Tempo de leitura: < 1 minuto

Vane audiência no TRT foto LoriAcossados pela crise econômica, prefeitos sul-baianos reduziram os próprios salários, de secretários e cargos comissionados em 20%. Foram nesta linha Pedro Jackson Brandão (Itapé), Josefina Castro (Coaraci), Padre Edinaldo (Itaju do Colônia) e Jabes Ribeiro (Ilhéus), este último fixou em 40% a redução do próprio salário.

Em Itabuna, logo ao assumir, o prefeito Claudevane Leite reduziu o próprio salário 40%. Deveria receber R$ 30 mil de salário. Abriu mão do reajuste definido pela Câmara. Recebe R$ 18.576,12, que era o valor anterior e já é bem gordinho para esses tempos bicudos.

A medida foi tomada, em parte, por pressão popular e, também, por necessidade do exemplo: quando Vane assumiu, o governo gastava 84% com pagamento do funcionalismo.

O prefeito teve que reduzir o salário e cortar os cargos comissionados em até 50%. Houve um “afrouxamento”. Hoje, a prefeitura gasta em torno de 62% das suas receitas com pagamento de servidores (efetivos, contratados e comissionados).

As medidas foram elogiadas à época, mas o prefeito sofre com a falta de tesão para a política. E complicou a gestão.

Respostas de 5

  1. O que me fizeste a pensar com os meus botões; O então candidato a prefeito de Itabuna,Vane é 1O,à música de campanha caiu ao gosto do povo,até o meu. Agora é Vane e Vane muda tudo…! Slogan contagiante.

    O anterior prefeito de Itabuna,na sua eleição,cujo slogan,contagiara o povo,”ei o Capitão sou eu!” Eu não fui contagiado,mais deu certo,o Capitão foi eleito com 12 mil votos de frente de Juçara,PT,a mesma era a minha candidata.

    A rejeição da então minha candidata a prefeita de Itabuna,era grande,tentei arguir e convencer,mas sem sucesso. Fui em todas caminhadas,confesso que todas prazerosas e nos absorvem um conhecimento extraordinário da nossa cidade.

    Com o então candidato Vane, idem. Aqui pra nós; Já tô morrendo de saudade das caminhadas e observar as cercanias de Itabuna.

    Voltando a Vane,percebe se uma característica de uma pessoa pacata,tipo de Jeca- Tatu,o caipira, cuja historiografia do povo brasileiro,autoria de Monteiro Lobato.

    Mas, não é determinante as habilidades de exercer um ofício de prefeito,pelo qual,ser um Jeca Tatu,um tabaréu,o importante são as habilidades de governar e ter visão que o cargo requer.

    O que infelizmente,nem Vane e nem o antecessor possuem tais habilidades de ser um gestor de Itabuna,mas,o importante da democracia é o fato que podemos corrigir o erro e elegendo outro gestor.

    O nosso futuro prefeito há de ser um homem de visão,que pense e trabalhe por uma Itabuna gigante,iniciando pela abertura do nosso aeroporto,tertuliano Guedes de Pinho,a barragem e recuperação do Nosso tesouro,o Rio cachoeira,as demais serão acrescentadas.

    O que é fundamental,não nos iludir com a música ou o slogan de campanha,mas o perfil do candidato,eu mesmo,já escolhi Duda,segunda opção,Dr.Mangabeira,isto é
    dos nomes que estão nas ruas,ou poderá surgir um novo nome?

    O Vane já está com o título de pior prefeito de todos os tempos de Itabuna,não por ser um Tabaréu ou Jeca-tatu, simbolo dos tempos de taboca,mas por ser desprovido de tudo e sem nenhuma habilidade e exercer o ofício de administrador.

  2. Par uma cidade e 220 mil habitantes, se Vane realmente governasse com a força e a vontade que lhe atribuiram os milhares de votos itabunenses ,ele deveria ganhar os 30 mil e seria bem pago!
    Antevendo o marasmo , a falta de tesão e sua inércia perante os problemas achou que só valia 18 mil…agora acho que vale menos.Uma pena para nossa terra tão desesperada por uma gestão competente e aguerrida.

  3. Vane uma pessoa honesta , apesar de todos os pesares tem feito uma administração a altura . mesmo com toda crise, mesmo com os rombos deixados por gestões anteriores , mesmo com toda dificuldade com falta de verba, consegue fazer Itabuna não parar no tempo como é o caso da maioria dos municipios baianos e tbm Brasileiro.
    Dai vem o tonto do filho de Mutuns fala uma besteira dessa.
    A revista istoé umas das maiores revistas do Brasil estrá fazendo uma homenagem ao prefeito Vane pela ótima gestão mesmo em tempos dificies conseguiu se destacar como um dos melhores gestores do Brasil , segundo a revista istoé que logo estra nas bancas.
    Filho de mutuns não defende o bem da sociedade de Itabuna e sim o seu proprio bem e seus proprios interesses.

  4. VANE 10, o do “GOVERNO DA MUDANÇA”, que nunca veio e nem virá? O que em campanha eleitoral cheio de documentos em mãos, dizia em alto e bom som que a cidade era viável, que em CEM (100) dias de governo mudaria tudo? O que acabou com o sistema público de saúde do municipio e criou a indústria das multas e taxas? Figurando como um dos melhores prefeitos do Brasil? Valha-nos nosso Senhor, estamos perdidos mesmo.Gilvan. Será que tú moras realmente aqui em Itabuna mesmo?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *