Tempo de leitura: < 1 minuto

Na Bahia, encerra-se na próxima quarta-feira (3) o prazo especial para que pessoas com idade a partir de cinco anos tomem a dose da nova vacina contra Covid-19, a XBB. De acordo com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pode ser imunizado quem não faz parte do público prioritário independentemente do histórico vacinal. Contudo, é necessário que seja respeitado o intervalo mínimo de três meses da dose mais recente.

A decisão ocorreu devido a baixa procura pela vacina contra a Covid-19. Atualmente, há 14.983 doses próximas ao vencimento na Bahia. Os municípios de Teixeira de Freitas, Simões Filho e Guanambi registram a maior quantidade de doses em estoque.

Anteriormente, o imunizante estava disponível apenas para o público-alvo composto por: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos; pessoas de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência; pessoas imunocomprometidas; indígenas e ribeirinhos.

O público prioritário incluía ainda quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; essoas com comorbidades; detentos; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, destacou a importância de um esforço conjunto entre o Estado, Municípios e a população para garantir que não haja desperdício de doses. “É necessário o esforço de todos para evitarmos possíveis desperdícios dos imunizantes. Por isso, peço a população que busque uma Unidade Básica de Saúde e vacine-se”, afirmou a gestora.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *