O abastecimento de água para mais de 70% dos consumidores em Itabuna deve ser retomado ainda nesta sexta-feira (30), após cerca de 60 horas de interrupção. De acordo com a gerência técnica da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), a rede elétrica em Rio do Braço, onde funciona uma das estações de captação, foi danificada pela queda de árvore de grande porte sobre a rede elétrica em área de mata fechada, quebrando um dos postes.
Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, desde as primeiras horas da quinta-feira (29), operários da empresa e da Coelba iniciaram o trabalho de recuperação, concluído no início da tarde. “Depois de muito esforço e empenho, conseguimos finalizar o serviço e substituir o poste e a fiação”, disse.
Raymundo Mendes Filho, presidente da Emasa, observou que toda rede elétrica que leva energia para a estação de Rio do Braço fica dentro da mata fechada. “Por mais que seja realizada a manutenção preventiva, com a poda de galhos, que podem atingir a fiação, há imprevistos. Porém, como a rede se encontra na mata, estamos sujeitos às intempéries”, salientou Mendes Filho.
O presidente da Emasa falou da eficiência da equipe para restabelecer o serviço o mais rápido possível na estação de captação. “Nosso pessoal de campo agiu rápido, trabalhou com afinco e conseguiu minimizar o dano causado pela chuva e ventos”, afirmou. O abastecimento será retomado de forma gradativa e dentro dos próximos dias estará completamente normalizado, segundo a empresa.