Tempo de leitura: 2 minutos

Aulas na Uesc devem ser retomadas somente em janeiro   (Foto Robson Duarte).
Aulas na Uesc devem ser retomadas somente em janeiro (Foto Robson Duarte).
A reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) emitiu nota, ontem à noite (16), em que estabelece a retomada das atividades letivas na próxima segunda (19). As aulas recomeçam depois de quase dois meses de ocupação do campus contra a PEC 55 – que congela investimentos públicos por até 20 anos – e a reforma do Ensino Médio. A ocupação na Uesc começou em 25 de outubro.

A reitora Adélia Pinheiro também informa que haverá aula no período de 2 a 10 de janeiro. A decisão sofre críticas dos centros acadêmicos de vários colegiados (confira abaixo).

Segundo o comunicado , um novo calendário acadêmico será definido pelo Conselho do Ensino (Consepe) no início de Janeiro.

REAÇÃO

Os centros acadêmicos de vários cursos defendem – e recomendam – que a retomada das aulas ocorra somente em 2 de janeiro. Argumentam, dentre outros fatores, que o retorno ocorreria na semana de recesso natalino e “de forma repentina”, o que inviabilizaria o rendimento para o período mencionado pela reitora.

Dentre os centros que já se posicionaram, conforme apuração do PIMENTA, estão os dos cursos de Física e Biomedicina.

Abaixo, confira a nota de esclarecimento da reitoria da universidade.

Nota de Esclarecimento da Reitoria à Comunidade Acadêmica

Informamos à Comunidade Acadêmica que, com o encerramento do movimento de ocupação da UESC, haverá o retorno imediato as atividades letivas, conforme previsto em Calendário Acadêmico 2016 em vigor, aprovado pelo CONSEPE , que prevê os dias de 19 a 23 de dezembro de 2016 e 2 a 10 de janeiro de 2017 como período letivo.

Considerando que a interrupção do período acadêmico de graduação alcançou 44 dias letivos (contados de 25 de outubro até 17 de dezembro), nos próximos dias, as Pró-Reitorias, Secrege, Departamentos e Colegiados envidarão esforços para elaborar a proposição de novo calendário acadêmico a ser submetida ao CONSEPE, em reunião extraordinária, a ocorrer nos dias iniciais de janeiro de 2017. A minimização dos prejuízos à Comunidade Acadêmica, em especial aos concluintes, bem como o respeito aos interesses institucionais e da sociedade nortearão os trabalhos, na firme expectativa da melhor decisão colegiada.

Defendendo, por princípio, o diálogo democrático e o reconhecimento de que estudantes universitários estão em processo formativo, honrando o compromisso que sempre norteou a relação respeitosa, bilateral, entre esta Reitoria e o Diretório Central dos e das Estudantes, reconhecendo ainda a representação legítima do segmento estudantil, reafirmamos o documento encaminhado ao DCE no dia 24 de novembro, contendo a formalização das proposições e considerações da Administração Superior da Universidade sobre as demandas internas.

A Administração Superior reitera a sua atuação responsável no exercício da autonomia universitária e defesa da competência dos Conselhos Superiores, preservando o compromisso de manter a qualidade das atividades de ensino, pesquisa, extensão e da assistência estudantil, em prol da missão institucional e do interesse público.

Ilhéus-Bahia, em 16 de dezembro de 2016.

Administração Superior da Universidade Estadual de Santa Cruz

6 respostas

  1. Os de História e de Economia também se posicionaram contra o retorno imediato.
    Porém, no final das contas vai ficar a critério de cada professor, no meu caso, alguns professoresdarão aula já essa semana, outros já avisaram que só retornanm em Janeiro.
    Outros casos foi o contrário, alguns professres darão aula essa semana e não comparecerão na primeira semana de janeiro.

  2. Tinha que haver o cancelamento do semestre. Vai ficar tudo bagunçado novamente, os alunos é quem mais sofre com essa bagunça que darará por pelo menos mais 2 semestres consecutivos.

  3. Tinha que haver o cancelamento do semestre. Vai ficar tudo bagunçado novamente, os alunos é quem mais sofre com essa bagunça que se dará por pelo menos mais 2 semestres consecutivos.

  4. O pior é que já há uma pré-definição de férias dos Docentes em Janeiro e Fevereiro.

    Na verdade, antes de paralisar as atividades de uma Universidade, é necessário que se tenha mais responsabilidade.

    Hoje tudo é motivo para parar, sem antes mensurar as consequências dos atos!!!

    Como a grande maioria de alunos e Professores são omissos, aí a “minoria do barulho” reina absoluta, …!!!

    Isto é uma vergonha, …!!!

  5. Por favor, avisem a Magnifica Reitora que a ocupação começou em 24/10, quando os alunos do noturno foram impedidos de adentrar às instalações da universidade. Ela anda desinformada! Também concordo que o semestre deveria ser cancelado. Não há muito o que fazer, já estamos prejudicados e muito.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *