Tempo de leitura: 2 minutos

Ao lado de Wagner e do ministro Mercadante, Dilma sanciona lei da Ufesba (Foto Roberto Stuckert Filho/PR).
Dilma sanciona lei de criação da Ufesba e Ufoba (Foto Roberto S Filho/PR).

A lei de criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) foi sancionada há pouco pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, durante cerimônia com a participação do ministro Aloizio Mercadante (Educação), governadores do Pará, Ceará e Bahia, prefeitos e deputados federais. Além da Ufesba, a Bahia também ganhará a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), que terá sede em Barreiras.
Itabuna será a sede da Ufesba, instituição que deve começar a funcionar em 2014 com campi também em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, com 36 cursos de graduação e capacidade para 11,1 mil estudantes. A presidente também sancionou leis de criação de universidades no Pará e no Ceará.
A Ufoba terá reitoria em Barreiras, além de campi em Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. Contará com 35 cursos de graduação, atendendo até 7.930 estudantes.
A presidente Dilma Rousseff citou impacto positivo das universidades nas regiões onde serão implantadas. “As universidades em Itabuna e Barreiras terão efeito em toda a região próxima às sedes”.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que as novas universidades vão oferecer 145 cursos de graduação e 38 mil vagas. Em 2014, o Brasil atingirá a marca de 63 universidades com as novas instituições criadas hoje.
MERCADANTE ERRA E CHAMA GERALDO DE “PREFEITO”
 
Durante a solenidade, Mercadante ainda se referiu à disputa do deputado federal Geraldo Simões pela reitoria da Ufesba em Itabuna, chamando-o de “prefeito de Itabuna”. Mercadante defendia que a sede fosse em Porto Seguro.
O prefeito Claudevane Leite participou da cerimônia e foi citado pela presidente Dilma Rousseff, assim como os gestores dos municípios que vão sediar as novas instituições de ensino superior.
Vane espera definir, ainda neste mês, o terreno onde será construído o campus da Ufesba. Um chamamento público foi feito em maio para que os donos de terrenos dispostos a venda ou doação se apresentassem. Até o momento, o governo não informou quantos proprietários manifestaram interesse.

Respostas de 24

  1. Esse lenga lenga já ficou cansativo. Quero saber é onde vai ser a universidade e quando vai ser o concurso para contratar professores e funcionários.

  2. Quero agradecer e parabenizar o deputado federal Geraldo Simões por esta vitória.Acredito que Itabuna também será grata por esta nova realidade. Valeu Dilma ! Wagner e a Bahia !

  3. Eu quero intender essa geografia que o Ministro da Educação e mais alguns políticos desse nosso Brasil, quando desejam que a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), tenha sua sede em Porto Seguro, sendo ele localizado do Extremo Sul! Nesse caso vai transferir a sede da Universidade do Recôncavo para Itabuna? A sede da Ufoba para a Costa do Dendê? Se fosse ideia de um baiano seria tratada de “baianada” mais como é do ministro Aloizio Mercadante, batemos palmas ou ficamos calados? Ainda bem que a presidente Dilma teve bons professores de geografia, parabéns presidente.

  4. Acerca do erro do Mercadante sobre o nome do prefeito de Itabuna, há que se dizer que o ministro não errou, apenas profetizou. O próximo prefeito da cidade será Geraldo. Afinal Vane está pavimentando o caminho. #VemGeraldo!

  5. Enfim! Itabuna agradece… hoje é um dia mais que HISTÓRICO pra nossa amada terra. A UFESBA é NOSSA… !
    Há de se reconhecer, portanto, o empenho do deputado federal Geraldo Simões (PT), do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), do senador Walter Pinheiro (PT) e demais lideranças políticas que sempre lutaram a favor dessa conquista inédita pra nossa cidade.
    Agora é comemorar e pressionar o prefeito Vane pra ceder – “pra ontem” – o terreno pra construção da UFESBA.

  6. Esta foto mostra como o Brasil é um país de 5º mundo,uma presidente do país,cabe a mesma,implementar o desenvolvimento do país e desenvolver melhoria de vida para cada família brasileira,isto é uma obrigação de um governante.
    Outrossim,para pessoas que pensa de forma primitiva,vai fazer um maior alarde esta assinatura como um grande feito.
    Pobre geração!

  7. Toda região do cacau está de parabéns. Todos nós estamos muitos felizes.
    Obrigado a Dilma, ao PT e todos que direta ou indiretamente lutaram para que esse sonho se realizasse.
    Att.,

  8. Anotada a data em que começará a funcionar: 2014.
    Daqui pra lá eles vão construir as instalações físicas com salas de aula e laboratórios, e contratar 700 Mestres e Doutores e 700 funcionários.
    A nova ponte Ilhéus-Pontal já está em plena construção, de acordo com a Ordem Desserviço do carioca, dada no Mês de Março passado!…

  9. Depois de mais de 500 anos enfim…ufa!!!Uma UNIVERSIDADE FEDERAL no sul da Bahia.Parabéns vcs do PT!Todos que contribuíram em tão pouco tempo de governo para que isso pudesse acontecer.Agora só falta o prefeito Vane Fazer logo a parte dele.

  10. Mercadante está certo.
    Mercadante é o mais brilhante integrante do PT, e está Ministro da Educação. Mercandante nunca ouviu falar do deputado baixo clero geraldo vassourento simões. Mercadante nunca assitiu ao documentário “O Nó, ato humano deliberado”.
    Mercadante pensou: deve ser um prefeitão de uma cidade do interior do Nordeste…Deve ser um “coroné” do nosso partido!…
    O diabo é que é muuuuuuito PIOR do que isto!!!!

  11. Enfim… depois de tanto tempo acomodado com migalhas, alguém percebeu que realmente não tinha uma Universidade Federal aqui no Sul da Bahia e então quando fazem o que sempre foi de obrigação fazer muitos aplaudem como se fosse uma grandiosa e solene benevolência aplicada a humanidade. Pelo amor de Deus vamos deixar de ser babacas !

  12. Vane deve ter passado passado vexame. Provavelmente nos bastidores do evento deve ter sido questionado quanto ao local da sede da UFESBA: ” E ai prefeito, onde será a sede da UFESBA em Itabuna??? ENTROU MUDO E SAIU CALADO!!!!

  13. RAIO – X DA UNIPAMPA
    “Criada em 2008 pelo presidente Lula, 5 anos depois a Federal do Pampa ainda precisa de 182 professores”
    A Unipampa nasceu em novembro de 2005 no projeto de expansão do ensino superior no país como um acordo de cooperação entre a UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Em janeiro de 2008, a instituição foi criada como Fundação Universidade Federal do Pampa.
    A instituição tem hoje 672 docentes –já somadas cinco nomeações recentes– distribuídos por 63 cursos de graduação em dez campi no Rio Grande do Sul . A sede da Unipampa, em Bagé, fica a 377 km de Porto Alegre.
    (Fonte-Cristiane Capuchinho/Do UOL)
    ————————————————————-
    LEMBRAM-SE DAS UPAs DE Lula/Dilma? POIS É, INSTALAR UPAs É MUITO FÁCIL, FAZÊ-LAS FUNCIONAR SÃO OUTROS MILHÕES DE MOTIVOS, JUNTANDO AOS BILHÕES PARA FAZER FUNCIONAR BEM O ENSINO SUPERIOR FEDERAL, É AÍ QUE O BICHO PEGA, E ESSES MILHÕES E BILHÕES DE MOTIVOS JUNTOS IRIAM FAZER MUITA FALTA NOS GASTOS COM AS PROPAGANDAS ENGANOSAS DO PT.

  14. Mercadante tem uma visão de águia, visão futurista boa retada. Ele já vê que o póximo prefeito de Itabuna seá Geraldo Simões.

  15. Parabéns ao deputado Geraldo Simões por esta maravilha de conquista. Uma Universidade Federal é um legado para nossos filhos. Devemos deixar as paixões partidárias de lado e torcer para que esta Universidade traga tudo de bom para nossa Região. Devemos trazer sempre na memória o que nos traz esperança.Valeu Geraldo.

  16. Geraldo Simões não troxe a UFESBA para Itabuna. Esse foi um trabalho de toda bancada e ele seria muito burro se ficasse de fora.O que Geraldo trouxe sim para Itabuna e toda região do cacau, sem dúvida alguma, foi a doença vasoura de bruxa.

  17. Itabuna e região merece esta UFESBA.
    Parabéns a todos que se empenharam por este feito.¨Sinto muita saudade de minha terra querida¨.
    José Roque Santos
    Construtor e Escritor
    São Paulo

  18. Se não o ultimo, a Bahia é um dos poucos Estados mais populosos do Brasil que só tinha uma universidade Federal, já era tempo! As condições populacionais e de desenvolvimento regionais já exigiam essa decisão, e o Governo Dilma tem registrado, bem melhor que o de Lula, esse mérito de atender às exigências que os fatos evidenciam. Parabéns Dilma e parabéns ao nosso sul da Bahia.
    Quero saber onde será instalada a universidade em Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *