Paralisação foi aprovada em assembleias regionais || Foto APLB-Sindicato
Tempo de leitura: < 1 minuto

Assembleias dos professores da rede estadual de educação da Bahia aprovaram paralisação da categoria, a partir da próxima segunda-feira (27), até a votação do projeto de lei do reajuste do piso salarial do magistério, prevista para terça (28), na Assembleia Legislativa do Estado, em Salvador.

Na assembleia da Regional Cacaueira da APLB, nesta sexta (24), em Ilhéus, os professores decidiram que farão protesto em frente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE), em Itabuna, no dia da votação do projeto na Assembleia.

Ao longo desta semana, o Estado também enfrentou mobilização dos servidores da saúde e dos professores das quatro universidade estaduais da Bahia (Uesc, Uesb, Uefs e Uneb).

30 respostas

  1. Muito justa justíssima a luta dos educadores….Mas precisa repetir as mesmas formas de luta???greve…a rede estadual passou dois anos de pandemia e um ano de aprovação automática….Clientela pobre precisa de merendar,almoçar na escola….Chama alunos e pais pra fazer manifestações pontuais…com expressividade…greve de professores sempre foi um mínimo de gente lutando e feriadão pra geral…

  2. MEU PAI É PROFESSOR APOSENTADO (CONCURSADO) LICENCIATURA PLENA, PELO ESTADO DA BAHIA; TÊM OS SEUS PROVENTOS (40 HORAS) R$ 2.141,00. ELE FOI GESTOR POR LONGOS ANOS, CAPACITOU OS SEUS COLEGAS GESTORES(DIRETORES E DIRETORAS ESCOLARES) MOSTRANDO ASSIM O QUANTO ERA COMPETENTE E EFICAZ NO SEU OFÍCIO, INCLUSIVE FOI AVALIADO COM NOTA MÁXIMA PELOS SEUS COLEGAS CURSISTAS, E DEPOIS DE VELHO, RECEBER ESSES MÍSEROS R$2.141,00 DE SALÁRIO BASE, NÃO É SÓ VERGONHOSO E INJUSTO, É DESUMANO. ANTES DESSE RUI COSTA ASSUMIR O GOVERNO, ELE TINHA PARIDADE SALARIAL COM OS ATIVOS, DEPOIS FORAM SÓ PERDAS.
    HOJE, MORA CÁ EM RECIFE(2010,) NÃO ANDA, VIVE EM CIMA DE UMA CAMA E TÊM ENFERMIDADES INCURÁVEIS E DOLOROSAS.
    É MUITA INJUSTIÇA, ELE TEM O DIREITO AO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO.
    SOU O FILHO CAÇULA DELE E CUIDADOR, NÃO POSSO TRABALHAR, PQ ELE TEM QUE TER ASSISTÊNCIA 24 HORAS POR DIA.
    SENHOR GOVERNADOR, NÃO PEÇO CARIDADE, SOLICITO JUSTIÇA…
    NÃO RECEIO EXPOR O NOME DO MEU PAI, ERA MUITO QUERIDO PELOS ALUNOS E COLEGAS DE PROFISSÃO: FREDERICO ANTONIO LIMA (PROF° FRED) – PERTENCIA A DIREC 1/B.
    É MUITO TRISTE VER A SITUAÇÃO DO MEU VELHO, MUITO TRISTE MESMO. 😢

    1. Deus abençoe seu Pai, com saúde e dias melhores. Uma gestão infeliz teve a Bahia e continua tendo enqto esses miseráveis estiverem no poder.

    2. Sou Maria de Lourdes Miranda, Aposentada, 78 anos, e tenho exatamente este Salário base. Sou Licenciada em Letras, fui nível 5, hoje sou um tal de Pl q não sei de onde tiraram.
      Estou com uma causa na Justiça pela equiparação do meu Piso Salarial Nacional, q está em em 4.580,…..Veja o quanto estamos perdendo ao longo dos Anos. Deus Proverá. Também dependo dos meus filhos!!!!

      1. Olá Cassiano!!!
        A situação do Professor Fred, nos incomoda por demais, produzimos ação judicial e conquistamos sentença favorável ao pleito de enquadramento no Piso Salarial Nacional, que hoje é 4.580,56.
        A ACEB, convoca os companheiros para a luta política e jurídica, contra essa grande injustiça.

    3. É um absurdo salario de servidores públicos, infelzmente o povo não concorda, Cassiano quem destruiu servidor foi Ruy Costa, ainda deu melhor emprego a esposa, o povo ainda reelegeu seu sucessor

    4. Estou passando pela mesma situação colega. Aposentada há mais de 6 anos. Aposentei depois de muito sofrimento. Trabalhando doente. Estou com uma causa na “Justiça” pelas licenças, que não me oagaram. Até agora nada. E a perda salarial é enorme. É realmente desumano o que esse desgoverno do PT está fazendo com a nossa categoria. Ansiamos por Justiça!

  3. Não entendi. Os professores estão fazendo greves? O amor acabou? Que decepção não ?
    Em outubro vcs vão ainda apoiar quem não apoia vcs? Seja honestos e não Maria vai com as.outras.

      1. Os governantes nordestinos não estão nem aí porque sabem que o sistema os manterão no poder sempre com votos de eleitores alienados.

  4. Pois é Nildo, a nobre categoria a que pertenço sempre optam por escolhas no mínimo incoerentes, depois vão fazer paralização!

  5. Continuem fazendo L, vocês com essa qualidade de ensino médiocre que colocaram a Bahia em destaque vergonhoso e negativo no Brasil deveriam é devolver os salários.

  6. O desgoverno foi o pior secretário de educação da Bahia! Agora virou desgovernador. E sei quê têm muitos professores petistas, não adianta chorar pelo leite derramando. O amor venceu…

  7. Confuso e desonesto a postura dos educadores(poucas exceções) apoiaram e votaram no cara, e logo depois decretam greve…isto é uma traição!!
    O “excelente”
    governador bem que poderia questionar, tipo: Não estou entendendo nada, vcs estavam comigo o tempo todo, agora que estamos em ano eleitoral, se voltam contra mim?

  8. Boa noite a todos. Vejo que têm pessoas indignadas porque os professores estão defendendo os seus direitos e eles estão errados? É direito que todo trabalhador tem. Votar, a gente vota em quem quiser. Afinal, o que saiu fez o que pela educação?

  9. A mesma turma que diz lutar por um povo pobre e preto são os mesmos que estão deixando os pretos e pobres se aula e educação,que hipocrisia dessa turma,com certeza os filhos deles estudam em escolas particulares, vão trabalhar cambada vão prestar um bom trabalho pra ser digno pelo menos do salário que vocês ganham, vocês se dedicam tanto no trabalho que são poucos de vocês que deixam os filhos estudar nas escolas que vocês prestam os serviços péssimo,a idéia de ser funcionário público é essa trabalhar pouco e ganhar muito 😔

  10. Esse é o melhor governador de todos os tempos. Aumentou seus próprios salários, antes de assumir, em quase 50%, aliás ele merecia mais. Mandou pra assembleia Legislativa restruturação de cargos e salários pra todas as categorias de Secretárias diversas do Estado da Bahia ( na verdade é uma miragem tudo isso). Criou o Hospital do Servidor Público, como forma de reparação devido o péssimo serviços prestado pelo famigerado PLASERV. Eu quero dizer o seguinte: a culpa são de vocês, foram suas escolhas. Vocês viram o que Ruim Costa fez com o funcionalismo do Estado da Bahia, através da famigerada reforma da Previdência. Ainda assim vocês votaram no seu sucessor, agora, se conformem com tudo isso. Minha consciência está em paz, eu que não votei e votaria nunca nesse cidadão. Dos nossos contracheques são subtraídos impostos de renda de 27% ( progressivamente) ; recolhimento de fundo de previdência; uma vez já contribuímos por muitos anos; porque senão nos aposentamos; os descontos do PLASERV; o que está pior do que SUS, a gente tenta marcar a consulta e, quando perguntam se é PLASERV,; não consegue, o que é uma vergonha.No passado nós éramos felizes e não sabiamos. Lembranças dos nossos governadores: Roberto Santos e João Durval Carneiro, com muitas

    saudades. Bons tempos vividos pelo funcionalismo Público do Estado da Bahia.

  11. Engulam o choro e voltem a ensinar os meninos a votar no PT , já que é só isso que vcs sabem fazer, a aprovação em massa está aí, os alunos serão aprovados, com ou sem aulas, os indicadores irão melhorar, a BA merece mais 20 anos de PT, com a ajuda de vcs.

  12. Tudo isso é muito triste! O meu salário das 40 horas também é este. Só que eu trabalhei 60 horas. Agora pasmem. Sabem quanto vem no meu contracheque das 20 horas? 1.200,00. Como pode um professor ganhar abaixo do salário mínimo?

  13. O engraçado é que o sindicato quando fala de educação só fala dos colegas professores esquecem que em uma unidade escolar existem outros profissionais de educação como os técnicos e auxiliares administrativos, e que estás unidades não funcionam sem estes profissionais e estamos também com os nossos salários arrochados desde o governo do sr Jaques Wagner, nem na época do Carlismo não recebíamos abaixo do salário mínimo isso é muito vergonhoso para o time do PT na Bahia.

  14. Nonato, você, provavelmente, não é professor e não sabe o que tem acontecido nas escolas, de pertinho, para estar falando uma barbaridade destas! Nem todos os professores do Estado defendem o PT. E estes índices negativos da educação baiana não é culpa dos professores, sobretudo quando chega final do ano e querem que aprovamos alunos sem condições de aprovação, passando por cima de nossa autoridade, só para o senhor ter uma ideia… Você deveria ver melhor o que está acontecendo, no “chão da escola”, antes de abrir a boca e falar tanta besteira!

  15. Falta de aviso não foi, mais preferiram fazer o L novamente, tiveram chance de mudar o sistema, mais preferiram cair no chicote novamente, agora aguenta que o couro do lombo é grosso.

  16. Pois professores da Bahia continuem fazendo o L pois isso que este desgoverno quer professores insatisfeitos ,e alunos sem edução ido a escola só pela merenda até onde vai este pais regredir na edução?com o pior nota do pais eu tenho é vergonha

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *