A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – Regional Sul da Bahia lidera, nesta terça-feira (26), em Itabuna, uma mobilização contra a jornada de trabalho na escala 6×1, modelo em que o trabalhador atua seis dias para ter um de descanso. A programação começa às 8h30min, com uma plenária de debates, e será encerrada com ato público na Praça Adami, às 11h.
O encontro pretende reunir dirigentes sindicais, trabalhadores, estudantes e movimentos sociais para discutir propostas de redução da jornada sem diminuição salarial. Segundo a organização, a atividade integra um movimento nacional que tem ampliado o debate sobre condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores.
Para a CTB, a escala 6×1 compromete o tempo destinado ao convívio familiar, ao lazer, aos estudos e ao descanso. A mobilização também busca pressionar por mudanças nas relações trabalhistas e fortalecer a pauta da redução da jornada no país.
Com apoio do Governo Federal, tramita na Câmara dos Deputados Proposta de Emenda à Constituição que põe fim à escala 6×1 sem redução de salário. No entanto, a PEC tem enfrentado resistência da oposição.
A SUGESTÃO DE FLÁVIO BOLSONARO
O senador e pré-candidato a presidente Flávio Bolsoanro (PL-RJ) apresentou uma proposta alternativa aos projetos que visam extinguir a jornada de trabalho no modelo 6×1. O parlamentar defende a flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para permitir o pagamento por hora trabalhada, cabendo ao próprio empregado definir seu período de atuação, em acordo com o empregador.
Flávio afirmou que discutiu a sugestão com outros integrantes do PL, durante uma reunião em Brasília, na semana passada. Após o encontro, o senador disse a jornalistas que a ideia é ajustar a legislação, levando em conta as mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos e preservando os direitos trabalhistas.



















