Tempo de leitura: < 1 minuto
A raridade colhida por DT: a ficha de inscrição de Jorge Amado na ABI

O jornalista e escritor Daniel Thame publicou uma raridade em seu blog: a ficha de inscrição de Jorge Amado na Associação Bahiana de Imprensa. Sim, direto do túnel do tempo. Ano de 1944. A ficha traz o endereço do escritor e por lá a informação que já rendeu muita polêmica: onde Jorge Amado nasceu? Na ficha está Ilhéus. Como lembra Thame, esse é mero detalhe de quem se identificava como um menino/homem grapiúna.

11 respostas

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse povão de ilheus não gosta de perder em nada para Itabuna.Até o escritor querem tirar de Itabuna,faz pena.Todos sabem que Jorge Amado é ITABUNENSE ilustre grapiúna já em ilheus a ilustre filha se chama a GAGA DE ILHEUS a mais famosa da cidade kkkkkkkkkkkk.

  2. Quer conhecer Itabuna na visão de Jorge Amado. Basta ler Tocaia Grande.Pura Crítica a sociedade itabunense e o processo de crescimento dessa cidade.O que acontece hoje nos três poderes dessa cidade é mais ou menos o que Jorge já havia escrito.Já em Ilhéus.Basta ver a questão da construção do Porto em Gabriela.Parece a questão do Porto sul hoje.

  3. Gente quando Jorge nasceu quantos anos de amancipada Itabuna Tinha só dois anos, tinha cartoório em Itabuna, será que existia o municipio no papel naquele tempo, falta tanta coisa em Itabuna hoje, será que realmente com dois anos existia cartório e tudo mais? ou ainda eramos um municipio de Ilhéus. fica a pergunta para os historiadores de plantão.

  4. Onde quer que esteja, o espírito de Jorge Amado tá “cagando” pra Thame e para Itabuna. Se Ilhéus o quiser, que faça um bom proveito.

  5. Não há nenhuma dúvida que Jorge Amado nasceu em Itabuna, em 1912, portanto dois anos depois da emancipação de Itabuna que foi em 1910. O que acontece é que Jorge Amado veio com 4 anos para Ilhéus, e uma criança de 4 anos não se lembra do seu passado.

    Aqui em Ilhéus, ele cresceu, estudou e vivenciou toda uma época dos coronéis.Jorge Amado só deixou quando tinha 19 anos, isto quer dizer, que sua infância e adolescência foi aqui. Não foi atoa que ele escreveu aquela declaração de amor por Ilhéus, onde ele dá o título de: ” A TERRA DA MINHA VIDA”, ISSO SE REFERINDO A ILHÉUS. Foi uma decisão dele de ser ilheense, mesmo nascendo em Itabuna.

    Este documento publicado no PIMENTA é mais uma prova disto, ou seja, ele relegava Itabuna, agora não sei porque. Ilhéus se aproveitou disto e faz tudo em sua homenagem é só isto.

    NOTA: Se você é itabunense faça questão de ler o texto ” A TERRA DA MINHA VIDA”, e não terás mais dúvida disto.

    Agora como ilheense nato, adoro Itabuna e acho que uma cidade completa a outra, e digo mais, ai de nós se não tivéssemos Itabuna tão próxima, pois seu comércio e sua rede hospitalar/ médica é invejável em comparação a nossa Ilhéus. E para compensar te oferecemos nossas prais e vamos viver em paz.

    José Rezende Mendonça

  6. A pergunta é, porque perder tempo com um escritor que não estava nem aí com a cidade que nasceu? Políticamente, quando esse escritor tomou notoriedade, Ilhéus, daria a ele outro destaque. Pobre escritor! Não era original nem nas suas decisões!

  7. Pobres itabunenses vai morrer de inveja de Ilhéus assim lá adiante, lugar de chorar é no pé do caboclo…vão morrer sem praia e sem um escritor da grandesa de Jorge Amado reverenciado e homenagiado em todo mundo como o grande autor da terra da Gabriela e não da terra da jaca.
    Desculpa, se quiserem o endereço do pé do caboclo e só pedir.

  8. Jorge Amado nunca negou que nasceu em Itabuna. Ja assistir algumas entrevistas em que ele afirma ter nascido em Itabuna. O fato dele ter paixão pela cidade de Ilhéus não muda em nada o escritor que foi Jorge Amado. Apenas um itabunense apaixonado por Ilhéus. Simples. Qual o problema? Além do mais, essa ficha não está assinada (pelo que percebo) por Jorge Amado, foi datilografada por alguem que deve ter achado que ele era de Ilhéus.
    Também sou ITABUNENSE e grande admirador das belezas naturais de Ilhéus. Que briga mais sem noção.
    Jorge Amado é de Itabuna é de Ilhéus. É da Bahia, do Brasil e do mundo. Pouco importa onde nasceu.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *