Tempo de leitura: 2 minutos
Prefeitura e orçamento de R$ 500 milhões são disputados por 6 candidatos.

Seja quem for o vencedor da disputa municipal, o itabunense terá uma eleição histórica neste domingo, 7. E não apenas pela definição do próximo prefeito.

Capitão Azevedo (DEM) poderá quebrar tabu e ser o primeiro prefeito reconduzido no colegiado de 140 mil eleitores. Se o eleito for Vane do Renascer (PRB), será o primeiro candidato a sair da Câmara de Vereadores para ocupar a principal cadeira do Centro Administrativo Firmino Alves.

Embora possibilidade mais remota a julgar pela média das pesquisas divulgadas até aqui, a eleição de Juçara Feitosa (PT) também entraria para a história por se tratar da primeira mulher prefeita por meio das urnas no município de maior força econômica do sul da Bahia.

Além de Azevedo, Juçara e Vane, também concorrem a prefeito Zem Costa (PSOL), José Roberto (PSTU) e Pedro Eliodório (PCB). Os “candidatos dos pobres” conseguiram se destacar – cada um à sua maneira – por apontar os erros das três candidaturas “ricas”. Nas pesquisas, quem alcançou melhor pontuação foi Eliodório, com 3,27% na Seculus divulgada a 16 dias do pleito.

LEGISLATIVO

Esta também será a primeira vez que os itabunenses vão às urnas para escolher 21 vereadores. Atualmente, são 13. A mudança se deu após aprovação de emenda constitucional que ampliou o número de cadeiras legislativas municipais em todo o País. São 373 candidatos considerados aptos à disputa por vaga no legislativo.

A previsão da Justiça Eleitoral é que tanto o prefeito eleito (ou reeleito) e os 21 vereadores sejam conhecidos por volta das 19h30min deste domingo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que até as 22h sejam conhecidos os resultados do pleito neste primeiro turno.

Respostas de 5

  1. Não há dúvidas que neste domingo seremos tomados pela agradável surpresa de enfim ter algo diferenciado na nossa política local, seja com a reeleição de Azevedo, a eleição de um vereador ao execultivo ou com uma mulher no poder.
    Mas há algo que mesmo este “ardiloso” blog, não pode negar: Azevedo transformou a forma de fazer política em nossa cidade, forçou aos demais irem aos bairros, caminhar, suar a camisa… pois já estava se tornando algo centralizado, direcionado e burguês.
    Desejo sorte á todos candidatos e aos meios de comunicação em geral, especialmente ao PIMENTA NA MUQUECA,que com certeza fará uma ótima cobertura, de forma imparcial e claro profissional.

  2. -Mais uma vez o povo de Itabuna está tendo a oportunidade de fazer a cidade evoluir ou continuar sendo uma cidade estagnada no estilo provinciano, sendo governada por individuos incompetentes, inescrupulosos e corruptas.
    -Devemos lembrar que Itabuna tem 100 anos de emancipação, mais comparada a outras cidades de menos idade, Itabuna pouco evolui em seu contexto sócio-econômico. -Socialmente falando, o seu povo se tornou uma população incivilizada, sem educação, indiciplinada, aculturada, sem respeito as leis e ao seu proximo. É uma cidade do barulho, dos buracos, dos bares ou butecos com mesas em vias públicas, praças desprezadas, bairros sem a minima infra estrutura, em resumo, um verdadeiro caos.
    -Economicamente ainda vive a nostalgia de uma monocultura autrora pujante, que gerou muitas divisas para o país, mais que em nada contribui para o desenvolvimento dessa região, pois ao governo do EStado só interessava desenvolver a capital Salvador e os coronéis do cacau só tinham olhos para o seu proprio umbigo, ou seja, se eles e sua familia estavam bem, o resto, ora bolas, o resto que se dane.
    -Felizmente renasce a esperança com a chegada de Universidades, onde teoricamente deverá formar cidadões com uma conciência mais evoluida e politicamente correta, voltada para coletividade, e assim que sabe daqui há vinte anos teremos uma Itabuna com politicas voltadas para a civilidade e o bem estar dos seus cidadões. Só depende de nós começar hoje essa mudança.

  3. Nunca antes na história deste País tantos saíram da pobreza e ricos ganharam tanto dinheiro.

    Nunca antes na história deste País tantos ganharam com o Governo.

  4. O fenômeno Azevedo?
    Há 4 anos aqui na Av.Manoel Chaves,dia da eleição,as pessoas portando praguinha,a foto do candidato no peito,só deu Azevedo.
    Hoje nesta eleição só deu a praguinha a foto de Vane. Portando,
    o prefeito de Itabuna é Vane! Outrossim,nestes oito dias que antecedera a eleição,presenciei na Av.do cinquentenário,quer queira quer não é o centro da efervescência polítia de Itabuna,
    eu pesenciei há 4 anos nesta mesma data que antecede a eleição que só dava Azevedo a plaguinha ou seja a foto no peito das passoas. O que neste ano se conta de dedo as pessoas usando a plaguinha no peito de Azevedo, de Vane
    as pessoas usam em ambundancia! Portanto,o prefeito de Itabuna é Vane. Hoje o fenômeno é Vane!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *