Tempo de leitura: 2 minutos

Projeto educacional é instalado em hospitais de Itabuna

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna assinou convênio com a Secretaria de Educação da Bahia para instalação do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (Sarahdo). O serviço será implantado para pacientes da quimioterapia, radioterapia e hemodiálise dos Hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. Os dois hospitais serão os primeiros filantrópicos no estado que contarão com o serviço.
Sob a coordenação pedagógica da psicopedagoga, Veruska Poltronieri, o Sarahdo garante ao paciente o direito a educação, trazendo mais humanização ao tratamento. “O atendimento é adaptado às necessidades do paciente e mediado pelo atendimento didático-pedagógico e psicopedagógico, buscando assegurar o que diz a Constituição Federal, quando especifica que o internamento hospitalar não pode afastar o paciente do processo de aprendizagem”, observou.
O superintendente de políticas da educação básica do Estado, Ney Campelo, explicou que com implantação do serviço há ganhos significativos para a população. “Criamos o programa para cuidar das pessoas em um momento difícil, fazendo com que a educação seja verdadeiramente inclusiva. Este projeto vem como um novo desafio de levar a educação para onde o estudante estiver, seja em sala de aula, em casa ou no hospital. É a escola ampliando os seus espaços por meio do acompanhamento, do acolhimento e, principalmente, da verdadeira inclusão”,afirmou.
Para o diretor administrativo da Santa Casa de Itabuna, André Werman, o Sarahdo trará ganhos imensuráveis, principalmente para os pacientes. “ A hospitalização é um processo difícil que se potencializa quando o tratamento é demorado. O projeto traz um novo conceito de educação que vai até o aluno/paciente, dentro das possibilidades cognitivas dele e isso é cuidar de pessoas. E incorpora-se perfeitamente a nossa missão institucional que é servir com excelência a experiência do cuidar”, disse.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *