Tempo de leitura: 2 minutos

Maduro vence eleição apertada (Foto ABr).
Maduro vence eleição apertada (Foto ABr).

O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, venceu a eleição deste domingo com menos de 234 mil votos de diferença e o seu opositor, Henrique Capriles, anunciou que não reconhece o resultado das urnas na votação desse domingo, 14.
Capriles disse que vai pedir a recontagem dos votos computados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). “Não vamos reconhecer um resultado enquanto não se contar cada voto dos venezuelanos, um por um. Exigimos que o CNE abra todas as caixas e que cada voto seja contado”, declarou após a divulgação do resultado das eleições desse domingo, depois das 23h no horário local.
Capriles teve 49,07% dos votos e Maduro, atual presidente interino do país, conquistou 50,66% do total apurado. Considerado sucessor político de Hugo Chávez, que morreu em março após lutar contra um câncer, o presidente eleito pediu humildade à oposição para que reconheça os resultados, mas acrescentou que aceita que a chamada verificação cidadã (auditoria) seja feita.
O sistema eleitoral usa urnas eletrônicas e os votos são impressos e guardados para posterior verificação. “O processo foi justo, legal e constitucional”, disse Nicolás Maduro, em seu primeiro pronunciamento após a vitória.
PERFIL
Maduro tem 51 anos, foi motorista de ônibus e participou desde o início do movimento de esquerda fundado por Hugo Chávez. Em 2000, foi eleito deputado da Assembleia Nacional, e em 2006, assumiu o cargo de Ministro das Relações Exteriores do governo de Chávez, e se manteve na função até ser designado vice-presidente do país.
Assumiu interinamente a Presidência da Venezuela, quando Chávez teve de se afastar de suas funções de presidente para tratar o câncer. Foi escolhido, pelo próprio Chávez, para ser seu herdeiro político. Maduro continuou como presidente do país após a morte de Chávez e durante o período eleitoral. Sua estratégia de campanha buscou vinculá-lo fortemente à imagem do líder venezuelano.

O ministro da Defesa venezuelano, Diego Molero, também disse que a oposição deve aceitar o resultado das urnas. “As Forças Armadas estão apegadas à Constituição e os resultados devem ser respeitados”, destacou.
O resultado foi reconhecido pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A missão observadora avaliou que a votação transcorreu em segurança e que os resultados devem ser respeitados.

Respostas de 5

  1. Esta eleição de país de republiqueta do tipo da Venezuela,se João do Rio fosse vivo,o pensamento deste ícone,jornalista,Cronista e teatrólogo era este ” somente os imbecis acreditam que esta eleição foi transparente de boa fé”.
    Uma vez que,o eleito como presidente deste país,têm como parceiro ou colega,um meliante que representa a banda podre da sociedade do Brasil e o infeliz diz com muito orgulho que os seus eleitores
    não lê nenhum jornal.
    Como faz falta João do Rio.1881-1921.

  2. Filho de Mutuns, deixe de ser estúpido e preconceituoso e procure se informar sobre a Soberana Venezuela por canais mais confiáveis, do que a mídia golpista que você certamente engole as notícias e não tem senso crítico sobre elas, porque elas são dadas de forma que você não questione a veracidade e passe adiante de forma irresponsável e venenosa.Você deve ser leitor da vejaquelixo e assistir muito a globogolpe.E respeito aos que fazem com honra a história desse nosso País!

  3. Esperava-se, pelo tão cantado e elogiado “sucesso” do governo bolivariano, do “santo” Hugo Chávez, que não mais pudesse existir oposição na VENEZUELA, Essa premissa rolou principalmente entre os fãs brasileiros e na nossa Midia.
    Todo o aparato Militar, dos Tribunais, dos Poderes, da Midia venezuelana, dos petro dólares, da corrupção oficial e generalizada a favor do Maduro(que na verdade é pêco), não conseguiram esconder do mundo inteiro, a fraqueza do tal regime bolivariano. Se houvesse democracia e liberdade REAL essa turma de Chavez ia tomar uma surra de votos inesquecível. Mas uma coisa ficou patente, o tal regime bolivariano não vai durar, já está com prazo de validade vencido!

  4. Parabéns ao povo Venezuelano.Só espero que esse sucessor, siga a linha de Chaves e se preocupe de fato com o POVO da Venezuela.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *