Tempo de leitura: < 1 minuto
Município é pré-selecionado para ter curso privado de medicina (Foto Tarso Soares).
Município é pré-selecionado para ter curso de medicina privado (Foto Tarso Soares).

O Ministério da Educação (MEC) divulgou lista de 42 municípios brasileiros aptos a receber cursos privados de medicina. A lista está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Seis municípios são baianos: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e  Juazeiro.

A Santa Casa de Misericórdia é possível candidata a abrigar o curso de Medicina, caso Itabuna seja inserida na seleção final do MEC.

Para serem selecionados,  os municípios precisavam ter 70 mil habitantes ou mais, não ser capital e não ter um curso de medicina. Na segunda fase de seleção, os municípios receberão visita in loco para verificar a infraestrutura de saúde.

Segundo as regras instituídas pelo MEC neste ano, a cidade precisa ter, entre outras coisas, ao menos cinco leitos do SUS para cada aluno, um mínimo de dezessete equipes de atenção básica e três programas de residência médica.

A habilitação do município é o ponto inicial para que  receba cursos de medicina. A partir daí, entidades filantrópicas ou privadas interessadas em instalar curso na localidade devem, inicialmente, procurar a prefeitura. Com informações do Blog do Thame.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *