Dirigido pelo professor Dirceu Martins Alves, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o curta-metragem Money (Dinheiro) ganhou dois prêmios no circuito mundial. A primeira premiação foi no Festival Internacional de Cinema de Athvikvraruni, em Aranthanki, Tamil Nadu, e a segunda, no Festival Internacional de Cinema Majestic King, de Kurunthampattu, Sivaganga DT, Tamilnadu, ambos na Índia.
O curta-metragem de ficção, com quase 10 minutos de duração, foi gravado no bairro Salobrinho, em Ilhéus. A produção contou com a participação de docentes, discentes, egressos e técnicos do curso de Comunicação Social (Rádio, TV e Internet) da Uesc, e da ex-aluna do curso de Geografia, Meire Lúcia.
Em agosto a obra foi selecionada pelo Rome Prisma Independent Film Awards para disputar a categoria de melhor filme de curta-metragem internacional em Roma. No Festival Internacional de Cinema de Athvikvraruni, ganhou o Prêmio Honorable Mention Award Best International Short Film, no dia 24 de setembro, e no Festival Internacional de Cinema Majestic King, venceu na categoria de Melhor Script Screenplay (Roteiro de Filme de Curta-metragem Internacional), no dia 1 de outubro.
No mesmo dia da premiação de melhor roteiro internacional, na Índia, o filme Money foi selecionado para o Festival Fescilmar, importante evento de cinema espanhol que fará sua primeira sessão na Venezuela. A obra concorrerá outra vez na mostra competitiva disputando a categoria de melhor curta-metragem internacional na Venezuela. O evento ocorrerá no próximo dia 25 de outubro, no Teatro Cajigal, na cidade de Barcelona, capital do Estado de Azoategui.
QUEM É O DIRETOR DO FILME?
O diretor e professor Dirceu Martins Alves tem Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-graduação em Teoria Literária, também pela UNESP, Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Ele já possui uma produção cinematográfica substantiva com a participação de estudantes da Uesc.
A direção de fotografia do curta-metragem é de Ronald de Jesus, egresso de Comunicação Social. Ele atua como professor em cursos de cinema e audiovisual em diferentes instituições de ensino superior.
O curta tem a participação de Malena Dórea, que trabalha com teatro há mais de 30 anos. Ela também é protagonista do filme, o assessor-técnico da Uesc, Emiron Gouveia, remanescente do teatro Itabunense dos Anos 80 e profissional de audiovisual há mais de 30 anos, além de gerente dos laboratórios do curso de Comunicação Social desde 2004.
Emiron já atuou em três Filmes de longa-metragem: A Coleção Invisível de Bernard Attal (2012), A Finada Mãe da Madame de Bernard Attal (2016) e As Margens de Canavieiras de José Frazão (2021), além de curtas, a exemplo de Dente de Ouro de Dirceu Martins (2015).