Tempo de leitura: 2 minutos

Júnior Brandão
Vereador vai apresentar moção de repúdio contra decisão da SEC

A Secretaria da Educação da Bahia havia autorizado, por meio de documento publicado no Diário Oficial, que as escolas da rede estadual em condições de iniciar o ano letivo em março poderiam definir calendários diferenciados, os quais estariam sujeitos à homologação das Direcs. Encontram-se nessa situação escolas que, apesar da greve dos professores em 2012, não tiveram o ano letivo tão comprometido.
Um dos exemplos é o Ciso, de Itabuna, que, observando o documento da SEC, programou o ano letivo para começar no dia 6 de março, realizou todo o seu planejamento com base nessa data, mas na semana passada foi surpreendido com a informação de que a Secretaria voltou atrás e determinou que todas as escolas da rede iniciem as aulas em uma única data: 1º de abril.
Além do Ciso, outros 15 estabelecimentos de ensino da rede em Itabuna planejavam iniciar suas aulas em março, mas tiveram que mudar o roteiro em cima da hora, em função da ordem da SEC. Na semana passada, o próprio secretário Osvaldo Barreto teria telefonado para a diretora da Direc 7 em Itabuna, professora Rita Dantas, determinando que nenhum calendário diferenciado fosse aprovado. Vale destacar que não houve qualquer publicação oficial nesse sentido.
O revés é entendido como fruto de pressão da APLB/Sindicato, mas professores – a exemplo do vereador Júnior Brandão (PT), que dá aulas no Ciso – observam o detalhe de que a categoria não foi ouvida em assembleia a respeito do calendário. “Foi uma medida tomada sem qualquer explicação”, afirma o vereador, que vai propor moção de repúdio na Câmara Municipal contra a postura da SEC.
Brandão cita o constrangimento de ter anunciado aos pais o início das aulas no dia 6 e depois ver a escola desautorizada pelo Estado. “Esse é um constrangimento que não é apenas da escola, mas da educação como um todo”, diz o vereador. Ele também mostra preocupação com a vulnerabilidade dos jovens à violência, frisando que ela aumenta quando os mesmos se encontram fora da escola.

0 resposta

  1. Cadê a super Rita Dantas? Não era ela que dizia conhecer os caminhos da SEC? Chupa Ritinha!!! Chupa Geraldo!!! Chupa Juju Delicadeza!!! Eu quero é mais… Derrotados e sem competência é demais…

  2. isso é uma verdadeira palhaçada com nos alunos do colegio ciso, uma falta de respeito do governo como se fossemos uns qualquer, sem valor para a sociedade.É so temos valor quando esta perto da eleições aonde “Politicos” viram compreensivos com as comunidade de baixa renda que so tem os estudos para ser alguem .

  3. É preciso esclarecer algumas coisas sobre esse assunto. Em primeiro lugar o fato de existir calendário único é resultado da mobilização dos professores que em assembléia geral realizada ano passado em Salvador rejeitou a proposta do governo de fazer dois calendários. Em segundo lugar a greve dos professores ano passado foi a maior da história da educação na Bahia. Foram quatro meses de salários cortados,três meses de ocupação da assembléia legislativa, oito professoras mortas por avc e outros problemas decorrentes da pressão psicológica que sofremos. Essa luta pela aplicação do Piso Nacional dos professores se enfrentou com um governo autoritário, intransigente e ditador que é o governo Wagner.
    Jamais poderíamos aceitar que depois de tudo isso este governo pudesse premiar os colegas que furaram a greve com um calendário diferenciado para as escolas que não entraram na greve ou voltaram a funcionar antes do fim desta. A luta pela valorização da educação é uma luta de toda a categoria dos professores , pais e alunos e de todos os trabalhadores. Júnior Brandão não compreende nada disto. Portanto colegas professores nossa luta continua. Vamos continuar unidos, coesos e de cabeça erguida, pois a nossa luta e nossa mobilização é a única garantia de podermos mudar a situação caótica da educação em nosso estado.
    Zé Roberto – Professor de História da rede estadual, ex-membro do comando de greve e ex-candidato a prefeito de Itabuna pelo PSTU.

  4. Por acaso o Ciso é melhor do que as outras escolas do Estado? Se as escolas são do “estado da Bahia” isso quer dizer q todas as escolas q pertencem à Rede Estadual devem ter seus calendários unificados. Se não vira bagunça uma escola do estado começando num dia, a outra começando no outro e por aí vai.
    É nessas horas q s vê como a sociedade é muito individualista. Só quer o venha nós. Os outros q s danem. Não pensam na coletividade. Porque não começar junto com as outras escolas. Sendo q o calenario oficial começando em abril foi o próprio governo q aprovou.
    E assim caminha a humanidade….Individualisno puro encoberto pela hipocrisiaem nome do bem coletivo!

  5. Olha, eu acho isso muito errado porque o ciso não teve greve, então tem todo o direito de começar as aulas dia 6 de março. O Colégio da policia militar também deveria começar dia 1º de abril se vamos pensar assim, por ser uma escola estadual,so que vocês do SEC, SINDICATO E DIREC, não falam nada por serem da policia. Então analisar isso direto pois sou uma aluna do colégio ciso do 3º ano, e não quero ficar sem aula pois precisamos dos assuntos pra o ENEM realizado entre o final do més de outubro pro começo de novembro. É isso que vocês falam que esta melhorando a educação do Brasil, Bahia ou Itabuna? Pois não parece.

  6. Isso é uma vergonha para a educação pública, como nós, alunos vamos ficar quase 4 meses sem aulas ?
    Alguns alunos que passaram de ano direto, ficaram de férias no início de Dezembro e as aulas irão voltar somente em 01/04 ?
    Isso é muito vergonhoso sem falar no atraso que iremos ter em nossa educação.

  7. Concordo com ZÉ ROBERTO,a classe de professores é a única de 3º grau tão dasvalorizada e Wagner, apesar de comunicar nos meios midiáticos o aumento ( o que na verdade está atrelado a perdas por outro lado), anuncia um monte de coisas para educação que a população desinformada acredita. Ele anunciou os tablets para os professores, vamos ver se chega…
    Vamos PROFESSORES,queimar a língua de quem fala que a classe é desunida.UNIÃO e vitória sobre a ditadura do Estado.

  8. Atenta,
    Se a lei e para todos, entao Porque o Colégio da policia militar de itabuna nao entrou nesse decreto também. Por sao da policia rapaz, voces sabe o pau que sobe.. e nao fala nada.. Isso e muito errado.. Eu e nenhum aluno do CISO aceita isso…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *