Tempo de leitura: 2 minutos

Pequenos agricultores em frente ao DPT exibem cartazes com críticas ao governo e ao MPF.
Pequenos agricultores em frente ao DPT exibem cartazes com críticas ao governo e ao MPF.

O corpo do agricultor Juraci Santana, de 44 anos, foi liberado há pouco do Departamento de Polícia Técnica em Ilhéus. Dezenas de produtores rurais e familiares da vítima protestavam contra o governo federal e o Ministério Público Federal (MPF), acusado pelos produtores de agir de forma omissa e parcial no conflito envolvendo os tupinambás. O Partido dos Trabalhadores (PT) também sofreu críticas dos manifestantes.
Haverá protesto em frente à sede do MPF, no Calçadão da Marquês de Paranaguá, em Ilhéus. No dia 30, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão de liminares de reintegração de posse, o que revoltou os agricultores.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também é criticado por ter ordenado o recuou da Força Nacional de Segurança e mandar desmontar as bases de pacificação em Buerarema e Ilhéus.
Logo após o protesto em frente ao MPF, o corpo do agricultor será levado para a região central de Buerarema, onde milhares de pessoas já se concentram para o velório. Juraci foi assassinado a tiros, na madrugada de ontem (11), no Assentamento Ipiranga, no Maroim, em Una.
Agricultores fazem protesto enquanto aguardavam a liberação do corpo do produtor, em Ilhéus.
Agricultores fazem protesto enquanto aguardavam a liberação do corpo do produtor, em Ilhéus.

EXÉRCITO DESEMBARCA EM ILHÉUS
Apesar do clima de tranquilidade registrado até agora, houve reforço das tropas das polícias. Hoje pela manhã, uma tropa do Exército desembarcou no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. O efetivo fará a segurança na área do conflito, a pedido do governador Jaques Wagner.

10 respostas

  1. Depois que morreu um pai de família , que o governador( de que eu nao sei) manda um bando de funcionários públicos ( travestidos de militares que nao podem nem dar um empurrãozinho em marginais que a Funai intitula como indios) fazer o que em Buererema?????? Q Grande palhaçada e desrespeito com todos nós do Sul da Bahia!

  2. Este é o manifesto de um povo doído e sacrificado. Senhor Procurador, com o devido respeito e acatamento, peça, não que as liminares no sul da Bahia sejam suspensas, que o País seja entregue aos invasores, então, a terra não será de ninguém, exceto dos índios.

  3. … se for para desarmar expulsa e prender os bandidos entocados nas matas (que nao creio), seria fundamental, mas se for só prá ficar “ispiando” os moradores de Buera, nao faz sentido, tropa!

  4. ACHO QUE O GOVERNO E SEUS GOVERNANTES DEVEM REPENSAR E REFORMATAR ALGUMAS IDEOLOGIAS E POLÍTICAS SOCIAIS POIS, O GOVERNO PERDEU A RÉDIA SOBRE ESTES QUE SEMPRE FORAM CHAMADOS DE EXCLUÍDOS.
    PROVA DISSO É O AUMENTO DA VIOLÊNCIA. INVESTE-SE MILHÕES EM PROGRAMAS SOCIAIS E ESQUECEM DE VALORIZAR AS ESCOLAS, AS CLASSES TRABALHADORAS, A SAÚDE MENTAL DAS PESSOAS.
    CRIOU MONSTROS QUE ACHAM QUE SÓ TEM DIREITOS.
    SE SE AUTO DECLARAR ÍNDIO SÓ TENHO DIREITOS.
    SE É MENOR POSSO FAZER E ACONTECER QUE NÃO ACONTECE NADA.
    SE NÃO FAZ NADA TEM DIREITO A BOLSAS DIVERSAS.
    AGORA, SE É CLASSE TRABALHADORA E HONESTA, NÃO TEM DIREITO A NADA, TEM QUE BANCAR COM SEUS PRÓPRIOS RECURSOS A EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, LASER. ESTE SÓ TEM DEVER DE CONTRIBUIR COM O ESTADO FAMINTO PELO SEU DINHEIRO SUADO.
    É DURO VIU.

  5. Zé Ninguém disse:
    Depois que os bandidos dos supostos tupinambés executam o agricultor Seu Juraci, é que o governo do Estado manda até o exército. Será que é para matar o resto da população? Por que o exército vai fazer a segurança de quem, se quem manda é o cacique Babau? Vamos fazer muitas orações, porque só a misericórdia de Deus pode nos livrar de tanta violência e injustiças.

  6. O que se percebe é que o Babau está com o poder nas mãos e sapateando em cima das leis. Babau e demais apoiadores deveriam estar respondendo pelas condutas praticadas e sentados, também, no banco dos réus, como ocorre com todo o cidadão que pratica conduta delituosa. E mais, responder pelos danos morais e materiais que pesam sobre os agricultores, órfãos da proteção que compete ao Estado. Babau não é índio,isto todo mundo sabe, inclusive o próprio Babau e os poderes constituídos, mas nada se faz para deter a sanha violenta do pseudo índio.

  7. vcs falam de suposto índios.as vezes ate o próprio fazendeiros se passam por índios.mata,rouba entram em casas fazem o que fazem e depois diz que foi o índio.vcs fizeram toda esta manifestação.porque matou o agricultou.e quando o fazendeiro matou três índios.alguem fez alguma coisa.não.deixaram pra lá.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *