Tempo de leitura: 2 minutos

Audiência será no auditório da FTC, na Praça José Bastos || Foto Divulgação
As dificuldades das pessoas com deficiência em Itabuna para ter acesso ao passe livre no transporte coletivo urbano e a legalidade do Decreto Municipal 13.030/2018 serão abordadas na audiência pública promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), no próximo dia 4 de dezembro. O debate está marcado para as 14h, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), no Centro.

De acordo com a defensora pública Elen Sallaberry Pinto, que está à frente do caso, a audiência é uma das medidas do Procedimento de Apuração de Dano Coletivo (Padac), instaurado pela Defensoria há quatro meses para investigar todas as denúncias e irregularidades apontadas pela população.

– As pessoas com deficiência estão vindo até a Defensoria para relatar que o direito ao transporte coletivo gratuito está sendo constantemente violado. Já temos muitos casos sobre a recusa nos pedidos de obtenção do passe livre, com justificativas que vão desde a falta de documentos até a alegação de inexistência da deficiência – contou a defensora, que conduzirá a audiência.

Em junho deste ano, a Defensoria promoveu um encontro com representantes dos movimentos sociais ligados à assistência e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Os relatos foram unânimes: as novas regras estabelecidas pelo Decreto Municipal 13.030, de 17 de agosto de 2018, trouxeram diversos problemas e impasses na obtenção e utilização do passe livre.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *