Igreja São Judas Tadeu foi furtada seis vezes em três meses || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sistema de segurança, que inclui câmeras de videomonitoramento, não inibiu a ação de bandidos contra a Igreja São Judas Tadeu, na Avenida Ilhéus, em Itabuna. Entre novembro e a manhã desta sexta-feira (28), o templo religioso foi alvo dos criminosos seis vezes, duas somente agora em fevereiro.

Os bandidos sempre levam a fiação da parte externa, da frente da igreja. Normalmente, atacam na madrugada, quando o local está deserto. Hoje, o autor do furto aparece sentado, na calçada, arrancando a fiação da rede elétrica. Depois de obter êxito, sai, caminhando, com certa tranquilidade, com os fios furtados do templo. Ele escolheu uma posição em que não é possível ter o rosto filmado pela câmera de videomonitoramento.

De acordo com padre Acássio Alves, o furto da fiação da Paróquia São Judas Tadeu ocorreu menos de 24 horas depois de o eletricista concluir o serviço para restabelecer a eletricidade, que havia sido comprometida na penúltima ação criminosa há alguns dias. O prejuízo foi estimado em cerca de R$ 6 mil. Abaixo, assista ao desabafo do padre.

A Igreja São Judas Tadeu passou por uma ampla reforma. As obras duraram cerca de cinco anos. Parte dos recursos para o novo visual foi conseguido por meio de campanhas, bazar, festival de tortas e até corrida. O templo ganhou instalação de energia solar. A fachada está mais moderna e muito bonita.

Dez famílias de pescadores são beneficiadas com entregas da Bamin || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia Mineração (Bamin) entregou 10 canoas ecologicamente sustentáveis para famílias de pescadores da Vila Juerana, em Ilhéus, na última quarta-feira (26). Segundo a empresa, é a primeira de quatro entregas de embarcações planejadas para 2025 no município. Participaram da cerimônia de entrega, além dos beneficiados, parceiros do projeto e lideranças comunitárias.

A entrega das embarcações faz parte das ações de compensação dos impactos da implantação do Porto Sul na atividade pesqueira e proporcionar maior estrutura ao setor pesqueiro local, com foco no fortalecimento das pequenas comunidades. A Bamin construirá terminal portuário off-shore no litoral norte ilheense.

Conforme a empresa, os próprios pescadores definiram como seriam beneficiados. Os contemplados no projeto integram o banco de dados do programa de monitoramento da atividade pesqueira da mineradora.

– A Bamin está contribuindo para a sustentabilidade da atividade pesqueira, por meio da melhoria da infraestrutura e acesso a equipamentos adequados. A intenção é valorizar o trabalho pesqueiro, garantindo melhores condições para o exercício da atividade e fomentando o desenvolvimento socioeconômico local”, explica o Gerente Geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidade da Bamin, Marcelo Dutra.

Saionara foi estuprada por um morador da Nova Califórnia, onde residia || Reprodução/PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma adolescente que residia na Nova Califórnia, em Itabuna, faleceu nesta sexta-feira (28), após ser internada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães com sangramento nas partes íntimas e vômito constante. Saionara Costa Santos Borges tinha apenas 15 anos e foi vítima de estupro praticado por um morador do mesmo bairro.

O caso é investigado pela Polícia Civil e tem acompanhamento da Secretaria de Educação de Itabuna. Há pouco, o secretário Rosivaldo Pinheiro e o prefeito Augusto Castro emitiram nota em que lamentam a morte da adolescente e informam que o estupro teria sido confirmado por meio de exame da polícia técnica.

Saionara cursava o 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Tereza Cristina Ribeiro Estrela, no Loteamento Paraíso, região do Parque Boa Vista, em Itabuna. “Neste momento doloroso para sua família, amigos e colegas, dirigimos nossas preces a Deus para que a todos conforte e receba sua alma em luz”, expressaram o prefeito e o secretário de Educação em moção de pesar.

A vítima morava com uma das avós, Marlene dos Santos. De acordo com o jornalista Tom Ribeiro no perfil Tom News, Saionara teria ligado para colegas momentos após o estupro em tom de despedida, tal o quadro em que ficou.

A Polícia Civil iniciou diligências para identificar e localizar o autor do estupro.

Charanga da Alegria, ao fundo, leva clima de carnaval à Oncologia da Santa Casa de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O clima de Carnaval tomou conta da oncologia pediátrica e da radioterapia do Hospital Manoel Novaes na semana que antecede o carnaval. Com muita música, cores e animação, a Charanga da Alegria levou descontração e sorrisos às crianças em tratamento, transformando o ambiente hospitalar em um espaço de festa e esperança.

A iniciativa faz parte das ações de humanização da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, instituição mantenedora da unidade , que busca proporcionar momentos de alegria aos pacientes, amenizando os desafios do tratamento. Para os pequenos, a presença dos músicos, os adereços carnavalescos e a energia contagiante foram um alívio na rotina hospitalar.

“A música tem um impacto muito positivo no bem-estar dos pacientes. É gratificante ver o sorriso no rosto das crianças e perceber como esses momentos fazem diferença no tratamento”, disse a psicóloga da oncopediatria, Bárbara Souza do Carmo Godoi.

O Hospital Manoel Novaes é referência no atendimento pediátrico no sul da Bahia, segue promovendo iniciativas que unem cuidado, acolhimento e humanização, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Kevi Jonny e Duas Medidas são as principais atrações do sábado || Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

O Carnaval de Itacaré, um dos destinos mais procurados da Bahia, teve início na quarta-feira (26), na orla da cidade, com a cantora Juliane Ramos e desfile de blocos. Hoje (28), a festa momesca começa às 21h e ficará por conta de Samba do Partido Livre, Pirilampo, Luciano Cruz e Mussutaiba.

Neste sábado (1º), o cantor Jeffinho abre a folia para nativos e turistas na cidade do sul da Bahia, que está lotada neste início de ano. Ainda no sábado, o Carnaval de Itacaré segue com Netto Brito e as duas atrações mais esperadas da noite, Kevi Jonny e Duas Medidas.

No domingo (2), Malafaia, Exé Beach, Kart Love e Motumbá agitam o público. Na segunda-feira (3), a folia será aberta pela cantora Ronara Criola. Na sequência, Larissa Gomes, Amassa e Pierre Onássis.

A terça-feira de Carnaval em Itacaré vai começar às 20h, Fredgard e os Maruis. Para fechar a folia momesca, Sinho Ferrary, Isaque Gomes, Toque Dez e 7Kssio. A folia é promovida pela Prefeitura de Itacaré e Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

PAREDÕES PROIBIDOS

O secretário de Turismo de Itacaré, Marcos de Souza, Marcos Japu, alerta que estão proibidos paredões. Somente os blocos credenciados podem, nos seus horários, passar com esse tipo de sonorização no circuito. Os donos de paredões flagrados terão os veículos recolhidos e serão multados.

GRANDES EVENTOS

Japu: movimentação econômica cresce 20% em Itacaré

Segundo Marcos Japu, os grandes eventos do verão 2025, dentre eles o Carnaval Antecipado, no período de 24 a 26 de janeiro, impulsionaram o movimento econômico com incremento de 20%.

– Geralmente, nos finais de janeiro há uma queda nas ocupações. Com um verão atípico e o carnaval em março, seria necessário pensar estratégias que movimentasse o destino. Então, o prefeito Nego de Saronga decidiu promover o carnaval antecipado, que foi um sucesso – afirma o secretário.

Ainda segundo o secretário, eventos como Verão Costa a Costa e Raly dos Mares foram fundamentais para manter a economia de Itacaré aquecida. “Itacaré é um destino que podemos falar que não tem baixa estação. Por isso, há planejamento de eventos e promoção do turismo para o ano inteiro. O prefeito Nego de Saronga está sensível e consciente de que o turismo é o pilar econômico local e vai continuar investindo na promoção do destino”.

Já em março, afirma Japu, Itacaré deve participar da BTL Lisboa, uma das maiores feiras de turismo do mundo. “Também vamos apresentar ao trade, na segunda quinzena de março, o calendário de eventos. Um dos eventos programados é o Festival de Forró, previsto para o feriado de 1º de maio, uma quinta-feira, aquecendo a economia e abrindo as festividades juninas da Bahia. Vem muitas coisas boas para fortalecer a economia e destacar o nosso destino completo em nível nacional e internacional”, adianta o secretário de Turismo Marcos Japu.

Lavagem do Beco teve educação ambiental e coleta de recicláveis || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Lavagem do Beco do Fuxico não é marcada apenas pela preservação das tradições do povo itabunense. Novamente, o cuidado ambiental foi dos legados da folia. De acordo com a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (Aacrri), foram coletados 1.722 quilos de materiais recicláveis durante os três dias da Lavagem.

A Central do Catador trabalhou com cerca de 50 pessoas da Aacrri e 10 avulsos. Todo o material foi destinado à reciclagem na Central da Associação, no Bairro Lomanto. Para executar o trabalho, os 60 catadores contaram com estrutura com barraca para refeições e depósito de materiais coletados, equipamentos de proteção, lanches, blusas e sacolas.

Durante a folia, aberta com a inauguração do Coreto do Caboclo, no Calçadão da Ruy Barbosa, foram coletados 380 quilos de alumínio. 306 quilos de papelão, 535 quilos de garrafas pet, 210 quilos de plástico colorido, 76 quilos de plástico misto e 176 quilos de vidro e 10 quilos de isopor.

A presidente da AACRRI, Carissa Araújo, falou dos apoios para a categoria e para o trabalho na Lavagem, considerados fundamentais para a atuação dos catadores e geração de renda extra. Os 60 agentes contaram com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Itabuna, Defensoria Pública do Estado, CVR Costa do Cacau e Biosanear.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GERAÇÃO DE RENDA

Para o secretário municipal de Educação e coordenador do Projeto Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, a presença da AACRRI em festas populares como a Lavagem do Beco é essencial no processo de educação ambiental, conscientização da comunidade e de acolhimento aos catadores avulsos. “A parceria da Prefeitura com o Estado é uma atividade socioprodutiva que vem obtendo excelentes resultados, dando atenção às pessoas e focando na sustentabilidade”.

Angélica Tomassini, coordenadora socioambiental da CVR afirma que a empresa e parceiros trabalham para que “a categoria seja incluída em todas as festividades municipais das cidades que atendemos, visando oferecer a esses profissionais estruturas adequadas e equipamentos de proteção individual para que possam trabalhar com segurança”.

“Mais uma vez o apoio de instituições públicas e privadas e a participação da comunidade, possibilitou a valorização dos catadores e resultou na coleta de quase duas toneladas de recicláveis, além de dar visibilidade a um trabalho fundamental para a qualidade de vida na cidade”, afirmou a assistente social da Defensoria Pública do Estado, Andrea Reis Pires, uma das coordenadoras da ação na Lavagem do Beco.

Unidade do SineBahia em Itabuna funciona no segundo piso do Jequitibá
Tempo de leitura: 5 minutos

 

Administrador, analista ambiental, cartazeiro, pedreiro, servente de pedreiro, auxiliar de padeiro, operador de caixa, trabalhador rural (cacau), sondador de solo e técnico ambiental são algumas das profissões com vagas de emprego abertas no SineBahia, nesta sexta-feira (28), em Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Jequié.

O maior número de vagas é ofertado por Jequié, com 79, seguido por Eunápolis (40) e Ilhéus (38). Itabuna oferece 24 nesta sexta-feira de Carnaval. O atendimento nas unidades do SineBahia vai até as 16h em Itabuna, Ilhéus e Eunápolis. Em Jequié, o expediente vai até as 17h.

Para o cadastramento dos interessados nas vagas, o SineBahia exige apresentação de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Quem tiver cursos de qualificação na área desejada, também pode apresentar certificados.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O SineBahia em Itabuna está localizado no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Quem reside ou busca vaga em Eunápolis deve comparecer na unidade, que fica na Rua 5 de Novembro, no Centro. A unidade de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Abaixo, em Leia Mais, veja as vagas disponíveis para hoje.

Leia Mais