A Bahia perdeu um de seus maiores entusiastas da economia solidária e do cooperativismo. No final da tarde de quarta-feira (24), o professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e economista Valter Nascimento, de 75 anos, faleceu em Salvador, para onde foi transferido devido a complicações de saúde.
O corpo do professor foi transladado para Itabuna e é velado no SAF, na Juca Leão, Centro Comercial, com enterro previsto para as 15h30min desta quinta-feira (25).
Docente da Uesc, Valter Nascimento comando o Departamento de Ciências Econômicas da instituição e foi diretor financeiro da Secretaria de Saúde de Itabuna, no período de 2001 a 2004, período quando também coordenou, junto com o colega ceplaqueano Geraldo Meireles, o processo de implantação do Banco do Povo, instituição de economia solidária.
Antes, ele dirigiu o campus da extinta Emarc de Itapetinga. Ceplaqueano, ele está entre os fundadores da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac (Coopec).
PESAR
A morte de Valter Nascimento provocou comoção no ambiente acadêmico baiano, notadamente no sul da Bahia, e entre ceplaqueanos e servidores públicos municipais e federais na região. Prefeito de Itabuna no período em que Valter esteve na Saúde, Geraldo Simões emitiu nota em que lamentou a partida do colega e amigo.
“Valter contribuiu muito com minha gestão em Itabuna, na implantação da Gestão Plena da Saúde, quando começamos do zero montar sua estrutura financeiro-administrativa. Ele também foi responsável pela implantação do Banco do Povo, instituição vitoriosa com milhares de atendimentos ao microempreendedor e pequenos negócios em nossa cidade. Um grande homem, que fará falta a Itabuna e à região. Vá em paz, amigo!”.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, emitiu moção de pesar na qual enfatiza o legado deixado por Valter Nascimento na área pública, seja no processo de municipalização da saúde de Itabuna como na área educacional. “Neste momento de profundo pesar, pedimos a Deus que o tenha em sua Santa Misericórdia, receba sua alma em luz e conforte os corações de familiares e amigos”.