Começou hoje (26) e vai até a próxima quinta-feira (29), o 2º Mega Mutirão da Saúde, na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano. O Mutirão é promovido pela Secretaria de Saúde de Itabuna e a expectativa é atender até 7 mil pacientes com consultas e exames em diversas especialidades médicas ainda na fila de espera das unidades de saúde e da Central de Regulação do SUS.
Os atendimentos começam às 8h no turno da manhã. À tarde, as atividades começam às 13h.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Itabuna, estão sendo oferecidas as especialidades de Dermatologia, Cardiologia, Endocrinologia, Ultrassonografia, atualização do Cartão SUS, triagem de varizes, teste ergométrico, eletrocardiograma e ecocardiograma a pacientes já cadastrados nas unidades de saúde.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, esta modalidade de mutirão é uma das mais relevantes promovidas pelo município por usar como critério o pré-agendamento de pacientes referenciados pelas unidades de saúde. “Essa segunda edição segue o mesmo modelo da primeira. A diferença é que no ano passado tivemos várias fases, enquanto nesta edição teremos duas fases para pacientes da escleroterapia”, disse.
Primeiro, o paciente passa pela triagem (varizes) com o objetivo de avaliar a necessidade da escleroterapia. “Ele será submetido a ultrassom com doppler dos membros inferiores para que o médico angiologista identifique ou não a necessidade do procedimento que será feito em diversos dias no mês de setembro”, informou.
Nesta segunda-feira (26) estão sendo atendidos os pacientes das unidades de saúde que integram o Módulo 4 – bairros São Caetano, Novo São Caetano, Conceição, Sarinha, São Pedro, Pedro Jerônimo, Maria Pinheiro, Zizo e Vila Anália.
Moradora do Novo Jaçanã, a dona de casa Mariza Santos acompanhou o marido Manoel de Jesus para o ecocardiograma. “Estávamos desde o ano passado na fila de espera e esse Mega Mutirão chegou em boa hora”, disse.
PROGRAMAÇÃO
Amanhã (27), serão atendidos pacientes do Módulo 3 – bairros Santo Antônio, São Roque, Novo Horizonte, Centro, Zildolândia, Mangabinha e São Lourenço.
Na quarta-feira (28), será a vez dos pacientes do Módulo 2 – Lomanto, Nova Itabuna, Rua de Palha, Manoel Leão, Urbis IV, Ferradas, Nova Ferradas, Itamaracá e Jorge Amado.
Quando chegar a quinta-feira (29), serão atendidos pacientes do Módulo 1 – Califórnia, Santa Inês, Vila das Dores, Nova Califórnia, Vila de Mutuns, Fátima e Parque Boa Vista.