Obras da ponte Salvador-Itaparica devem começar em junho || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia anunciou, nesta terça-feira (21), a chegada a Salvador de um navio com mais de 800 toneladas de equipamentos destinados às etapas iniciais da construção da Ponte Salvador–Itaparica. A carga deve chegar na segunda quinzena de maio, conforme adiantou o Executivo Estadual.

A carga, composta por 44 contêineres, será utilizada na implantação de uma plataforma provisória no mar, estrutura essencial para dar suporte logístico e operacional às obras. Essa tecnologia, já aplicada em grandes projetos internacionais, permitirá mais eficiência na execução, reduzindo a necessidade de embarcações de apoio e otimizando o cronograma.

Governo diz que equipamentos já saíram da China com destino ao Brasil || Imagem Divulgação

 

O início das atividades em campo está previsto para o mês de junho, com a construção da plataforma provisória em Vera Cruz e no local onde será implantado o vão central da ponte. A etapa inicial já conta com as licenças ambientais necessárias, enquanto as demais fases seguem os trâmites legais junto aos órgãos competentes.

O PROJETO

Com 12,4 quilômetros de extensão sobre o mar, a ponte será o maior eixo contínuo desse tipo na América Latina, conectando Salvador à Ilha de Itaparica e promovendo uma transformação estrutural na mobilidade e no desenvolvimento regional. O projeto inclui ainda acessos viários, túneis, viadutos e a implantação de uma nova via expressa na ilha.

Além de melhorar significativamente a mobilidade entre a capital e o Recôncavo, a obra terá impacto direto na economia de cerca de 70% da população baiana, alcançando cerca de 10 milhões de pessoas em mais de 250 municípios.

Outro destaque é a geração de emprego e renda: esta prevista a geração de cerca de 7 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, com prioridade para a contratação de mão de obra local e produção de materiais no Brasil.

“O avanço dessa etapa demonstra que estamos tirando do papel um projeto aguardado há décadas pelos baianos. A Ponte Salvador–Itaparica é uma obra estruturante, que vai integrar regiões, fortalecer a economia e melhorar a vida das pessoas. Tudo isso com planejamento, responsabilidade e segurança jurídica”, destacou o secretário da Casa Civil, Carlos Mello.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.