Os prefeituráveis de Itabuna: Chico França, Augusto Castro, Pancadinha, Cleonice Monteiro e Isaac Nery
Tempo de leitura: < 1 minuto

O próximo final de semana promete com números publicáveis da corrida pelo comando das principais prefeituras do sul da Bahia.

A Flex Consultoria & Pesquisas, do Espírito Santo, registrou, neste domingo (15), pesquisas para aferir intenções de votos do eleitorado de Ilhéus e de Itabuna.

Em Itabuna, 600 eleitores deverão ser consultados nos dias 17 e 18.

Já em Ilhéus, serão ouvidos 500 eleitores apenas no dia 17.

Os números das duas pesquisas poderão ser divulgados já no sábado (21), conforme registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Itabuna teve somente uma pesquisa registrada desde o início da campanha eleitoral, em agosto (reveja aqui). Em Ilhéus, será a primeira.

No registro no TSE, consta que a própria Flex está bancando o custo total de R$ 60 mil dos dois levantamentos.

Os prefeituráveis em Ilhéus: Adélia (PT), Bento (PSD), Resende (PL) e Valderico (UB)
Com o jornalista Cláudio Rodrigues, Rui discute texto de gravação de apoio a prefeituráveis do PT e PSD
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, cumpre maratona de compromissos em campanhas políticas aos finais de semana em apoio aos seus candidatos a prefeito pela Bahia. Na sexta (13) e ontem (14), Rui participou de caminhada com Adélia Pinheiro (PT) em Ilhéus e carreata com Augusto Castro (PSD) em Itabuna.

A correria não se restringe às atividades de rua. Na quinta-feira passada antes da viagem a Ilhéus, o ministro ocupou parte do final de noite entre gravações de vídeos de apoios a prefeitos e o olho no jogo do Bahia contra o Flamengo, como revelou em entrevista ao responder ao PIMENTA.

A maratona de gravações continuou em Itabuna. Antes da carreata de Augusto na manhã de sábado, Rui passou parte do tempo em Itabuna discutindo textos e gravando vídeos de apoio aos prefeituráveis petistas Zé Neto (Feira de Santana), Waldenor Pereira (Vitória da Conquista), Tito (Barreiras) e Adélia Pinheiro (Ilhéus), além de vídeos para Augusto e Elder Fontes (Itaju do Colônia), ambos prefeituráveis pelo PSD.

Museu itinerante rodada a Bahia com mais de 250 peças
Tempo de leitura: 2 minutos

Estudantes da Bahia estão tendo a chance de fazer uma viagem no tempo por meio palestras e verdadeiras relíquias que ajudam entender melhor história e ciência.  Essa possibilidade está numa exposição itinerante com mais de 250 peças catalogadas nas áreas de arqueologia, anatomia, astrologia, antropologia, egiptologia, geologia, paleontologia e biodiversidade.  O material faz parte do acervo do Museu de História Natural Estevanovic Neto(MG).

Acervo é apresentado aos estudantes de Itabuna

No sul da Bahia, as peças estão circulando pelas escolas particulares de Itabuna. Os estudantes, professores e pais têm a oportunidade de conhecer o acervo composto de artefatos de grupos pré-históricos, crânios de primatas e hominídeos, fósseis australopiteco e mostra osteológica de seres humanos e animais. A exposição faz parte do “Projeto Museus na Escola, Ciência e Cultura ao Alcance de Todos”.

Esqueleto de dinossauro é apresentado aos estudantes

São 256 peças nessa exposição itinerante, com destaque para as réplicas dinossauro, réplicas de artefatos medievais, meteoritos, pedras preciosas e animais empalhados. A apresentação da exposição é feita por Ednice Zacharias, diretora pedagógica, e pelo professor de História Wilson Estevanovic Neto, que também é diretor do museu. Eles são mãe e filho.

PALESTRAS

Eles promovem de duas a quatro palestras por turno sobre as peças em exposição e a história em geral. Cada participante desembolsa R$ 25. Ednice Zacharias explica que as peças também podem ser exibidas em escolas públicas. Nesse caso, os representantes das escolas podem fechar um pacote, pois o ingresso não pode ser cobrado do estudante.

A história mais perto do estudante

Nesta temporada, antes de chegar a Itabuna, as peças já passaram por Jequié, Jaguaguara, Jitaúna, no sudoeste; além de Ubatã e Ilhéus, no sul da Bahia, segundo informou ao PIMENTA Ednice Zacharias. De acordo com a agenda, a exposição itinerante, nesta temporada no estado, passará ainda por Itacaré e Salvador.

A oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o corpo humano

Localizado em Uberaba, em Minas Gerais, o Museu da História Natural Wilson Estevanovic possui em seu acervo mais de 28 mil peças catalogadas. Mas, por causa da logística, apenas uma parte dessas peças integram o acervo itinerante para rodar o Brasil. Conheça um pouco mais sobre o museu assistindo ao vídeo.

Polícia encontra laboratório de drogas em Itabuna. Bandidos fugiram|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes do 15º Batalhão da Polícia Militar em Itabuna localizaram, na sexta-feira (13), no bairro São Roque, um imóvel onde funcionavam um laboratório de drogas. O apartamento, localizado em um condomínio do Minha Casa, Minha Vida, também servia de ponto de distribuição das drogas, segundo informou a PM.

Os policiais chegaram ao apartamento após denúncia de que a residência abandonada era local para fabrico e armazenamento de drogas. No local, os PMs encontraram 2,1 kg de maconha, 1,1 kg de cocaína, estufa, câmeras de monitoramento ilegal, celular, balanças de precisão e embalagens.

O material apreendido foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil. Como havia monitoramento, os criminosos fugiram do local antes da chegada da polícia. Por isso, ninguém foi encontrado. Existem suspeitas de que os bandidos expulsaram os moradores para transformar o imóvel em laboratório de drogas.