Tempo de leitura: 2 minutos
Ellen Roche foi madrinha da bateria campeã da Rosas de Ouro

A escola de samba Rosas de Ouro foi a campeã do carnaval de São Paulo, com um samba-enredo sobre o chocolate. O samba “O cacau é show”, chegou a ser censurado – virou ‘O cacau chegou’ – pela rede Globo, que transmitiu os desfiles e não aceitou a menção ao nome de uma empresa em sua programação sem que lhe caísse nenhuma merreca. Foi a Cacau Show que patrocinou a escola.

Mas nem é isso o que mais chama a atenção. Conforme já havia sido alertado pelo jornalista Daniel Thame, em texto publicado em seu blog em 14 de janeiro, o show foi apenas para o chocolate, o que não nos diz quase nada, como região produtora de cacau que somos, mas capenga em industrialização e beneficiamento das amêndoas. Ou seja, os primos pobres da história.

O velho DT escreveu que a nós, região cacaueira, não sobraria nada dessa super-exposição na mídia, e mostrou, em números, o quanto estamos distantes do espetáculo que são os lucros dos fabricantes de chocolate. Que sirva de alerta para governantes, parlamentares, produtores e a nós, população.

Clique aqui e leia o texto do jornalista paulista que mais entende de região cacaueira. Aqui, na home page da Rosas de Ouro, você pode conferir a letra e o som originais do samba-enredo, da forma como voltará a ser entoado, sem a censura da Globo, segundo a presidente da agremiação, Angelina Basílio.

4 respostas

  1. A Bahia peca muito por não criar oportunidades de divulgar as suas diversas regiões e suas particularidades, a começar pelo sul da Bahia, o cacau e o chocolate, …!!!

    Assim também ocorre com o café, com a fruticultura e com a soja.

    Temos, aqui no estado, uma região de clima bastante agradável, bastante frio no inverno, que compreende os municípios de Jaguaquara, Itiruçu e Maracás, …, que poderia atrair turistas para curtirem o frio no interior da Bahia, além da culinária italiana, pois existe uma colônia de italianos por lá, sem precisar se deslocar até a Serra Gaúcha e/ou Campos do Jordão, …, se fosse estruturada, plenejada, a região poderia ser uma opção mais barata e mais próxima, …!!!

    Por aqui, tudo gira em torno, apenas, de Salvador, …!!!

    Sendo assim, continuaremos, infelizmente, “sem chupar nada” mesmo, …!!!

    A propósito: Vai um “rebolation” aí, …?!?!?!

    Somos tão criativos e, ao mesmo tempo, tão pobres, …, o que é uma pena, …!!!

    Haja mediocridade, …!!!

    Triste Bahia, …!!!

  2. Culpa dos nossos governantes, cacauicultores, industriais e a sociedade como um todo, pois, nunca cobrou um planejamento e respeito pelo maior produto de nossa região, o cacau. Tai o resultado!

  3. Na verdade, tem gente cantando a seguinte música, por aqui, enquanto o povo “dança”:

    Varre, varre, varre, vassourinha
    varreu um dia o cacau da Bahia
    varre, varre, varre, vassourinha
    vou prá Brasília, vou cuidar da minha, …, (fortuna)

    É isso aí, bicho, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *