Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Agência Brasil
Brasil tem 12 universidades entre as 500 melhores do mundo, de acordo com o Ranking Web of Universities ou Webometrics, divulgado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica. O levantamento é baseado no impacto que as publicações científicas das instituições de ensino têm na internet. Das universidades brasileiras até a 500º posição, todas são públicas, sendo nove federais e três estaduais.
O primeiro lugar brasileiro coube à Universidade de São Paulo (USP), que ocupa o 19º lugar geral. A USP foi seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (129º), Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (177º), Universidade de Brasília – UnB (181º), Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (205º), Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (241º), Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (254º), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (294º), Universidade Federal Fluminense – UFF (312º), Universidade Federal do Paraná – UFPR (364º), Universidade Federal da Bahia – UFBA (444º) e Universidade Federal do Ceará – UFCE (482º).
Leia mais

0 resposta

  1. Este ranking esta estranho. Muitas universidades mais atuantes em pesquisa, desenvolvimento e registro de patentes, e que estão fora das capitais não entraram na lista.
    Ex:
    UFSCAR
    UFV
    Esalq
    UFTPR
    entre outras.
    Essa lista é mais politica do que real.

  2. Sei não! Mas se continuar nesse embalo a Federal está fora da lista no próximo ano. Investir em pesquisa todo mundo sabe que é essencial. Agora, incentivar e remunerar por isso, poucos fazem. Com a invasão das particulares o objetivo passou a ser aprovação e lucro.

  3. Concordo com Marcos Paulo, inclusive no caso da UFBA tem cursos que quase não puderam fazer o vestibular. É um indicativo que pesquisa e ensino estão distante entre si.

  4. Desde quando isso é uma estatística boa? Isso só mostra a desigualdade que a gente encontra no Brasil. A USP em 19 a UFBA em 444. Parabéns Brasil!

  5. VC ESTÁ ESQUECENDO QUE NESTA PESQUISA É LEVADO EM CONTA NÃO SÓ A PESQUISA MAS TAMBÉM O NÍVEL DE IM PORTÂNCIA PARA A VIDA DE MANEIRA GERAL. PRINCIPALMENTE A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA AS CLASSES SOCIAIS MAIS BAIXA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *