Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma professora com 27 anos de serviço foi demitida pela prefeitura de Uruçuca, sob a alegação de abandono de serviço. E a demissão ocorreu apesar da educadora estava de licença médica e ter estabilidade sindical como representante do núcleo da APLB-Sindicato no município.

A professora Divaritana Santos diz que todo o processo de demissão foi ilegal e acredita que o ato do prefeito Moacyr Leite se trata de uma retaliação à sua postura como líder sindical em Uruçuca. O município abriu dois processos administrativos para tentar afastá-la, sustenta Divaritana.

A educadora afirma que a comissão que o afastou nem mesmo deu direito de defesa durante a investigação. “A ordem dele era demitir, pois não fui submissa, não concordei com tudo que ele queria [para a categoria dos professores]“.

Divaritana assegura que vai recorrer judicialmente contra a decisão considera arbitrária, ilegal. E enfatiza que não teve nem mesmo acesso ao processo administrativo que resultou em sua demissão.

0 resposta

  1. O governo Moacyr Leyte revive em Uruçuca, os aureos tempos da ditadura militar. A professora Divaritana, ex-aliada, foi massacrada, humilhada e o pior destituida dos seus direitos financeiros pelo déspota e prepotente prefeito e presidente da Amurc. Vivemos no século 21 e ainda existem canalhocratas dessa extirpe, na minha querida terra natal. Soube por um blog local que demitiu o secretário mais eficiente do alto escalão, o sr. Fernando Filgueiras, por fofoquinhas e ciúmes dos demais. Tenho acompanhado alguns blogs locais e pelos comentários a cidade, após a posse desse cidadão ditador, está virada de cabeça para baixo. Quando morei em Uruçuca, quatro ou cinco anos atrás a cidade era outra. Esse cara é muito desumano, não tem alma, nem Deus no coração. Para um político que tem 29 processos na justiça federal, por desvios de verba pública, não poderia acontecer outra coisa.
    José Carlos Silva Brito – Pontal – Ilhéus

  2. Em primeiro lugar parabéns a reportagem. A Mídia é uma arma forte! Companheira, é triste preceber que de todas as formas a luta sindical sempre foi retaliada por esses prefeitos TRUCULENTOS e CORRUPTOS. Não basta lembrar do art. 5º, inciso LV e/ou do art. 93 inciso IX da Constituição Federal do Brasil que fala do direito de defesa e de torna público os julgamentos. Nos discursos nós somos retados!!! Pois prefeito que trabalha não persegui. O que me impressiona é achar advogado que não respeita a ética e cumpri todas as truculencias para não perder o emprego! Não adianta, pois iremos apresentar essa materia na proxima assembleia, nas conversas de ruas, na hora da feira VAMOS GRITAR!!! Lembrando que é mais um golpe fulminante que sofremos, enquanto sindicalista. ora nos tira a vida (Porto Seguro), ora nos ceifa de forma social. Covarde! O triste é ver muitos “coronéis”, muitas viúvas da direita que ainda pensam que estam no comando. EXECUTIVO é para cumprir a LEI! E não para fazer o que quer. Espero que o PIMENTANAMOQUECA não deixe-nos desinformados dessa luta. Companheira LUTE, GRITE A TODOS E CONTE CONOSCO. Como nós temos assento no CAPPA – Conselho de Acompanhamento do Plano PluriAnual do Estado da Bahia, Território da Cidadania – LITORAL SUL – faremos ZUADA! comunicaremos a Todos! Nós somos a APLB nesta Bahia de Todos nós. Axé! “Um mais um é sempre mais que dois”.

    Deoclides Vasconcelos Santos Neto
    Coordenador Sindical da APLB de Jussari.

  3. Uruçuca elegeu SADAM, foi???

    Que Vergonha esse Moacyr, viu…

    Isso é TIRANIA.

    E OS DIREITOS A AMPLA DEFESA, O CONTRADITÓRIO, E O DEVIDO PROCESSO LEGAL GARANTIDOS PELA CONSTITUIÇÃO?

    ESSE É O PRESIDENTE DA AMURC???

  4. A mim parece que dos varios processos a que responde, esse arremedo de politico deve terse defendido em todos, entao na pior das hipoteses, mesmo nao concordando com o episodio, esse grande mentecapto deveria ter dando o direito de oitiva e nao o de defesa pois a mesma esta protegida pela lei, (licenca medica); pois.

  5. PRESIDENTE DA AMURC DEMITE DIRIGENTE SINDICAL EM URUÇUCA

    A APLB/Sindicato vem de público repudiar as atitudes antidemocráticas do prefeito Moacyr ao demitir a presidente do Núcleo Sindical Professora Divaritana, com 27 anos de serviços prestados a Uruçuca, revelando ser um político perverso, perseguidor e ditador.
    A APLB/Sindicato continuará lutando para garantir os direitos dos Profissionais em Educação e denunciando as práticas abusivas do Governo Municipal, na esperança de construir uma educação de qualidade para o povo de Uruçuca.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *