Tempo de leitura: 2 minutos
Eleitores sofrem para fazer o cadastramento biométrico em Itabuna|| Foto Celina Santos

Faltando menos de um mês do prazo final para o cadastramento biométrico obrigatório em Itabuna, mais de 85 mil eleitores não fizeram o procedimento no município. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA), do total de 78.902 pessoas inscritas na 27ª zona, somente 37.920 atenderam a convocação até quarta-feira (23). Outras 40.982 ainda precisam regularizar a situação.

Na 28ª eleitoral, são 75.641 eleitores inscritos e 30.114 fizeram o cadastramento biométrico. Outros 45.493 não tinham feito ainda o procedimento obrigatório. Os dois cartórios estão atendendo uma média de 500 eleitores por dia. O TRE-BA anunciou que instalaria um posto de atendimento para atender a demanda, mas esta quinta-feira (24) não cumpriu a promessa.

Caso a unidade não seja instalada, a Justiça Eleitoral chegará no dia 22 de fevereiro sem cadastrar nem 50% dos eleitores que ainda faltam. Nos últimos dias, os eleitores têm chegado aos cartórios  ainda na madrugada e muitos se queixam que não conseguem a senha para o atendimento. Quem consegue reclama da falta de estrutura no local.

Na terça-feira (22), o PIMENTA fez contato com a Assessoria de Comunicação do TRE-BA para questionar as queixas dos eleitores. Um dos jornalistas solicitou que as perguntas fossem encaminhadas por e-mail, o que foi feito, mas até o fechamento desta matéria não foi enviada as respostas.

Além de Itabuna,  são atendidos eleitores de Itapé e Jussari no espaço apertado e com pouca ventilação. Os votantes nos dois municípios estão inscritos na 27ª Zona Eleitoral. De acordo com dados do TRE-BA, dos 9.570 eleitores aptos em Itapé, cerca de 2.900 ainda não compareceram para fazer a biometria. Em Jussari, pouco mais de mil dos 4.874 inscritos fizeram o procedimento. Ou seja, quase 80% ainda não atenderam a convocação.

0 resposta

  1. Pimenta,responda: por que nas filas de recadastramento só vemos pessoas das classes mais pobres? Os demais não precisam ou têm atendimento VIP ou compareçam antes da demanda?

  2. Acho um absurdo a pessoa chegar no cartório as 09:00 da manhã e não tem mais nenhuma ficha para ser entregue sendo que começa a entregar as fichas as 8:00 da manhã fica a pergunta que dentro de 1:00 eles entregam 500 e quando você olha no local não tem 500 pessoas no local.

  3. Se só teremos eleições dos próximos ladrões em 2020, porquê o prazo para recadastramento biométrico só vai até fevereiro de 2019?????

  4. Em dezembro fiz meu cadastro em 15 minutos. As vezes nós(povo) não valorizamos o início do prazo dessas questões burocráticas e deixamos para ultima hora. Alertei familiares e amigos, alguns foram logo outros não… é hora de colher.

  5. Cobram obrigatoriedade, mas não tem organização e estrutura para receber a população. O agendamento no site não tem a opção para Itabuna. Ou seja, a população tem que se aventurar para conseguir uma ficha, absurdo isso, não vou me aventurar. Vergonha de viver nesse país com o serviço público caro e de péssima qualidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *