Operação investiga esquema de agiotagem em Porto Seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpriu, na tarde desta sexta-feira (16), em Porto Seguro, no extremo-sul do estado, dois mandados de busca e apreensão nas residências de um juiz de direito e de um empresário. Eles são investigados por crime de agiotagem.

De acordo com o Ministério Público Estadual, o juiz e o empresário são acusados de conceder empréstimos a juros superiores aos limites legais. Os valores desses empréstimos eram transferidos para contas bancárias indicadas pelos beneficiários, que emitiam cheques em garantia, os quais eram repassados pelo empresário ao magistrado para que ficassem custodiados até o pagamento integral da dívida, conforme investigações.

As investigações do MP-BA foram iniciadas a partir do compartilhamento, pela Corregedoria-Geral da Justiça do TJ-BA, de informações trazidas em procedimento administrativo que constatou indícios de condutas delitivas na comarca de Porto Seguro. Os mandados de busca a apreensão cumpridos hoje foram expedidos pelo Tribunal de Justiça.

Os acusados são alvos na “Operação Descobrimento”, deflagrada pelo MP-BA, por meio da Unidade de Assessoramento e Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça (Unai) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Sul (Gaeco Sul). A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Professores anunciam paralisação na Uesc
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por unanimidade, os professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) rejeitaram a proposta de recomposição salarial do Governo da Bahia. Os servidores alegam que os índices oferecidos estão longe dos reivindicados e anunciam paralisação para a próxima semana.

De acordo com os servidores, o governo ofereceu reajuste anual de 1% mais reposição da inflação, nos próximos três anos. A categoria avaliou os índices como insuficientes e aprovou uma paralisação das atividades acadêmicas na segunda-feira (19).

Além da Uesc, os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) prometem paralisar as atividades. Os servidores reclamam que as perdas salariais acumuladas estão em aproximadamente 35%, no período de 2016 a 2022.

REUNIÃO COM O GOVERNO

Para a próxima reunião com representantes do governo, marcada para o dia 19, às 14h30min, em Salvador, o movimento apresentará uma nova contraproposta. Eles querem assegurar 4,5% mais a reposição da inflação do ano anterior, de 2025 a 2027.

“Assim que o governo apresentar uma resposta, e a gente espera que seja uma resposta positiva, reuniremos novamente para a assembleia avaliar os próximos passos. Podemos aceitar a resposta do governo ou avaliar possibilidade ou não de greve”, disse o professor Marcelo Lins, presidente da Associação de Docentes da Uesc (Adusc).

Na segunda-feira, além da paralisação, os professores da Uesc realizarão um ato na entrada do campus, com o tradicional Mingau da Resistência, carro de som e faixas.

Reunião com representantes dos prefeituráveis definiu ordem de sabatina na ACI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Tradição mantida. A partir do próximo dia 26, a Associação Comercial de Itabuna (ACI) promoverá sabatina com todos os candidatos a prefeito. A ordem de apresentação dos prefeituráveis foi definida por meio de sorteio, ontem (15).

O presidente da ACI, Valdino Cunha, diz que a sabatina é oportunidade para que os empresários confiram as propostas dos candidatos a prefeito e façam a melhor escolha. “A ACI é uma instituição apartidária e tem como missão promover o diálogo democrático visando contribuir para o desenvolvimento da cidade”, afirma Valdino.

DATAS DAS SABATINAS

Dia 26/Ago – 19h – Augusto Castro (PSD)
Dia 2/Set19h – Fabrício Pancadinha (SDD)
Dia 9/Set19h – Isaac Nery (PDT)
Dia 16/Set19h – Cleonice Monteiro (Rede)
Dia 23/Set19h – Chico França (PL)
Malva Rosa estará em cartaz neste sábado, no Teatro Municipal de Ilhéus || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O espetáculo Malva Rosa, do Grupo Vozes, estará em cartaz, neste sábado (17), no Teatro Municipal de Ilhéus, a partir das 19h30min. A produção do grupo itabunense traz texto de Newton Moreno e reúne em seu elenco Jorge Batista, Lucas Oliveira, Sílvia Smith e Danilo Ornelas.

A obra é a celebração do mais antigo grupo teatral itabunense em atividade. A produção entrelaça tradição e modernidade ao explorar temas como amor, perda e redenção. Com encenação impecável e trilha sonora impactante, o espetáculo oferece uma experiência teatral única.

Os ingressos estão disponíveis para compra por meio do Sympla (clique aqui para aquisição) ou na bilheteria do Teatro Municipal de Ilhéus. Para mais informações e para garantir seu ingresso, acesse o Sympla ou entre em contato com Silvia Smith pelo telefone (73) 98852-7612.

Fernanda Silva retira candidatura para apoiar Davi Farias || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

No início da tarde desta sexta-feira (16), Fernanda Silva (PT) confirmou a retirada de sua candidatura a prefeita de Uruçuca, no sul da Bahia. A petista vai apoiar o candidato Davi Farias (Avante), e indicou Paulo Baracho para compor a chapa como vice. A decisão ocorre no primeiro dia oficial de campanha a prefeito.

Nas redes sociais, a ex-prefeita agradeceu a acolhida no período de pré-campanha e disse não ter como pedir que o eleitorado entrasse em luta desigual com o grupo do prefeito Moacyr Leite Júnior, que apoia a candidatura a prefeita da vereadora e presidente da Câmara, Magnólia Barreto (UB), apontada como favorita na corrida sucessória. “As vozes das ruas pedem que a oposição apresente uma candidatura única”, justificou.

A capa de "Pedra Branca" e o seu criador, Ramon Fernandes || Fotos Walmir Rosário
Tempo de leitura: 3 minutos

 

 

 

Como no juízo final, os personagens ganham o lugar que merecem na história, sem atropelos, de acordo com seus procedimentos.

 

Walmir Rosário

Em apenas duas sentadas – com muito fôlego – li o novíssimo romance Pedra Branca, sangue e poder, lançado no último sábado (10-08-24), no restaurante Porto dos Milagres, em Canavieiras, por Ramon Fernandes. O livro marca a estreia do autor na literatura, com uma obra bem engendrada e que contribui para o enriquecimento da intelectualidade regional.

A história é ambientada na fictícia Pedra Branca, pequena cidade interiorana fincada nas barrancas do rio Jequitinhonha, bem na divisa dos estados da Bahia e Minas Gerais. Como todo o romance que busca prender o leitor, já no início nos apresenta um personagem que morre cedo, mas deixa um imenso legado.

A história é bem fiel ao estilo de vida interiorano, com fortes raízes fincadas na família campestre e na pachorra das pequenas cidades, com a predominância dos seus personagens marcantes. E todos estão bem situados, cada um com seus destaques: o padre, os coronéis, os comerciantes, os políticos, o delegado, a dona do bordel, ou casa de conveniência, como queiram.

Ramon Fernandes é formado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor na rede particular de ensino, servidor público municipal da Prefeitura de Canavieiras e ex-secretário de Cultura. Embora com vida fincada em Canavieiras, conhece e viveu em outras cidades regionais, algumas bastante parecidas como a descrita no romance.

Daí é que após a leitura de Pedra Branca, sangue e poder tomei a liberdade e indiscrição ao perguntar ao autor se o livro era oriundo de uma história verdadeira e por ele romanceada. Respondeu que era apenas fruto de sua imaginação – criativa, digo eu, diante do bom argumento, desenvolvimento e ambientação.

Os personagens com vida breve na história saem com dignidade e os longevos sempre aparecem em bons momentos. Não sei se é redundante observar que nas cidades pequenas – no estilo Pedra Branca – as ocorrências são sempre monótonas, contrastando com os fuxicos e brigas normalmente resolvidas entre as partes, no estilo mais agressivo.

As diferenças menores são resolvidas por meio dos conselhos do delegado, que a todos conhece e há muito se tornou amigo. Mas só que mora ou morou em pequenas cidades interioranas, notadamente nas divisas de estados, conhecem de perto as rusgas entre as pessoas influentes e seus apaniguados, que vão desde as questões de terras e as políticas.

E em Pedra Branca as guerras não acontecem somente entre as diversas famílias, mas também dentre um mesmo clã, geralmente derivadas por ciúmes, posição social e riqueza. E essa questão está presente no romance com briga fraticida entre coronéis, sem faltar motivação para a expropriação de terras com o apoio dos revólveres e rifles dos jagunços.

A personalidade feminina aparece com muita distinção e força, desde a coronela, senhora de si e que comanda com mão-de-ferro suas propriedades e família. Com a ajuda de bons jagunços, defende seus bens contra pessoas da própria família; resolve sua vida conjugal de uma hora pra outra após a viuvez; ajuda seus protegidos. Uma mulher resolvida.

Também aparece com altivez e se torna personagem marcante a figura meiga da senhora do delegado, com ares de professorinha, que assume o protagonismo de uma hora pra outra, sem que alguém esperasse. Outra personagem, esposa de um coronel, vítima de maus-tratos, resolve se libertar do jugo do marido, toma uma atitude inesperada e vai viver nova relação. Esta proibida pelas leis dos homens e de Deus.

Lançamento do romance de Ramon Fernandes, no Restaurante Porto dos Milagres

Não poderia faltar na trama os forasteiros que chegam, encontram oportunidades e as aproveitam. Alguns metem os pés pelas mãos, mas conseguem se segurar devido às habilidades no relacionamento social e político. Mas como sempre nessa vida terrena, a avareza, a inveja e soberba promovem a própria destruição.

Como no juízo final, os personagens ganham o lugar que merecem na história, sem atropelos, de acordo com seus procedimentos. Os maus geralmente acabam na cadeia ou cemitério, os bons continuam distribuindo felicidade, os menos atrevidos sem destaque. Cada qual no seu quadrado, como determina Ramon Fernandes, com minha posterior aprovação. Recomendo.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado, além de autor de livros como Os grandes craques que vi jogar: Nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras, disponível na Amazon.

Forças de segurança durante operação em Ilhéus, no sul da Bahia, hoje || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois criminosos morreram durante confronto contra policiais federais e militares, na manhã desta sexta-feira (16), em Ilhéus, no sul da Bahia. O confronto ocorreu durante a Operação Atracadouro, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco). A força é composta pela Polícia Federal em Ilhéus e militares da 68° CIPM, da 69° CIPM, Rondesp-Sul, Polícia Rodoviária Estadual, Cipe Cacaueira e Cippa.

A operação, de acordo com a PF, teve como alvos criminosos de Ilhéus e Itabuna, na Bahia, e Rio de Janeiro (RJ). Segundo a corporação, dois dos criminosos que entraram em confronto chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.

O homem apontado como chefe do trio criminoso conseguiu escapar. O bando é apontado como responsável por furto ao DPT de Ilhéus e tentativa de homicídio na Avenida Soares Lopes, centro de Ilhéus, em junho passado. A Ficco/Ilhéus é integrada pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Retirado da disputa por ACM Neto, Azevedo (à esq.) recebe a solidariedade de Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeito de Itabuna e candidato à reeleição, Augusto Castro (PSD) manifestou-se hoje (16) sobre a decisão do ex-prefeito e ex-aliado Capitão Azevedo (UB) de romper com ACM Neto – por ter sido traído – e negar apoio a Pancadinha (SDD). Azevedo concedeu coletiva, ontem (15), quando informou que ainda vai definir com quem marchará na eleição de 2024 em Itabuna.

Augusto manifestou solidariedade ao ex-prefeito e pontuou que Azevedo aparecia bem nas pesquisas de intenções de voto, mas foi retirado da disputa em jogo que favoreceu o deputado estadual Fabrício Pancadinha (SDD), escolhido por ACM Neto.

O prefeito lembrou o passado de Azevedo, de homem público com relevantes serviços prestados. Antes, Augusto definiu a condução de ACM Neto na escolha de Pancadinha em detrimento de Azevedo:

– A forma como foi conduzido o processo que retirou o Capitão Azevedo da sucessão foi baixo e sujo. Não respeitaram o nome de Azevedo, o seu passado de homem público, com relevantes serviços prestados à cidade de Itabuna, me solidarizo com ele e aconselho levantar a cabeça e dar a volta por cima – disse Augusto Castro.

O prefeito de Itabuna ressaltou que apoia a decisão de Azevedo de, inicialmente, ficar neutro na disputa eleitoral até analisar os projetos e propostas dos concorrentes. “No momento certo ele com certeza optará por uma candidatura que tem plenas condições de manter Itabuna no caminho do desenvolvimento e continuar trabalhando para melhorar as condições de vida da população”. Azevedo manifestou-se dizendo que, dos nomes postos, há veto somente a Pancadinha. “Chance zero” de apoiá-lo, ressaltou na entrevista.

Artesãs sul-baianas promovem feira cultural em Ilhéus neste sábado || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação Terra da Gabriela promoverá, neste sábado (17), das 16h às 22h, na Avenida Soares Lopes, Centro, em Ilhéus, a edição de estreia da Feira Cultural Terra da Gabriela. O evento terá exposição do artesanato regional e o público ainda poderá curtir música ao vivo e conferir o melhor da gastronomia sul-baiana. “O evento promete uma celebração vibrante com a participação de artesãos e empreendedores locais”, afirma a artesã Wilza Santos, presidente da Associação Terra da Gabriela.

A artesão Islândia Penedo diz que é grande a expectativa para a feira cultural ilheense. “Vamos fazer um evento bem bacana para que se torne referência na nossa cidade. Queremos reunir as famílias promovendo o empreendedorismo a cultura e o lazer”, assegura Islândia.

Estão confirmadas as participações de Francilina Terços, Guloseimas Divertidas, L&C Acessórios Divertidos, Regina Margarida-Macramê Fashion, Laura Andrade Ateliê, Studio de Dança Eliana Fonseca, Pingo Doce-Quindins e Bolachas Decoradas, Cleir Santana Ateliê, Liu Nery-Expô Art’s, Rebeca Lilian Artesã, Nossa Luz-Velas Artesanais, Ateliê Maricotta-Arte Criativa, Ateliê Cris Fontes-Bonecas de Pano, Tricolore Ateliê, HS Hora Store, MP-Costura Criativa & Variedades, Penedo Artes-Artesanato e moda pet, Cativar, WS Aromas e Bem Estar, Perfio e Artesjaque.

“Queremos, a médio prazo, que Feira Cultural Terra da Gabriela faça parte do calendário de eventos do município”, disse Flávia Oliveira, artesã e uma das fundadoras da associação. O evento conta com o apoio do Sebrae, da Prefeitura de Ilhéus e do vereador professor Gurita.

O ex-prefeito Capitão Azevedo || Foto Pimenta/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-prefeito Capitão Azevedo concedeu entrevista, na tarde de ontem (15), para falar de eleições. De início, deixou claro seu rompimento com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Explicou que foi “tratorado”, “atropelado” pelo líder do União Brasil na Bahia.

Neto preferiu ver seu partido apoiando a candidatura a prefeito de Fabrício Pancadinha (SDD) a ter Azevedo como candidato. Para vice de Pancadinha, defendeu Isaac Nery (PDT), que declinou do convite e colocou o nome para jogo como prefeiturável de Itabuna pela segunda vez e com o apoio do presidente estadual, Félix Mendonça Júnior.

Além de romper com ACM Neto, Azevedo também afirmou que não apoiará Pancadinha. “Chance zero”. Disse que vai avaliar os outros candidatos (“avaliar projetos, propostas”). Sobram Augusto Castro (PSD), Isaac Nery (PDT) e Chico França (PL).

Nos bastidores, é dado como certo que Azevedo apoiará Chico França, com quem esteve conversando, segundo fontes. Antes, Azevedo preferiu promover dois atos, o de rompimento com Neto e de negativa de união a Pancadinha, que, embora seja nome de Neto, tem como vice o MDB da base do governador Jerônimo Rodrigues.

O segundo ato de Azevedo será o anúncio do apoio na corrida ao Centro Administrativo Firmino Alves. A aposta é que o ex-prefeito itabunense estará abraçado com Chico França, a surpresa da pesquisa AtlasIntel/A Tarde de hoje (veja os números aqui).

Será?

Enquanto ele não revela quem realmente vai apoiar, uma nova oportunidade… Amanhã (17), Azevedo é o entrevistado do quadro Na Boca do Tubarão, do programa Central de Política, apresentado por Neto Terra Branca, na Interativa FM.

Chico surpreende, Augusto tem 45,7% e Pancadinha estabiliza em pesquisa sem Cleonice e com Isaac a 6,7%
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após uma semana de expectativa, saiu o resultado da pesquisa Atlas-Intel sobre a disputa eleitoral em Itabuna. O levantamento encomendado pelo soteropolitano A Tarde revela que os percentuais atribuídos ao prefeito e candidato à reeleição, Augusto Castro (PSD), coincidem com pesquisas de consumo interno mais recentes. A surpresa é o engenheiro Chico França (PL).

Segundo a AtlasIntel, Augusto Castro atinge 45,7% das intenções de voto. Fabrício Pancadinha (SDD) é o segundo colocado, com 25,8%. Desde o início da pré-campanha, Chico França figurava na última colocação dentre os nomes confirmados para o pleito. Agora é o terceiro, com 13,1% das intenções de voto. Isaac Nery (PDT) figura na quarta colocação, com 6,7%.

A pesquisa não incluiu o nome da professora Cleonice Monteiro, da Federação PSOL/Rede Sustentabilidade. Ainda segundo o levantamento, o percentual de indecisos atinge 7%, enquanto o de brancos nulos chega a 1,6%. A consulta AtlasIntel é feita apenas pela internet.

VOTOS VÁLIDOS

O Instituto também contabilizou os votos válidos, quando são excluídos os votos brancos e nulos. Nele, Augusto atinge 50%, Pancadinha vai a 28,2% e Chico França obtém 14,4%. Isaac tem 7,4%.

Encomendada pel´A Tarde, a pesquisa AtlasIntel consultou 803 eleitores itabunenses no período de 2 a 8 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento possui nível de confiança de 95% e está registrado no TSE sob o número 00714/2024.

Fachada do Shopping Jequitibá, em Itabuna, onde funciona uma das unidades do SineBahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Os municípios de Itabuna e Jequié, nas regiões sul e sudoeste, respectivamente, trazem mais de 90 vagas de emprego nesta sexta-feira (16) com a intermediação do SineBahia. De acordo com o serviço estadual, há 50 vagas em Jequié e 43 em Itabuna.

Os profissionais interessados em recolocação no mercado devem procurar as unidades do SineBahia nestes municípios ainda hoje, de preferência ainda nesta manhã. Em Itabuna, o atendimento vai até as 16h, enquanto em Jequié se estende até as 17h.

O cadastramento para disputa de vagas é feito presencialmente. Os documentos exigidos são as carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O SineBahia atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon, em Itabuna. A unidade de Jequié está situada na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais