Tempo de leitura: 3 minutos
Advogada é vítima de Fake News

Uma advogada de Itabuna contou, nesta segunda-feira (7), em rede nacional, o drama que tem vivido depois que criminosos usaram fotos dela para espalhar fake news. Thatiana Poncino relatou, no programa Encontro com Fátima Bernardes, na TV Globo, que usaram fotos dela do Instagram para montagem e distribuição de imagens pornográficas.

Thatiana Poncino disse que criminosos usaram fotos de mulheres, com as características dela, fizeram a montagem e espalharam pela internet. Os bandidos misturaram fotos reais, do dia a dia  da advogada,no lazer com a família e no trabalho, inclusive em audiências no fórum, com imagens de outras mulheres, sem roupa, muito parecidas com ela.

Em pouco tempo, as imagens ganharam o mundo. O conteúdo foi publicado em mais de 50 endereços na internet. “Usaram as imagens intercaladas.Uma foto minha fazendo júri e uma de nudez (de outra mulher), outra imagem minha em momento de lazer, seguida uma foto de uma mulher nua. Para induzir ao erro mesmo e provocar o compartilhamento das imagens” explicou.

Os bandidos usaram títulos como “advogada baiana caiu na rede” e “Fotos Caseiras de Thatiana Poncino caíram na internet”. Com isso, conseguiram fazer com que milhares de pessoas ficassem curiosas pelo conteúdo. A advogada contou que, de repente, muita gente apareceu pedindo para ser adicionada em suas redes sociais.

A advogada Thatiana Poncino narrou também que passou a receber centenas de mensagens, a maioria ofensiva. Tempo depois descobriu que existia até linchamento virtual, pois muitas pessoas acreditavam que era Thatiana, sem roupa, nas imagens adulteradas. Ela relatou que, quando descobriu as imagens fraudadas e repercussão sobre o caso, ficou devastada.

REDES SOCIAIS

O PIMENTA também teve acesso ao relato de Poncino nas redes sociais. “É uma situação que entristece, que machuca e que me faz refletir diariamente sobre a maldade humana. Mais uma vez estão circulando na internet fotos de mulheres anônimas nuas juntamente com fotos das minhas redes sociais. O responsável pela montagem cortou a cabeça de mulheres despidas e as enviou juntamente com fotos minhas do Instagram, no intuito de induzir aqueles que as recebem a acreditar que sou eu nas imagens de nudez”, disse a advogada.

Ela acrescentou que “não sou eu nessas fotos! Nunca fotografei sem roupa, não pretendo e não vejo problema nenhum em quem gosta desses registros, só não é o meu caso. Se coloque em meu lugar, e se imagine sendo vítima dessa conduta criminosa. Se imagine querendo dizer ao mundo que ali não é você, querendo se justificar, desvincular sua imagem daquelas fotos, sem conseguir. A propagação de conteúdo pela internet é veloz e feroz”, escreveu em seu perfil nas redes sociais.

A advogada disse ainda “recebi milhares – sem exagero – de mensagens de toda a parte do Brasil, do Chile, Argentina, Bolívia, México… Sim, isso foi muito longe! Mensagens das mais bem intencionadas às mais grotescas. Boa ou ruim, cada mensagem lida me fazia reviver toda a situação, e era como uma facada em meu peito”, pontuou Thatiana.

A Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Itabuna, emitiu uma nota de repúdio contra a veiculação das imagens falsas ligadas à advogada Thatiana Poncino. O crime contra a advogada está sendo investigado pelo Ministério Público da Bahia e Polícia Civil do Estado. Redação do PIMENTA

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *