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Matéria publicada hoje no jornal A Tarde:

ELIZABETH LOPES E CAROLINA FREITAS Agência Estado, São Paulo

Antes do início da batalha nas urnas, a eleição presidencial de 2010 já movimenta um verdadeiro exército de militantes petistas e tucanos, que decidiram trocar a panfletagem nas ruas pela Internet.

A disseminação das redes sociais e o crescimento do número de internautas no País, hoje em torno dos 65 milhões, tornam a grande rede uma ferramenta essencial na elaboração das estratégias de campanha para as eleições 2010.

Para não perder terreno nessa batalha, o PSDB lança nesta segundafeira um megaportal (www.tucano.org.br) seguindo os conceitos da web 2.0 – com conteúdo em texto, áudio e vídeo, espaço para chats e links para a página do partido em redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook – em um ambiente colaborativo.

“Precisamos reunir o nosso exército para enfrentar este novo momento virtual e o tucano.

org.br será a porta de entrada dos nossos militantes”, afirma César Gontijo, secretário-geral da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo e um dos idealizadores do novo portal tucano.

“ GUERRA” – Na avaliação do Gontijo, o PT saiu na frente no que ele classifica de “guerra cibernética contra os tucanos”. Ele cita, por exemplo, que se for feita uma busca no YouTube com os nomes de Dilma Rousseff (PT) e de José Serra (PSDB), pré-candidatos à sucessão do presidente Lula, os primeiros resultados dos vídeos da petista são altamente positivos e favoráveis. E com Serra, ocorre o inverso, com vídeos desfavoráveis e negativos. “Nossa ação não será de ataque ou revide, mas sim propositiva”, informa o secretário-geral. Gontijo diz que o novo portal não foi criado apenas com foco nas eleições 2010. “Estamos acompanhando uma tendência natural de interatividade e queremos também melhorar um dos grandes desafios do partido, que é a comunicação”, destaca.

Além da interatividade e do acesso às redes sociais, o novo portal traz também a ’tucanopedia’, que funcionará da mesma forma que a Wikipedia e exibirá o perfil dos filiados, a TV tucana, que exibirá programas ao vivo e abrirá espaço para perguntas dos internautas, um mapa interativo e um extranet para os cerca de 150 mil filiados no Estado.

SEM MEDO – Tanta novidade no flanco tucano parece não alarmar os petistas. Questionado sobre o lançamento do megaportal do PSDB, o secretário nacional de Comunicação do PT, Gleber Naime, adianta que a legenda tem planos de melhorias permanentes e graduais de sua comunicação via portal e redes sociais, sem entrar em detalhes. Para disseminar o nome de Dilma Rousseff até o pleito do ano que vem, o PT quer apostar na militância do ’mundo real’. “ O PT vê os novos instrumentos de comunicação como meios, não como um fim, nada substitui a ação humana”, argumenta Naime, reconhecendo, contudo, que “a Internet e as redes sociais são meios mais ágeis e baratos para informar e trocar infor mação”.

Segundo o secretário de Comunicação petista, a sigla não tem assessoria especializada em marketing digital e as ações de seus militantes na Internet, que na visão de especialistas da área potencializam na rede as ações negativas de Serra, são “realmente espontâneas”.

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