A Praça José Bastos, no Centro de Itabuna, será o ponto de concentração da 2ª Marcha Lilás, marcada para esta quinta-feira (15), a partir das 9h. O evento estava agendado para a semana passada, mas foi adiado em decorrência das chuvas. A iniciativa, que vai celebrar os 18 anos da Lei Maria da Penha, é resultado de parceria da Prefeitura com a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
No local, das 9h às 12h, serão ofertados serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Os visitantes também vão receber informações sobre nutrição e saúde bucal. Já a equipe da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro fará a exposição de seus cursos, enquanto o Departamento de Combate à Pobreza passará informes sobre o CadÚnico.
O ato contará com a presença de representantes das instituições que formam a Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres, a exemplo da Patrulha Guardiã Maria da Penha, Ronda Maria da Penha, MP-BA, Defensoria Publica da Bahia, Justiça Restaurativa, Sala Lilás da Amurc, OAB Comissão da Mulher e Coletivos de Mulheres.
Com mudanças ocorridas na Lei Maria da Penha, por meio da Lei nº 14.550/2023, ficou assegurada a proteção contra todas as formas de violência em contexto de relações domésticas, familiares e íntimas de afeto. Com isso, a lei protege a integridade física, psicológica, sexual, patrimonial e moral da vítima.