Tempo de leitura: 2 minutos
Palocci desfere petardo contra o ex-presidente Lula || Fotomontagem Gazeta
Palocci desfere petardo contra o ex-presidente Lula || Fotomontagem Gazeta

Uma semana depois de a executiva do PT de Ribeirão Preto (SP) aprovar, por unanimidade, abertura de procedimento para expulsão de Antonio Palocci da legenda, o ex-ministro dos governos Lula e Dilma encaminhou hoje (26) à presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann (PR), uma carta em que pede desfiliação do partido e acusa Lula de “sucumbir ao pior da política”.

No documento de quatro páginas, Palocci, que negocia acordo de delação premiado com o Ministério Público Federal, reiterou as acusações feitas em depoimento ao juiz Sérgio Moro no dia 13 deste mês e ainda sugere que o PT firme um acordo de leniência “reconhecendo as graves falhas e enfrentando a verdade”.

“Estou disposto a enfrentar qualquer procedimento de natureza ética no partido sobre as ilegalidades que cometi durante nossos governos, as razões e as circunstâncias que me levaram a estes atos e, mesmo considerando a força das contingências históricas, suportar pessoalmente as punições que o partido julgar cabíveis”, diz trecho do documento.

Na carta, Polocci, que ajudou a fundar o PT, diz que recebeu o procedimento de expulsão com “estranheza”. “Enquanto os fatos me eram imputados e eu me mantive calado, não se cogitava minha expulsão. Ao contrário, era enaltecido por um palavrório vazio. Agora, que resolvo mudar minha linha de defesa e falar a verdade, me vejo diante de um tribunal inquisitório dentro do próprio PT. Qual critério do partido?”, questiona.

No documento, o ex-ministro pergunta ainda até quando os correligionários acreditarão “na autoproclamação do ‘homem mais honesto do país’ enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Institulo Lula são atribuído à dona Marisa?”, em referência ao ex-presidente.

“Quero adiantar que, sobre as informações prestadas (compra do prédio para o Instituto Lula, doações da Odebrecht para o PT, ao Instituto Lula, reunião com Dilma e Gabrielli sobre as sondas e a campanha de 2010), são fatos absolutamente verdadeiros. Situações que presenciei, acompanhei ou coordenei, normalmente junto ou a pedido do ex-presidente Lula. Tenho certeza que, mais cedo ou mais tarde, o próprio Lula irá confirmar tudo isso, como chegou a fazer com o mensalão”, afirma Palocci.

O ex-ministro ainda questiona a relação do PT com seu principal líder. “Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso, ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade? Chegou a hora da verdade para nós”.

OUTRO LADO

Para a defesa do ex-presidente Lula, os “ataques inverídicos” contidos na carta de Palocci ao PT são uma tentativa do ex-ministro de facilitar a assinatura de acordo de delação premiada. Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos da Lava Jato na primeira instância, Lula afirmou que o ex-ministro da Fazenda de seu governo mentiu para conseguir os benefícios de uma delação premiada. O ex-presidente disse ainda que teria ficado “com pena” de Palocci. Da Agência Brasil.

2 respostas

  1. Palloci sucumbe à narrativa dos procuradores políticos com Direito enviesado pretendendo suavizar seus próprios crimes. De início espera-se que ele falasse sobre bancos, empreiteiras e grandes empresários sonegadores e corruptores da nação. Amedrontou-se, ou foi ameaçado e então mudou a narrativa.Há quase um ano ele ameaçou falar dos grandes criminosos (bancos, etc). MORO não aceitou a delação premiada, na época. Queria que ele falasse de LULA.Então, vamos falar do que me pedem. Comportamento sujo, dúbio, missa encomendada, desfaçatez e engano para a sociedade.Enquanto isso…

  2. Na visão de Lula Ladrão,quem não é aliado do próprio marginal é um analfabeto político,o ex-Ministro da Fazenda e Casa Civil,se tornou um analfabeto político,
    este comentarista se tornou um analfabeto político.

    Vendia boné,camiseta,chaveiro,bandeira e outras bugigangas e apoiar feito um cego
    a gângster é exímio político,que desfaçatez não ter discernimento de honesto e o
    desonesto,da ética e da moral da imoralidade e desonra,do certo e do errado.

    Politica é visão crítica de mundo,ver além da imaginação que busca pluralidade de ideias na busca de compreensão e convivência harmoniosa com múltiplas ideias
    e pensamentos no espaço e tempo.

    O quanto ideologia é uma poção de imbecis e único pensamento endeusando um
    indivíduo,não admite uma outra ideia e nem se quer outro pensamento,esses são os alienados e cegos,são os defuntos e pensam que vivem,é desta maneira que estes indivíduos analfabetos de pai quer impor esta ideologia no Pais.

    Exemplo: Cuba,Coreia do Norte e Venezuela,o eixo da retórica nazista,”quem não for aliados serão aniquilado” Adolfo Hitler,o analfabeto de pai e mãe.1889-1945.
    Aqui pra nós,a história dos facínoras sempre são analfabetos de pai e mãe,exemplo, de Lula da Silva.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *