A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura concedeu autorização ao Festival de Cinema Baiano (Feciba) para captar recursos, por meio de doações ou patrocínios, até a soma de R$ 219.978,00. A Portaria Nº 43/2024 foi publicada na quarta-feira (7), no Diário Oficial da União.
Criado pela Voo Audiovisual Produções Artísticas, dos ipiauenses Edson Bastos e Henrique Filho, o Feciba teve sua última edição em 2021, em formato online. Agora, a produtora está autorizada a captar dinheiro para a oitava edição do evento, de 10 a 16 de novembro deste ano, em Ilhéus, a casa do Festival.
Vitrine do cinema baiano, o Feciba.8 visa promover a sétima arte da Boa Terra para o mundo, incentivando debates entre o público e os cineastas, premiando curtas-metragens pelo voto do público e júri técnico e ofertando oficinas de formação de mão de obra para o audiovisual.
Na oitava edição, o Festival pretende exibir, no mínimo, 20 curtas-metragens e 10 longas-metragens, em 22 sessões, sendo duas delas com acessibilidade para pessoas com deficiência. A programação também prevê quatro mesas de debate e três oficinas de formação de mão de obra.