Tempo de leitura: < 1 minuto

Médico Rafael Andrade, coordenador do mutirão, durante encontro com agentes.
Médico Rafael Andrade, coordenador do mutirão, durante encontro com agentes.
Agentes comunitários de saúde de Itabuna terão uma participação expressiva no Mutirão do Diabético deste ano.Na segunda, cerca de 400 agentes participaram de um encontro com o coordenador do mutirão, Rafael Andrade, no qual foram definidas as estratégias de trabalho. “Por atuarem diretamente na comunidade, visitando todas as moradias, de forma permanente, eles exercem um papel fundamental não apenas no acompanhando dos casos de diabetes, como também na orientação das pessoas, já que um dos grandes pilares da campanha é a prevenção”, afirma o médico.

Para ele, o engajamento dos agentes comunitários, incentivados pela Secretaria de Saúde de Itabuna, amplia as ações do Mutirão do Diabéticos, que a cada ano ganha uma nova dimensão. A coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, enfermeira Margarida Novaes, destacou a importância do Mutirão. “Os agentes comunitários são o elo entre a comunidade e o sistema de saúde e têm um papel importante. Farão a triagem nas próprias residências, encaminhando os casos que precisam de atendimento ao mutirão”.

Margarida ressalta ainda que além da participação efetiva no mutirão, os agentes fazem um trabalho importante de orientação sobre dietas, atividades físicas, utilização de medicamentos no pós-mutirão, “dentro de uma proposta de integralidade, que envolve promoção, prevenção e proteção”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *