Tempo de leitura: 2 minutos
Sala de aula em novo modelo acadêmico.
Sala de aula em novo modelo acadêmico.

A Unime Itabuna decidiu introduzir mais inovação e tecnologia em sala de aula. O novo modelo acadêmico, de acordo com a instituição, mescla conceitos como Flipped Classroom e Adaptive Learning. Alunos divergem do novo método por entenderem que ele se aproxima do conceito de ensino superior a distância, com menos professores e aulas virtuais.

O sistema também promove interação de alunos de semestres iniciais e finais. Alunos do oitavo semestre do curso de Jornalismo, estudam matérias com colegas do terceiro semestre. “A dificuldade é que se adota mais recursos tecnológicos e teremos não professores, mas uma espécie de tutores”, assinala um dos alunos do curso de Jornalismo.

A instituição, por meio de nota, rebate. “A utilização das tecnologias se adequam ao perfil do aluno contemporâneo, que cada vez mais usa dessa ferramenta como apoio na interação pessoal e atuação profissional”, defende a instituição.

As mudanças, conforme a Unime Itabuna, seguem modelo que “prima pelo desempenho dos acadêmicos” e seguem “rigorosamente as diretrizes legais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE), que regem o ensino brasileiro”.

A faculdade considera as reações iniciais como natural. Para explicar o novo modelo, informa que seus profissionais estão “em contato direto com seus alunos para sanar suas dúvidas sobre o novo modelo acadêmico”.

Ainda em nota enviada ontem ao site, a Unime diz que reforça o seu “compromisso com a tradição e a premissa de oferecer sempre um ensino de qualidade”. O contato foi feito na última terça, após contato de alunos com o Pimenta.

FORMANDOS

Alunos que estão concluindo curso, a exemplo de estudantes do 10º semestre de Farmácia, reclamam que o novo sistema eliminou o orientador. “Cortaram nossos orientadores. Com metade do trabalho feito, teremos que mudar de experimental para revisão bibliográfica”, assinala um dos alunos. “Foi o primeiro semestre inteiro de trabalho e, no novo modelo, teremos que recomeçar praticamente do zero”, completa.

 

Respostas de 6

  1. Sem contar que não há prancheta o suficiente pra quantidade de alguma os no curso de arquitetura! O que prejudicará o rendimento dos alunos do primeiro e segundo semestre. A unime resolveu Unir os semestres, mas não entendem a consequencia de uma sala LOTADA! Falta mesa, cadeiras e não há espaço.

  2. O novo método foi muito bem aceito na minha turma e acredito que em todo curso de Fisioterapia … Com essa inovação notamos o quanto os p fessores estão muito mais ligados ao que estamos fazendo e ao conhecimento que está sendo adquirido…desconheço que houve redução de professor ao menos para nosso curso tudo permanece o mesmo,sendo que acrescentou pré aulas para que possamos nos preparar antes de ir a aula presencial…

  3. Com isso os professores irão cobrar muito mais de nós alunos…talvez essa seja a grande revolta inicial…pois não basta só dar o conteúdo como antes …teremos que discutir tudo o que foi dado em forma de avaliacao Além das provas.

  4. Bem, devemos levar em consideração N’s fatores, sou aluno e vejo esse movimento como única forma de cortar gastos, as mensalidades estão cada vez mais caras, professores bons e didáticos estão perdendo suas vagas para aulas “interativas”, e sem contar que vc está no 8º sem e tem aula com alunos de 3º ao 7º , como esses alunos vão interagir com a aula se ainda não fizeram a trajetória? Os alunos de outros semestres irão puxar a aula pra traz, pois não sabem de onde vem os assuntos e nem pra onde se vai… As salas estão hiper lotadas, o ensino da UNIME esta se tornando engessado, a faculdade esta perdendo a graça. Onde estão os órgãos responsáveis para ajudarem os alunos e acabar com essa palhaçada???

  5. Tem cursos como por exemplo o de psicologia que tinha 20 professores e depois deste sistema está precisando somente de 10 professores. Metade foram demitidos e assim sucessivamente em em vários outros cursos houve demissão, pois este sistema é muito econômico e cômodo para a faculdade.
    A faculdade argumenta ” “A utilização das tecnologias se adequam ao perfil do aluno contemporâneo, que cada vez mais usa dessa ferramenta como apoio na interação pessoal e atuação profissional”.
    Os senhores sabe qual “o perfil do aluno contemporâneo de muitos colegas desta instituição particular de ensino? muitos não tem notebook ou computador em casa para acessar os assuntos no sistema, para ser mais claro tem alunos que são bolsistas e não tem nem o dinheiro de pagar uma xerox quando o professor passa.
    A Universidade Federal da Bahia tem um modelo parecido e deu um notebook para cada educando, porque vocês não fazem a mesma coisa com quem não tem computador ou notebook?
    Mudar o método de ensino para economizar e ganhar mais dinheiro é fácil. Tudo isso será protocolado junto ao MEC e quero ver em qual portaria vocês vão achar base legal principalmente para tira os estágios obrigatórios de alguns do cursos, estágios estes que se fazem obrigatórios na vida do aluno.
    Que tal Direito estágio e monografia on line, enfermagem estágio e monografia on line. Olhem me poupem e me economizem com estas aberrações.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *