Tempo de leitura: < 1 minuto

Tribunal baiano considera greve ilegal.
Tribunal baiano considera greve ilegal.
O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu, neste domingo (19), liminar ao Governo do Estado da Bahia considerando ilegal o movimento de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde), com multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

O TJ-BA entendeu que não era válido o principal argumento do sindicato para a deflagração da greve: o corte do adicional de insalubridade. Mais de 1,5 mil servidores recebiam em desconformidade com os critérios estabelecidos na legislação, ação esta, tomada com o objetivo de atender orientações dos órgãos de controle.

Ainda como resposta à demanda, o Tribunal reconheceu que há um diálogo aberto entre o governo e a categoria com a realização de reuniões, tendo a última ocorrido no dia 16 de julho. Outro motivo que levou o tribunal a decretar ilegal a greve foi o caráter do serviço de saúde, considerado essencial, e os graves prejuízos acarretados para a população.

Respostas de 4

  1. Alguma vez algum tribunal no Brasil,por ventura já julgou uma greve legal?

    Entretanto,a propaganda oficial diz que o Brasil é uma sociedade democrática que o direito de greve é segurada pela constituição.

    O que se percebe que os legisladores fizeste um embuste na constituição do Brasil pra engabelar a sociedade em acreditar que o direito de greve é garantido. Até é! Porem,ao chegar diante dos tribunais este direito se evapora.

    “A liberdade é um direito de fazer tudo o que as leis permitem.”

    Barão de Montesquieu.

  2. Curioso que o PIMENTA, não comentou a greve desde o seu começo, não comentou o desmonte das Dires e em uma decisão equivocada do TJB vocês já se apressam em publicar. É o famoso “jabá” né?

    Da Redação: Senhor Exuperio, nós fomos dos poucos veículos que se posicionaram quanto ao desmonte das Dires. Faça uma rápida pesquisa e verá nossas críticas. Para facilitar, citamos alguns posts:

    http://157.230.186.12/2015/01/21/itabuna-ou-ilheus-vilas-boas/

    http://157.230.186.12/2015/01/27/vilas-boas-na-prensa/

    Quanto à greve, não fomos informados de nenhuma mobilização paredista em Itabuna. Aqui, já falamos de tantas outras greves, porque não falaríamos desta? Se os sentimentos nobres do senhor mudam ao tilintar do vil metal (ou do cheiro da carne seca, para ficar na sua linguagem), só lamentamos!

    No mais, respeito é bom – e todos (ou quase todos) gostam!

  3. Gente que usa as conveniencias como direitos e ainda desqualifica o gestor para defender suas irregularidades. Vive falando dos políticos mas não tem moral porque quer brigar para garantir coisas que sabem que são erradas

  4. Maria não vai com as outras???? Tenho minhas dúvidas… com certeza a senhora não acompanha a realidade da situação da saúde no estado. Este governo que a senhora diz criticarmos, não respeita a ninguém, não dialoga, não negocia. Caso a senhora não sabe Ilhéus e Itabuna vem perdendo leitos hospitalares a cada ano, apesar da vasta população da região diversos serviços essenciais como UTI pediatrica, não existe na região, o tomografo do Hospital regional esta parado ha quase 2 meses, uma obra para ampliação do pronto socorro parada ha aproximadamente 1 ano. Hoje, inclusive em uma manobra, o governo tentou deixar a comunidade de fora de discussão no conselho estadual de saúde. O mínimo que se exige em uma democracia é o direito ao diálogo, a busca do entendimento. Mas, se realmente a senhora acredita que o interesse do servidor é somente atender as nossas conveniencias… talvez devesse se interar da critica situação por que passa sua região.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *