O governo dos Estados Unidos iniciou nesta semana audiências públicas para apurar práticas comerciais do Brasil consideradas prejudiciais aos interesses norte-americanos. Os encontros, promovidos pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos, fazem parte de investigações conduzidas com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, instrumento que autoriza Washington a adotar medidas contra países acusados de manter práticas comerciais consideradas desleais.
A primeira audiência, iniciada na segunda-feira (6) e encerrada nesta terça (7), analisa a proposta de aplicação de uma sobretaxa de 25% sobre diversos produtos brasileiros. O Escritório avalia seis temas: comércio digital e sistemas de pagamento eletrônico, incluindo o Pix; tarifas preferenciais; combate à corrupção; proteção da propriedade intelectual; acesso do etanol norte-americano ao mercado brasileiro; e ações de combate ao desmatamento ilegal.
Já a segunda audiência, aberta nesta terça-feira (7), reúne representantes de 60 países, entre eles o Brasil, e deve seguir até quinta-feira (9). O foco é investigar supostas falhas no enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão e no controle da exportação de produtos fabricados com mão de obra forçada. O processo inclui consultas a governos, entidades empresariais e representantes de setores produtivos dos países envolvidos. Com Agência Brasil.




















