e Porto Seguro, no extremo-sul baiano, anunciou 11.

Os interessados devem se dirigir ao serviço estadual até as 15h30min de hoje, com carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade SineBahia em Porto Seguro funciona no Shopping Central Park, na região central da cidade. Em Itabuna, o atendimento é no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Quem vai procurar a unidade de Jequié deve se dirigir à Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Confira as vagas abaixo.

Leia Mais