Marão (de laranja) firmou compromisso com servidores em 2022 || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Ilhéus (Sinsepi) convocou assembleia geral extraordinária para a próxima quarta-feira (17), às 16h30min, na sede da instituição, localizada na Rua Carneiro da Rocha, no Centro. Na oportunidade, será votada a proposta de paralisação,  por 24h, como forma de cobrar o plano de cargos e salários da categoria.

A implementação do plano de carreira é compromisso do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), com os servidores, firmado no dia 16 de setembro de 2022 (relembre). Como o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 foi enviado à Câmara de Vereadores sem o estudo de impacto financeiro do plano, requisito para sua aprovação, os trabalhadores decidiram cruzar os braços, por 24h, em novembro passado.

Ao invés de negociar com o Sindicato, a Prefeitura moveu ação judicial para impedir o ato. Acolhendo pedido do Governo,  o desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), proibiu a paralisação sob o argumento de que se trataria de abuso do direito de greve (veja aqui).

Na nota de convocação da assembleia extraordinária, o Sinsepi afirma que sempre esteve aberto ao diálogo, mas o Governo, segundo a entidade, não prioriza o compromisso com os servidores.

CERCO

Representados por sindicato específico (APPI-APLB/Sindicato), os professores da rede municipal de ensino também decidiram parar, por 24h, visando sensibilizar o Governo Mário Alexandre a oferecer nova proposta de reajuste salarial aos trabalhadores da educação. A paralisação será na próxima quinta-feira (leia mais aqui).

6 respostas

  1. Infelizmente se fosse ano de política, com certeza a prefeitura já havia chamado quase todas as contratadas da educação.
    Professores que tinham com certo sua contratação, hoje estão passando dificuldades, pelo simples fato desse governo conter gastos para eleição do ano que vem.
    Infelizmente o povo de Ilhéus não aprende com os erros.

  2. A população de Ilhéus precisa aprender a votar, não eleger esses com mentalidade “Coronelista” que ainda paira na cidade. Ilhéus precisa de infraestrutura, para se tornar uma cidade mais dinâmica, moderna, preservando seu passado, claro! Mas, sair desse provincianismo que parou no tempo. Sem citar que a saúde, e educação pública, que é gestão local não funciona bem! Triste.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *