Tempo de leitura: 2 minutos

A imagem do vereador itabunense Clóvis Loiola (PSDC), saindo do Hospital de Base algemado, é sem dúvida um sinal importante para aqueles que almejam uma vaga na Câmara Municipal. Um indício poderoso de que as mudanças vistas no centro do poder irradiam para a periferia e apontam para novos padrões de comportamento.

Nunca, em toda a história de Itabuna, se viu um político preso por questões relacionadas à corrupção. Loiola, o vereador mais votado nas eleições de 2008, com exatos 3.041 votos, presidente da Câmara em 2009 e 2010, abre a série. Sobre sua cabeça, pesam denúncias de desvio de recursos, contratação de funcionários fantasmas, fraude em empréstimos consignados e utilização indevida das diárias pagas com o dinheiro público.

Loiola não foi detido por nenhum desses crimes, mas por ter tentado enganar a justiça, fugindo de uma audiência com o pretexto de que estava doente. Fosse em outros tempos, o juiz se acomodaria e acreditaria na boa fé da autoridade. Hoje, quando se caminha para uma tolerância zero diante da malandragem na política, optou-se por ver para crer.

Chegando ao Hospital de Base, dois promotores souberam que Loiola se encontrava realmente internado, mas não tinha absolutamente nenhum problema de saúde. Fato atestado pelo diretor médico da instituição.

Para dar mais veracidade à farsa, o vereador conseguiu até um leito e recebeu soro, que tantas vezes faltam a quem de fato precisa. Acabou saindo do hospital diretamente para o Complexo Policial de Itabuna, de onde espera obter rápido livramento.

Loiola, candidato à reeleição, não é o único vereador que sujou as mãos de lama na atual legislatura, reconhecida quase à unanimidade como a pior da história de Itabuna. Mas a imagem do ex-presidente da Casa, algemado, é um motivo bastante convincente para que os futuros vereadores não enveredem por determinados caminhos.

Confira mais do Cena Bahiana

20 respostas

  1. Concordo com o autor desse texto que com muita lucidez aborda o assunto. Como sempre venho afirmando e creio, ainda há esperança para essa terra grapiuna. Parabéns ao novo Judiciario itabunense!. Vivemos tempos novos, alviçareiros. Agora, esperamos que os demais vereadores sejam punidos e que o atual Prefeito, com 23 milhoes desviados ( oficialmente declarados)etambém seja punido.

  2. Um ex motorista de ônibus… no fundo, no fundo o mais pobre entre os nossos edis (quase analfabeto). Nada de novo !!! Culpado, talvez e tanto quanto os demais, quem sabe ?! “Boi de piranha”, anotem aí e espero que eu esteja errado, mas a experiencia pouca que tenho me diz: Vai ser o único a receber as algemas !!! Vai ser o único !!
    ARREBENTOU A CORDA DO LADO MAIS FRACO !!!! EXEMPLAR ?!

  3. Fico muito triste por ver essa cena degradante. Não é isso que desejamos para ninguém. Mas, esperamos que a partir de agora, os politicos itabunenses quer estejam na Cãmara de Vereadores, ou como prefeito e Secretários, lembrem que ainda há uma parte do Judiciário que não se corrompeu e que corruptos cujas atividades vergonhosas se tornaram normais e rotineiras poderão ser punidos.
    Parabéns ao novo Poder Judiciário e à Policia Federal!

  4. A mudança é de educação!
    Na ocasião do empithiman de Fernando Collor de Melo,a mídia em geral alardeara que seria um marco histórico na sociedade brasileira! Eu não mim convencir. O que vive a sociedade brasileira são momentos de declínio moral e dignidade,uma vez que
    vivenciamos o que ocorreu com Collor,em termos de comparação com o Sr.Lula da Silva,o Collor é um santo. Lembra que foi a compra de um veículo,um elba. Hoje é a compra de gente o que nos volta ao tempo de compras dos negros,como se comprava animais. Itabuna não é outro país! é o Brasil!
    Como estamos caminhando vai durar mais dois séculos esta cultura!

  5. Que sirva de exemplo,mas que também seja aplicado a todos os corruptos envolvidos em falcatruas tanto aqui como também por esse país à fora.Parabéns a justiça;aguardo os fins desse caso.

  6. Sr. Pimenta,

    Não tenho dúvidas de que a cena do vereador algemado é emblemática e um exemplo, mas no ponto de vista legal, o fato de o mesmo estar algemado configura-se um abuso de autoridade, podendo os responsáveis ser punidos na forma da lei. Ora, o uso de algemas é excepcional (segundo a súmula vinculante 11 do STF – “Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado). Não se trata de defesa do vereador, o qual merece ser punido pelos crimes que supostamente cometeu, trata-se na defesa de qualquer cidadão que não pode arbitrariamente ser algemado, uma vez que as algemas são um elemento estigmatizante…

  7. Parabéns à Justiça por nos fazer acreditar que ainda é possível o bem vencer o mal.A população necessita dessa resposta.Que Deus guarde os que fazem JUSTIÇA!Um agradecimento especial ao Promotor corajoso e destemido!

  8. CENA EXEMPLA.
    REALMENTE ELE NÃO FOI E NEM É BURRO.
    PELA ENTREVISTA DELE AO ALERTA TOTAL OS VEREADORES ESTÃO TODOS COM MEDO DO QUE ELE PODE FALAR.
    E ELE ESTANDO PRESO ELE NÃO CORRE RISCO DE SER QUEIMADO, DIGO MORTO, PARA NÃO DEPOR TUDO QUE SABE E O QUE ENCONTROU NA CAMARÁ QUANDO CHEGOU.

  9. JUSTIÇA? ESSA PALAVRA FORTE NOS REMETIA À IMPARCIALIDADE E CONCLUSÃO DE ATOS ILÍCITOS EM PUNIÇÃO. MAS HOJE O QUE VEMOS, PELO MENOS EM ITABUNA É A MOROSIDADE TOMANDO CONTA DO PODER LEGISLATIVO E EXECUTIVO, AFETANDO AINDA O JUDICIÁRIO. COMO É QUE AZEVEDO CONSEGUIU LIMINAR PRA DISPUTAR O PLEITO ELEITORAL? COMO É QUE MESMO ENVOLVIDO EM CASO VISÍVEL DE LESAR O ERÁRIO PÚBLICO, VANE E WENCESLAU DISPUTAM TAMBÉM ESSA ELEIÇÃO? E TODOS OS OUTROS VEREADORES CONSEGUEM SEGUIR ADIANTE EM BUSCA DE NOVA ELEIÇÃO? JUSTIÇA? EU DESCONHEÇO, EM NOSSA CIDADE E QUE APENAS É TEMIDA PELOS HOMENS DE BEM! NO TEMPO DE MEU PAI, HOMEM TINHA VERGONHA NA CARA!

  10. Ele foi preso por desobidiência e falsidade ideológica.Tenha certeza tem dedo de algum político.O delegado cometeu excesso algemando o rapaz ele não ofereçe risco para sociedade.Vamos aprender a trabalhar e deixar de sensacionalismo.O beira rio a noite esta virando uma CRACROLÂNDIA.As autoridade deixa passar limpo.Vamos trabalhar por completo.

  11. LOIOLA NÃO FOI PRESO PELOS CRIMES COMETIDOS NA CÂMARA,MAS POR SE NEGAR A COMPARECER A AUDIÊNCIA E TENTAR FALSIFICAR ATESTADO MÉDICO.ACHEI DESNECESSÁRIO ALGEMÁ-LO E AO MESMO TEMPO ME PERGUNTEI:SERÁ QUE A JUSTIÇA CHEGOU MESMO A ITABUNA, COMO LEMOS EM MUITOS COMENTÁRIOS? E OS CHEFES QUE COMANDARAM ESSE ESQUEMA FRAUDULENTO NA CÂMARA? PRA MORALIZAR A POLÍTICA ITABUNENSE SERIA NECESSÁRIA A PRISÃO DE MUITOS OUTROS VEREADORES,INCLUSIVE DO ATUAL E ALGUNS EX-PREFEITOS.VAMOS TORCER E ESPERAR OS RIGORES DA LEI TAMBÉM PARA OS PEIXES GRAÚDOS.ITABUNA INTEIRA SABE DE QUEM FALO.

  12. Quero crer que com a vassourada que o supremo está levando a efeito em Brasilia, afastando da vida pública um monte de canalhas, e se der cadeia de verdade lá por cima, o pessoal aqui por baixo vai pensar duas vezes antes de meter a mão no dinheiro público.
    Segurem o “tchan” que Joaquim Barbosa vem aí com gosto de gás.
    Fernando
    Ilheus\Ba

  13. Fato é fato! Não tem contestação!

    Quadrilheiros do mensalão estão sendo condenados pelo STF.

    Na Bahia, apesar do que está aí governando, as coisas estão mudando!

    No tempo de ACM e sua corja, esse cara estaria solto!

    Quando será a vez do tal capitão que “administra” Tabocas!?

    Quanto ao uso de algemas, todo marginal precisa ser algemado, pois não se sabe do que é capaz! Em situações como essa, nunca dispensei o uso do famoso par de argolas. Ponham-se no lugar dos policiais no caso de tentativa de fuga ou de uma outra reação qualquer do preso.

    Nesse caso, as algemas representam a segurança do próprio preso, ao não poder reagir e, por isso, sofrer alguma ação mais enérgica dos policiais.

    O único erro está na forma como as algemas foram colocadas, ou melhor, na posição de mãos e braços do meliante.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *