Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 8,8 mil pessoas ligadas à indústria literária já assinaram um manifesto “pela defesa dos valores democráticos e pelo exercício pleno da democracia em nosso país, de acordo com as normas constitucionais vigentes, no momento ameaçadas”. A coleta de assinaturas começou no último dia  19 e desde segunda-feira (21) está no site de petições públicas Avazz. No site, já são mais 7,5 mil apoiadores.

Entre os nomes que subscrevem o texto estão artistas, escritores e personalidades como Chico Buarque, Ana de Hollanda, Antonio Candido, Anita Prestes, Milton Hatoum, Antonia Pellegrino, Slavoj Zizek, Leonardo Padura, Noélia Ribeiro, Lira Neto, Laerte, Gregório Duvivier, Jô Oliveira, Maria Rita Kehl, Paulo Werneck e Aldir Blanc.

O documento “Escritores e profissionais do livro pela democracia” foi lido pela poeta Elisa Lucinda na quinta-feira (24), no festival promovido por movimentos sociais na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. De acordo com Elisa, vários setores da sociedade estão se movimentando para mostrar que estão contra a tentativa de derrubada do governo da presidenta Dilma Rousseff. Da Agência Brasil

0 resposta

  1. Para inicio de conversa, a iniciativa do manifesto partiu de Dandara Ferreira, filha do Ministro da Cultura do governo Dilma. Se autointitula como cineasta. Ganha um prêmio quem encontrar algum trabalho dela como cineasta.

    É realmente assombroso que um bando de gente do nariz marrom, dependente do dinheiro público; que vive pendurada em subsídios e leis de incentivo; que responde por uma produção mixuruca, incapaz de emular mesmo com a de países latino-americanos bem mais pobres, é realmente assombroso que essa pelegada se arvore em dona da verdade e fale besteiras em penca sobre Constituição, leis, Justiça e política. São o que são: esbirros de um partido político e beneficiários de mamatas. Entendo a tristeza: fecharam a torneira da Petrobras, a maior financiadora de narrativas picaretas do Ocidente. Uma informação aos bacanas: não foi a Lava Jato que quebrou a estatal. Foi a Dilma.

  2. Nem um milhão de assinaturas conseguem impedir o impeachment de Dilmão. Além do mais, que credibilidade perante a população tem uma petição encabeçada por ditos “famosos” do meu artistico, que mamam nas tetas do governo petista?

  3. ESSES AI TEM CONHECIMENTO DA HISTORIA DESTE BRASIL NAO E O POVO DA UDN QUE ERA O PARTIDO LIBERAL AGORA E A MESMA COISA MAIS E O PSDB QUE PERDEU A ELEIÇAO E AGORA FICAR LEVANDO ODIO.

  4. Antropofagia.

    Artista,escritores,arquitetos,músicos,protestaram contra a valorização extrema das artes estrangeiras em detrimento a brasileira, os mesmos revindicavam as artes nativas do povo brasileiro que era excluída pelo governantes da década de XX,cuja rais do período Imperial.

    Osvaldo de Andrade,Mário de Andrade e outros liderou este manifesto na semana da arte moderna em São Paulo,1922. A mensagem que o Bispo Sardinha, foi devorado pelos índios,os canibais. (1663,livro II,17,p.168)

    O significado do manifesto,justamente que a arte nativa vinha sendo devorada por
    artistas estrangeiros, dai então o nome;antropofagia.

    Vejam só, que duas gerações de artistas extremamente de olhar diferente; os artistas do passado e vive extremamente no presente se preocupa com o Brasil,com
    as raízes do povo brasileiro.

    O quanto,os artistas acima retratado no texto; “em defesa da democracia,contra a derrubado do governo Dilma.”

    “Impeachment de Dilma não se figura como golpe. Golpe é fratura da constituição,
    é querer empurrar uma solução goela abaixo da população.”

    “A legitimidade de um presidente depende de dois fatores; sua investidura e do exercício do cargo,a voz das urnas não é suficiente. Há também o exercício,o presidente tem que se legitimar o tempo todo,se deslegitimar,perde o cargo,nos artigos 85 e 86 da constituição federal.”

    Carlos Aires Brito,pensador,ex-ministro do Supremo Tribunal Federal.

    O que se pode afirmar deste manifesto dos artistas em tela,os mesmos querem antropofagia do povo brasileiro em defesa da Venezuela,Cuba,esta já vive outro momento,o que os mais médicos devem irem pra América, Argentina que vive outro momento,só resta a Venezuela,corra logo,a mesma tá voltando para o povo.

    Os ideias de liberdade,igualdade,fraternidade é nato da humanidade,porem,este manifesto está extremamente fora da realidade,as ideias acima, envergonha o povo
    brasileiro, contudo,merece respeito por ser nato a livre manifestação do ser humano.

    O “governo” do PT quer fazer com 2OO4 milhões da população brasileira antropofagia.

    Dom Pero, Fernando Sardinha.1496-1556.

    Autor.Simão Vasconcelo,Chronica da Companhia de Jesus. Brasil

  5. Ninguém quer perder a boquinha !!! que argumento raso e triste.
    Quem acha que todas as pessoas tem preço, que todo mundo se vende, que todos que se opõem às aberrações antidemocráticas que estão acontecendo no Brasil são defensores do governo ou seus beneficiários diretos, vive numa lógica niilista e consequentemente não deve acreditar nem em si mesmo. Por certo se vê como produto de mercadinho, abandonado numa gôndola qualquer, ressentido por não ter sido arrematado. Ou não? considera-se o único ser virtuoso e incorruptível da república?
    Meus pêsames para todos que compartilham desse tipo de pensamento.

  6. Oa brasileros que estão nas ruas e que representam mais de 90% da poopulação gritando o fora Dilma, Fora Lula e Fora PT é que podem falar e exigir democracia, não essa turma agarrada ao PODER, e cujo governo de há muito vem tramando um golpe contra ela. As milicias formadas e apelidadas de “movimentos sociais”” tudo gigolô dos recursos públicos, pois estimulados e financiados pelo erário através de alguns dos seus orgãos e ongs especializadas nesse “ofício”. Que venham quente que a população acordou e está fervendo!

  7. Estão fazendo “feira” em Paris?

    Estão morando nos EUA e apenas fazendo um “turisminho básico” na “terrinha provinciana” pra defender o autodidata que sabe tudo?

    Sugiro que eles façam um manifesto solicitando aos ‘mininus’ do Estado Islâmico ( como ‘lula’ denominou os representantes do Ministério Público) paz no mundo e encaminhem conjuntamente, um coelhinho e uns ovinhos de chocolate.

    Le bon vivant.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *