Tempo de leitura: < 1 minuto
Chegou a hora de vacinar contra a febre aftosa

Os criadores de bovinos e bubalinos devem vacinar cerca de 87 milhões de animais, durante a nova etapa de vacinação contra a febre aftosa, iniciada na maior parte do país, na sexta-feira (1ª). Atualmente o rebanho total do país é de 216 milhões de cabeças.

A maioria dos estados deve vacinar animais com idade de até 24 meses, com exceção dos estados do Acre, Amapá e Espírito Santo, que precisam imunizar o rebanho de todas as idades, conforme o calendário nacional de vacinação contra a aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Esta fase de vacinação é histórica, já que será a primeira vez, desde a instituição das etapas de imunização no país, que o estado do Paraná não irá vacinar seus animais, seguindo o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

O programa prevê a ampliação gradual de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país. Além do Paraná, o estado de Santa Catarina, uma zona livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007, não participa desta etapa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *