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Hospital ilheense amplia número de atendimentos em julho || Foto Divulgação

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) está estruturado para atender a demanda espontânea na unidade de emergência e também prestar atendimento ambulatorial na parte de regulação a pacientes das regiões pactuadas, de patologias clínicas e cirúrgicas da população adulta.

De acordo com o cardiologista Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, de fevereiro até o momento, o hospital obteve avanços e está ampliando o nível de especialidades disponíveis ao público. “Hoje temos mais de doze especialidades a contar da cardiologia, ginecologia, cirurgia plástica, dermatologia, cirurgia geral, anestesia, ortopedia, cirurgia do aparelho digestivo, dentre outras”.

O HRCC, além de qualificar tecnicamente a sua equipe, implantou outros serviços especializados, o que permitiu aumentar a complexidade das cirurgias ortopédicas e o número de cirurgias gerais. Nessas duas especialidades, já foram realizadas em torno de 400 cirurgias eletivas, fora os procedimentos cirúrgicos de urgência.

Até fevereiro deste ano, a média de atendimento no hospital girava em torno de 3.500 pacientes por mês. Agora em julho, o número de atendimentos na urgência foi de 4.400 pacientes, oriundos de 168 municípios da Bahia, que vieram regulados ou através da entrada de emergência.

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, destaca que o Hospital Regional Costa do Cacau é um investimento feito pelo Governo da Bahia e beneficia milhares de pacientes com serviços que são referência. “O Hospital Regional Costa do Cacau é referência em saúde pública, com a realização, inclusive, de procedimentos que muitas vezes não são realizados em instituições que atendem convênios e particulares da Bahia”.

Hoje são feitas, mensalmente, no HRCC mais de 600 cirurgias, entre elas as de alta complexidade, como embolização da má formação da artéria venosa (MAV) e implante de marcapasso com desfibrilador/ressincronizador.

Na unidade está estabelecido um programa contínuo de qualificação, através do seu Núcleo de Educação Permanente em Saúde, para seus profissionais. Recentemente, um dos treinamentos realizados teve como preceptor o cardiologista e ecocardiografista Dalton Barros que atua no Hospital das Clínicas e no Hospital Sírio-libanês, em São Paulo.

Para Almir Gonçalves, “todas as atividades desenvolvidas demonstram que, a cada dia, a instituição está incorporando tecnologia dos grandes centros, trazendo uma assistência com a maior qualidade, aliando tecnologia de ponta e atendimento a todos os pacientes do Hospital Regional Costa do Cacau”.

AVALIAÇÃO

Para o paciente Ildelson Bandeira dos Santos, morador de Ubaitaba, que realizou uma cirurgia cardíaca, passou pela UTI e está enfermaria, o atendimetno no HRCC é excelente. “O atendimento pra mim é ótimo, igual aqui, não tem não, se não fosse Deus e a equipe desse hospital teria morrido. Cheguei aqui não tinha quase chance pra mim, o coração só balançava um pouquinho. Foi minha felicidade ter vindo pra cá”

Lúcia Helena, filha da paciente Sônia Mariza Malta, disse que há três dias a mãe retornou ao hospital, por causa da glicose muito alta. Ela garante que a mãe teve toda atenção dos profissionais. “Minha mãe estava quase inconsciente, mas hoje ela tem um outro quadro, foi bem medicada, bem tratada, de hora em hora vem um técnico, a enfermeira, saber como ela está, a nutricionista, todo mundo dá muita atenção, eu estou muito agradecida ao hospital”.

Júlia Maia Ribeiro, filha da paciente Maria Souza Silva, internada na UTI, também avaliou o atendimento no HRCC como positivo. “Eu acho que o atendimento está bom, segunda vez que eu venho aqui. Na hora que a gente chega, é bem recebida, sim e bem conduzida. Está tudo bem por aqui”.

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