Tempo de leitura: 2 minutos
Newton 'fatia' o duodécimo.
Newton é acusado de 'morder' o duodécimo.

O não-repasse integral do duodécimo à Câmara de Vereadores poderá derrubar mais um prefeito em Ilhéus. Depois de Valderico Reis, em 2007, a bola da vez (com rima e tudo) é Newton Lima, atual prefeito.

Segundo o ex-presidente da Câmara, o vereador Alisson Mendonça, há seis meses que a prefeitura só repassa o duodécimo com uma ‘boa mordida’, sempre faltando uma boa grana. A prática se configura crime de improbidade administrativa e prevê cassação do chefe do Executivo. O duodécimo é a verba mensal repassada pelo município para a manutenção da Câmara.

Alisson disse que vai pedir a cassação de Newton Lima, assim como ocorreu com o ex-prefeito Valderico Reis. Numa entrevista ao programa O Tabuleiro, o vereador afirmou que não pode haver dois pesos e duas medidas.

Em bom português, o pau que dá em Chico (Valderico) dá em Francisco (Newton).

Experiente, Alisson não quer meter a mão em cumbuca, sozinho. Disse que, antes de tomar qualquer iniciativa neste sentido, vai ouvir os seus 12 colegas de legislatura e pedir, ao presidente Jailson Nascimento, os extratos bancários que comprovariam a prática criminosa do prefeito.

E olha só que coisa: no segundo semestre de 2007, Newton ainda era vice e ascendeu ao poder após Valderico cair. Apesar de ter cometido outras insanidades com o dinheiro público, o ex-prefeito foi ejetado justamente porque ou não repassava ou repassava “aos pedaços” o duodécimo dos vereadores.

Resultou que, em setembro daquele ano, Newton, finalmente, assumiu o cargo. Tal era o marasmo com Valderico, que o povo gostou do feijão com arroz de Newton e o elegeu prefeito, ano passado.

Alisson defende a cassação de Newton.
Alisson defende a cassação de Newton.

Não custa lembrar que em 2009 outro prefeito sul-baiano esteve para cair por igual motivo. Capitão Azevedo, de Itabuna, repassou o duodécimo a menor em R$ 123 mil, em abril último (confira). A Câmara foi pra cima, o governo deu uma recuada e pagou o devido em três suaves prestações.

Agora, um conselho: atrasar ou dar mordida em duodécimo é coisa que não se faz, Newton. A parte mais sensível de um vereador (ou de qualquer político, como se sabe) é o bolso. Ainda mais quando, legalmente falando, estão cobertos de razão. Aí, a porca torce o rabo… E Vossa Excelência, perde o cargo.

0 resposta

  1. Mais uma vez os inertes irão se mobilizar em razão do não repasse de verbas.

    Só nessas horas há comoção naquela bendita Casa…

    de Noca!

  2. Acabou o casamento com o Executivo, agora Legislativo quer o Divórcio!

    Tava durando muito o casamento de Newton Lima com o Legislativo, mexeu nos bolso dos nobres Edis, para que Alisson Mendonça, já conhecedor da artimanhas de como cassar um prefeito, preparar a cama para Newton Lima descansar em casa.Alisson tá agilizando com vereadores os documentos para pedir a cassação de Newton Lima,o que não é impossível mesmo tendo o Executivo maioria no Legislativo,mas mexer nos bolsos dos vereadores não pode!Vandrê perdeu o mandato porquê atrasava os pagamentos do duodécimo ao Legislativo, e olha que era 15 dias de atrazo.Vai tarde Newton Lima,o povo de Ilhéus agradeçe sua saida a frente do Executivo, seu feijão com arroz perdeu o paladar!
    ________________________________________________________________ Segundo denúncia de funcionários da PMI, eles estam impossibilitados de retirar empréstimos consignados na folha de pagamento.Os descontos são feitos normalmente , mas a prefeitura não paga a financeira a trez meses, a financeira já entrou com ação de execução dos título vencidos, descontados dos funcionários e não repassado a financeira!Newton Lima fez escola com Zé Pretinho de Una, como enganar uma financeira!

  3. Zelão, diz: – E eu que pensava que os motivos tinham sido…Outros!

    Por conseguinte, mais nobres. Agora vejo, que acima da defesa da moralidade e da dignidade do povo de Ilhéus, a queda de Valderico, foi, unicamente, por motivos; digamos, tão mesquinhos e torpes, que em quase nada se diferenciavam dos praticados pelo alcaide deposto.
    A desfaçatez com que alguns artificies da degola de Valderico, revelam publicamente as suas ignomias, nos faz pensar que Valderico, ao menos foi autêntico e não merecia pagar sozinho.

  4. Meu Prezado
    Zelão,

    Um dos motivos foi Vandrê não repassar o duodécimo ao Legislativo.Os outro processos de desvio de dinheiro público,apropriação indébita de verbas públicas, roubo e corrupção , ativa e passiva,enriquecimento ilícitos, desvio de patrimônio público, nepotismo, etc.Foram apurados e anexados ao processo de cassação.Valderico responde a mais de 100 processos, inclusive teve todo o patrimônio seu e da família indisponibilizado pela justiça, para ressarcimento aos cofres públicos.

  5. Newton Lima foi a ilusão de que sairiamos do buraco, muitas pessoas de bem apoiara o atual prefeito, mas o mesmo não reconheceu isso. Sempre desconfiado achando que só ele era uma pessoa idónea e desconfiando de todos. Esse é Newton deslumbrado
    com os puxa sacos e nenhuma formação política, escarneceu de forma fria do seu partido , se rodeou de grupos que tinham seus interesses pessoais e nenhum compromisso com ele e com o seu governo. Agora precionado pelos mesmos que o ajudaram a derrubar Valderico , o mundo da voltas e Newton está sentindo na pele por ser um homem fraco e inespiriente que se cercou do glamour e esqueceu de articular a política pra nossa cidade.

  6. POBRES ILHEENSES…SEM LIDERANÇA…SEM REPRESENTAÇÃO NO LEGISLATIVO DO ESTADO…SEM REPRESENTANTE NO LEGISLATIVO FEDERAL…
    E AQUI NO “CURRAL LOCAL”,OS ILUSTRES EDIS SÓ SE PREOCUPAM COM O DINHEIRO QUE O EXECUTIVO NÃO COLOCA EM SUA CONTA…!!!
    NÃO SE CONHECE UM SÓ PROJETO QUE IMPULSIONE A CAÓTICA ECONOMIA DO MUNICIPIO…GRANDES LIDERES, NÓS, POBRES ILHEENSES ELEGEMOS!!!…

  7. Ilhéus…Carnaval…!!!
    quem conheceu Ilheus das Escolas de Samba…dos Blocos Carnavalesco O Tengão…!
    Os Lideres da època tinha sempre as verbas necessárias para as apresentações dessas entidades…E como a cidade ficava lotada de Turistas do Rio,,,São Paulo…Belo Horizonte…Rio Grande do Sul..Goiania…enfim gente de todo o Brasil queria conhecer as atraçoes da tão famosa Ilheus…A Princezinha do Sul…A Ilhéus de Jorge Amado…Tão conhecida la no fora…!!!
    Gente, é lamentável a realidade em que vive os Ilheenses na atualidade…A cidade sem governante…onde só existem aproveitadores como secretários que estão ai com o bjetivo de ver os problemas da cidade e solucionar…porem pelo averso só se preocupam com seus altos salario pagos pels miseráveis ilheenses que sem consciencia pagam seus impostos porem nao fiscaliza para onde vai tanta grana…A nossa Ilhéus só tem servido nos ultimos 24 anos aos que os “bois do Curral” sem consciencia do poder do seu voto, coloca ali no Palácio Paranaguá Lesmas quase mortas que nao tem a menor criatividade para administrar nem mesmo o seu proprio galinheiro e que para se firmar no Poder so teve criatividade nos ultimos 6 meses que antecedrram as eleiçoes e ai sim mudou a cara da cidade no que se refere limpeza,conserto de algumas praças e ai então, a massa que elege sem pensar, mais uma vez se engana achando que se ele em apenas 6 meses melhorou a cidade que ele fará em 4 anos”!!??? E ai vamoss às Urnas e coloca ali o nome do que seria o “Salvador da Patria”.Ledo engano…!!
    Mas as eleiçoes estão novamente ás portas…e quem será o proximo enganador…??

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *