Moradores da Califórnia são submetidos a testes rápidos || Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna aplicou testes rápidos para detecção do novo coronavírus (Covid-19) entre moradores da Califórnia nesta quinta (19). Dos 393 moradores submetidos ao teste, 90 apresentaram resultado positivo para o vírus, o que corresponde a 22,9%. A ação abrangeu moradores e comerciantes e comerciários da localidade, uma das mais populosas de Itabuna.

Dos 90 pacientes com o covid-19 ou que tiveram contato com o vírus, 31 apresentaram Anticorpos IgM, 35 IgG e 24 IgM e IgG. Outros 303 pacientes apresentaram resultado negativo para o Covid-19.

Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo. Ou seja, se já teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG). É indicado para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos.

De acordo com a diretora de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, a ação de testagem rápida no Califórnia foi semelhante à executada, recentemente, na Feira Livre do São Caetano. Lá, foram realizados 428 testes, sendo 100 positivos e 328 negativos.

ÁLCOOL EM GEL, MÁSCARA E LAVAGEM DAS MÃOS

A diretora de Vigilância da Saúde faz um apelo à população para que fique em casa. “Itabuna vive um momento crítico por conta da falta de leitos para o tratamento da Covid-19. Precisamos fazer a nossa parte”, recomendou.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém a orientação à população para que aglomerações sejam evitadas, haja higiene pessoal e lavagem das mãos com sabão em água corrente, uso de máscaras e álcool gel a 70%.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *