Tempo de leitura: < 1 minuto
Harrison argumentou quanto à ilegalidade da greve.
Harrison argumentou quanto à ilegalidade da greve.

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) decretou como ilegal a greve dos professores de Itabuna. O resultado do julgamento saiu há pouco.

Os desembargadores determinaram que o retorno dos professores às salas de aulas deve ser imediato, sob pena de desconto dos dias parados, além de multa diária de R$ 1 mil caso descumpra a decisão.

Os professores entraram em greve em 21 de maio ao pedir reajuste de 13,01%. A prefeitura alegou que, devido à Lei de Responsabilidade Fiscal, não poderia conceder reajuste acima de 8%.

Edilton Meireles argumentou pela ilegalidade da greve, sendo seguido pelos demais desembargadores, após sustentação oral do procurador-geral do Município, Harrison Leite.

 

23 respostas

  1. Agora os professores vão agir como sempre. Passar trabalho, não ensinar nada e passar os alunos.
    A Educação no país vai melhorar qdo os Educadores melhorarem.

  2. ilegal e humilhante é a politicagem desse pais, onde homens que deveriam representar o povo, tornaram-se verdadeiros usurpadores do patrimonio público, todos passivos de suborno, maracutaia e roubalheira. Os professores sairam dessa orgulhosos da sua capacidade de luta, não tiraram nada de ninguem, apenas lutam pelo que acreditam e precisam, viver tem custo, principalmente quando se vive de salario!

  3. -ESTA SENTENÇA JÁ DEVERIA TER SIDO DADA HÁ 30 DIAS ATRÁS, MAIS OS FILHOS DO ILMO. DESEMBARGADORES NÃO ESTUDAM EM ESCOLAS PÚBLICAS. PORTANTO, O POVO QUE SE DANEM.
    -E A MULTA FOI MUITO PEQUENA PARA UM SINDICATO QUE NADA EM DINHEIRO, NO MÍNIMO DEVERIA SER DE R$ 10 MIL REAIS.

  4. Professores em grande parte obsoletos e que muitos nao demonstram interesse da profissao. Cabe a secretaria de educaçao cobrar todas essas horas perdidas dessa greve ilegal e repor todo o conteudo para as crianças. Outra coisa que tem que acabar e essa tal parada nacional que na maioria das vezes e dia de segunda e sexta feira.

  5. A educação só vai melhorar quando os professores passarem a tratar os filhos das pessoas das classes menos favorecidas como cidadãos de direito e não como filhos da rua que não merecem um futuro melhor. Sou testemunha ocular de como são descriminadas essas pobres crianças, jovens e adolescentes. Na visão desses professores de Itabuna, os estudantes não precisam aprender pelo simples motivo de serem filhos de pobre. Prove dessa forma de pensar é que nao nenhum filho de professor matriculado na rede pública municipal. É claro que eu não poderia de deixar de apontar os erros do administradores locais, que, em época de eleição prometem o céu e, depois de eleitos, só querem saber de fazerem o seu pé de meia, a educação e o povo, que vão para o inferno.

  6. Belo sorriso do Procurador. Ainda restam mais alguns meses até o povo que contratou Vane demitir ele e seus cargos de confiança.

  7. Humilhante é a falta de compromisso e respeito desses professores para com os cidadãos,onde cobram valorização e não são nem humanamente capazes de propocionar uma educação de qualidade. Humilhante é nós pais ficarmos reféns dessa categoria(alguns) que não está nem um pouco preocupada com educação de qualidade.Humilhante é não sermos capazes de também nos reunirmos como pais para cobrarmos também os nossos direitos e somarmos nosso prejuízo(físico,moral,intelectual e financeiro) para cobrarmos judicialmente,já que a grande vítima de todo esse impasse fomos nós. Eu sou a favor da justiça e devemos fazer justiça para cobrarmos nosso direito.

  8. É isso aí. Filho de DESEMBARGADORES estuda em colégio particular, demora tanto e ainda julga ilegal a greve dos professores do Município de Itabuna. QUE VERGONHA

  9. GENTE DE ITABUNA QUE COMENTA OS FATOS DE ITABUNA,E ,PRINCIPAMENTE QUEM QUER USAR ESTE ESPAÇO PARA FALAR O QUE BEM ENTENDER: VOCÊS SÃO CIDADÃOS,OU SOMENTE MESQUINHOS DE ESPÍRITO ?!!

    VEMOS ,HÁ MUITOS ANOS,DÉCADAS, A CLASSE DE EDUCADORES SER ACHINCALHADA DE TODA PARTE (IMPRENSA E PODER PÚBLICO SÃO PARCEIROS NESTA EMPREITADA INGLÓRIA);AGORA, USAR SUA PALAVRAS PARA JOGAR ESTA DIGNÍSSIMA CATEGORIA TRABALHADORA NA LAMA! TOMEM VERGONHA!

    O QUE PRECISAMOS É RECONHECER O VALOR ,PRIMEIRAMENTE DA EDUCAÇÃO (COM LETRAS BEM MAIÚSCULAS!) ,A QUAL DEVE SER NUTRIDA COM A CONTRIBUIÇÃO TANTO DE PROFESSORES QUANTO DOS PAIS/ (IR)RESPONSÁVEIS ,QUE TANTO SABEM RECLAMAR MAIS NÃO MOSTRAM O COMPROMISSO,NÃO DESEMPENHAM SEU ESSENCIAL PAPEL NA EDUCAÇÃO DOS NOSSOS ESTUDANTES! VAMOS ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PRIMEIRO ,PARA DEPOIS COBRAR (CONSTRUTIVAMENTE,POR FAVOR!).

    OUTRA QUESTÃO: VAMOS PARA COM ESSA MANIA NOJENTA DE GENERALIZAÇÃO! OS PROFESSORES (AO MENOS AQUELES DIGNOS DESTE POSTO) NÃO SÃO REPRESENTADOS POR SINDICATO QUE INVADE PRÉDIO PÚBLICO ,MAS SIM, POR AQUELE QUE ,COM CONHECIMENTO DA LEI,LUTA PARA PROVAR AS CONDIÇÕES DEPLORÁVEIS (MUITO ASSÉDIO MORAL DA PARTE DA PREFEITURA; ESTRUTURAS ESCOLARES DESABANDO -VENHAM CONHECER ,EM QUALQUER BAIRRO DESTA CIDADE!) A QUAL VEM SENDO VÍTIMA OS INTEGRANTES DA CLASSE!!

    VAMOS SER MAIS PESPEITOSOS! ACREDITO FIRMEMENTE,QUE AQUELES QUE AQUI PROFEREM PEDRADAS ,NÃO REPRESENTAM A OPINIÃO PÚBLICA CONSCIENTE!

    ACOOORDA ,ITABUNA! ACOOOOORDA ,BRASIL!!

  10. Que fique bem claro que as exigências dos professores são legitimas, a educação tem sempre que vir em primeiro lugar, portanto acredito que greve é o ultimo recurso, penalizar os alunos não é resolver o problema, é sim um ato de irresponsabilidade. Os nobres professores deveriam, com base na lei de acesso a informação, fazer uma devassa nas contas da prefeitura para saber onde esta se gastando tanto o dinheiro da educação quanto o restante. É sabido que a folha da prefeitura esta inchada com individuos que nem aparecem pra trabalhar, há casos em que os gastos da prefeitura, tipo gasto de combustivel, são todos colocados na educação, mas os nobres professores e o sindicato acham melhor aprontar uma bagunça e fazer greve do que mostrar competência e cidadania e mostrar onde esta o mau gasto do dinheiro. Parafraseando Che Guevara “O conhecimento nos faz responsáveis.”

  11. Sempre defendi a categoria , mais dessa vez era visível q eles estavam equivocados, a situação atual do país e do município, tornou a greve deles obsoleta e sem sentido passando a impressão a todos de que eram sustentados pelos adversários políticos e contrarios ao governo atual.
    que embora precise melhorar , não da nem pra compara com as gestões passadas. Itabuna avança mesmo na crise só não vê quem não quer.

  12. Agora tá na hora dos pais e mães,que foram para a porta da prefeitura,provar que não são marionetes e protestar, na frente do sindicado dos servidores da educação.
    E convidar os papagaios da comunicação, para auxiliar.

  13. Esses msm professores já receberam 2 reajustes em menos de 2 anos, e as estratégias de ensino? Não melhoram em nada.
    O qUE eu sei é o que minha mãe me ensinou pq os professores só passam trabalho. Só saberemos a consequência disso qdo formos fazer vestibular.
    Voltem ao trabalho!

  14. A própria sociedade e principalmente os pais de alunos da escola pública não valorizam a própria educação de seus filhos.
    Vejam só:

    1. Quantos pais de escolas públicas levam e buscam os filhos todos os dias na escola? E DA ESCOLA PARTICULAR?

    2. Quantos pais da escola pública acompanham as atividades e deveres escolares de seus filho no dia dia? E DA ESCOLA PARTICULAR?

    3. Quantos pais da escola pública comparecem a reunião escolar? E DA ESCOLA PARTICULAR?

    4. Quantos pais da escola pública acompanham o boletim de notas de seus filhos? E DA ESCOLA PARTICULAR?

    Os pais de filhos da escola pública e particular tem o dever e a obrigação iguais em educar os próprios filhos, mas infelizmente os pais da escola pública em sua maioria apenas matricula o filho e joga na escola sem fazer nenhum acompanhamento durante o ano letivo.
    Já os pais da escola particular tenham certeza que trata a educação do filho de outra maneira, sabem muito bem o valor da educação, pois passaram pela educação, estudaram, gastam e muito com a educação dos filhos em escolas particulares e como “dói no bolso” acompanham diariamente a vida estudantil ajudando na formação do filho.
    Infelizmente na escola pública é o retrato da ignorância e da falta de estudo, pais e mães ignorantes, muitos sem estudo nenhum e ainda estão abaixo da linha de pobreza ganhando salários de miséria pagos nesse país, muitos dos alunos não são criados pelos pais, são por avós tias e outros familiares, sem falar que uma parte moram em bairros periféricos, sem esgotamento sanitário, no meio das drogas e sem uma condição de vida digna como cidadão.
    Por isso prezados leitores digo com certeza que infelizmente a realidade dos pais dos alunos da escola pública em sua maioria é de muita tristeza e miséria, mas tudo isso fruto da corrupção dos maus políticos que temos no Brasil, estamos vendo recentemente como está de mal a pior o cenário do país em todos os níveis.
    Essa pátria educadora chamada Brasil, de fato só sairá da situação de miserabilidade em que está, no dia que de fato investirem com seriedade em educação, porque estão brincando de fazer educação, pagando salários baixos ao professores, muitas escolas sem merenda e sem o mínimo de condição digna para estudar.
    Caros leitores um fato grave que tem acontecido com alunos das escolas públicas de nossa Itabuna é o seguinte: muitos estão saindo das escolas e indo para os principais pontos da cidade como Praça Camacan e Praça do Rio Cachoeira, encontrarem-se com pessoas sem o que fazer e lá percebe-se usando drogas, fumando maconha em plena a luz do dia e outras drogas mais. Onde estão os pais desses jovens e adolescentes que não verem e nem percebem isso? Onde já o conselho tutelar juntamente com outros orgãos competentes para flagrar os jovens que estão cometendo essa prática e chegar até os pais e notificar os mesmos? O que será desses jovens que estão se drogando em plena luz do dia nas na Praça Camacan e Praça do Rio Cachoeira em Itabuna?
    Basta meu amigo ou minha amiga leitor deste blog sentar em dos locais citados acima a partir das 15h00min e ficar observando que verá como está jogado e condenado o futuro dos nossos jovens.

  15. Muito bom o texto do observador, mas gostaria de pontuar que existem cidades no Brasil onde o ensino público é satisfatório, chegando a ser superior a muitas escolas privadas. Considero a cultura da população um fator relevante para tal processo. Aqui em Itabuna as pessoas se contentam com o nada que acreditam ser alguma coisa. Prova disso é olhar nas festas pagas e principalmente nas mais caras onde podemos encontrar todos os que utilizam tanto das escolas públicas como privadas.
    Inclusive estes mesmos professores grevistas. Portanto, o problema está na importância errada que se dá ao que deveria ser prioridade. Aqui só festa, cachaça e baixaria.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *