A Aldeia Igalha, Olivença, em Ilhéus, passou a contar com água tratada fornecida pela Embasa, responsável pelo abastecimento do município. A expansão da rede beneficiou 55 famílias da comunidade, informa a empresa pública. A obra incluiu também a instalação de uma estação de bombeamento para atender as áreas mais altas da localidade, proporcionando um serviço de água encanada e tratada diretamente nas casas dos moradores.
O gerente da Embasa em Ilhéus, Felipe Madureira, observa que a obra também regularizou as ligações clandestinas na rede de distribuição de água. O investimento, que totalizou quase R$ 163 mil, reflete o compromisso da Embasa com o bem-estar e a qualidade de vida dos indígenas da etnia Tupinambá, distribuídos em 23 aldeias na região de Olivença, afirma o gerente.
O cacique José Magalhães falou do impacto da obra, que foi concluída e entregue à comunidade no mês passado. “Antes, a comunidade dependia de uma nascente para buscar água com muita dificuldade. Agora, a água chega diretamente nas torneiras de nossas casas, tratada e de melhor qualidade.”
O gerente regional da Embasa, Uillas Batista, diz que a iniciativa não apenas proporciona melhores condições de saúde e bem-estar para os moradores da Aldeia Igalha. “Também promove o desenvolvimento sustentável da região, com a preocupação de garantir o acesso universal à água potável”.
Dessa maneira, a Embasa contribui para o fortalecimento das tradições e da cultura das comunidades indígenas, que historicamente têm dificuldades de acesso a serviços básicos, como saneamento e abastecimento de água tratada, acrescenta o gerente regional.
AÇÃO EDUCATIVA
Neste ano, a Embasa promoveu evento educativo para os indígenas da aldeia Itapuã, que apesar de ainda não terem rede de água tratada, foram contemplados com a ação. A área social da empresa organizou palestra sobre o tratamento e a distribuição de água, uma demonstração didática com uma estação de tratamento de água piloto, além da doação de mil mudas de espécies nativas, produzidas pelo viveiro educador da Embasa em Ilhéus, para a preservação dos mananciais.