Tempo de leitura: < 1 minuto

Os juízes Valdir Viana Ribeiro Júnior, 4ª Vara Cível, e Adriano Augusto Gomes Borges, da 5ª Vara da Família, em Itabuna estão na mira da OAB-Itabuna. Dirigentes da entidade de defesa dos advogados se reuniram com os magistrados e entregaram ofícios em que exigem “tratamento digno aos profissionais do direito e acesso a sala de audiência sem ressalva de vestimenta”.

A dura da OAB se deve ao fato dos dois magistrados terem determinado que advogados só adentrem os respectivos gabinetes e salas de audiência devidamente trajados de terno e gravata. “Não vamos admitir, sob qualquer hipótese, que os colegas sejam tolhidos em suas prerrogativas”, afirma o presidente da subseção itabunense, Andirlei Nascimento.

Limitações também estariam sendo impostas para a juntada de documentos em processos, por exemplo. Relatos indicam tentativa de um dos juízes de humilhar advogados. Os dois magistrados negaram as acusações. “Se essas exigências forem mantidas, vamos atuar de forma ainda mais incisiva”, observa.

A coisa é tão séria que a OAB local criou a Comissão de Prerrogativas, liderada pelo advogado Lucílio Bastos. Tudo para que o profissional do Direito seja respeitado. Andirlei já comunicou que a subseção itabunense entrará com mandado de segurança, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para que os advogados tenham tranquilidade para trabalhar.

O desrespeito aos profissionais, segundo Andirlei, também acontece na delegacia da Polícia Federal em Ilhéus. Por lá, segundo afirma, era muito comum delegados atrasarem em uma hora, uma hora e meia a tomada de depoimentos sem aviso prévio. E só tinham acesso aos inquéritos se, antes, apresentassem requerimento. A promessa por lá é de que tudo vai mudar…

10 respostas

  1. Parabéns Dr. Andirlei e toda subseção da OAB Itabuna.

    Os magistrados precisam saber que não existe HIERARQUIA, entre eles, os advogados e os membros do Ministério Público, devendo todos manterem um comportamento recíproco e respeitável.

    Esse comportamento é HOSTIL.

    Não condiz, portanto, com a pretensão de serem ‘DEUS’, apenas, pensam que são.

    POBRES COITADINHOS MORTAIS…

  2. Seria interessante também que a nossa querida OAB, fizesse uma representação quanto aos cartórios em Itabuna. Aquilo é uma vergonha, uma falta de respeito e responsabilidade com cidadãos itabunenses.

    Um abraço!!!!

  3. Parabeniso ao Dr. Andirlei, presidente da nossa instituição e seus Diretores pelo enfrentamento. As prerrogativas do Advogado não poderão ser molestadas. Juizes, a OAB em Itabuna funciona!!! Fiquem de olho!!!

  4. Interessante notar como o Doutor Andirlei sai em defesa dos seus direitos e nao dá a mimina para os direitos dos seus vizinhos. Sou vizinho do ilustre advogado e diariamente importunado por buzinas usadas como se fossem campanhia de sua residencia. Quando questionado quanto a infraçao cometida ( artigo 41 do CTB) ele foi categorico ao afirmar: – “Mude-se para a roça, conheço a lei, vou continuar buzinado e procure seus direitos”
    Muito estranho o presidente da OAB afirmar que vai continuar desrespeitando a lei de transito e completa falta de educaçao e civilidade. Viver na cidade ou na roça exige que se cumpra deveres, o codigo de transito é um deles.

  5. FINALMENTE uma reação dos advogados contra os abusos de autoridade escancarada nesta comarca.
    espero que Dirley e esta atual OAB/BA(porque a anterior nada fez). começe a devolver aos advogados a finalidade para a existencia desta instituição.

    Em setembro fui agredida em minha prerrogativas por abuso de autoridade pelo magistrado marcos bandeira, em novembro fui desagravada pela OAB(entrar no site da OAB OU MANDE SEU EMAIL PRA MIN (lucineacerqueira_adv@hotmail.com)enviei o caso para a imprensa local e pouco se falou. Minha atitude de representar contra o magistrado Marcos Bandeira resultou em ameaças E processos que se concretizaram.
    Esta reação dos adovogados vem fortalecer uma luta pelas prerrogativas que não é so minha, colocO meu email a disposição para lutarmos pelos nosso direitos junto a nossa instituição. A PEC(emenda nº 12) das prerrogativas esta no congresso vamos buscar aprová-la junte-se a nós entre no meu blogspot wwwsededejustiça.com.br e siga esta luta.

  6. SE ELES QUE SÃO CONHECEDORES DAS LEIS,POIS ESTUDARAM PARA ISTO, PASSAM POR SITUAÇÕES DE CONSTRANGIMENTOS, IMAGINE NÓS, SIMPLES MORTAIS.
    O RESPEITO TEM QUE SER MUTÚO, QUEM NÃO RESPEITA O PRÓXIMO NÃO PODE SER RESPEITADO. FORÇA DRº ANDIRLEI, ITABUNA ESTA CONFIANTE NO SEU TRABALHO, POIS PARA NÓS É MUITO IMPORTANTE QUE A OAB, SAIA DO GABINETE, E VENHA PARA JUNTO DOS MAIS HUMILDES.

  7. ´É ISSO AÍ QUEREMOS VER UMA OAB ATUANTE!!!! DR. ANDIRLEI TÁ COMEÇANDO CERTO EXIGINDO RESPEITO DA SUA CLASSE… E EM SEQUENCIA QUEREMOS UMA OAB ATUANDO NA SOCIEDADE …. NOS ESTADOS DO SUL AS OABs COMO ENTIDADE DE RESPEITO QUE É TEM EXERCIDO SEU PAPEL NA SOCIEDADE, NO MUNICIPIO ONDE ESTÁ INSERIDA, A COMEÇAR PELAS FACULDADES DE DIREITO…. EXIGIR RESPEITO DOS ORGÃOS QUE PROMOVEM POLITICAS PUBLICAS… PARA AS MINORIAS ETC.. RESPEITO PELOS IDOSOS….. DEFICIENTES …CRIANÇAS ETC.. CONCLAMAR AS ENTIDADES, ASSOCIAÇÕES QUE REPRESENTAM OS SEGMENTOS SOCIAIS… TER COMISSÕES NA OAB QUE ESTEJAM APTAS A DEFENDER CADA SEGMENTO SOCIAL COM CONHECIMENTO PROFUNDO DAS MAZELOS QUE ATINGE CADA SEGMENTO SOCIAL…. IDODO,CRIANÇA E ADOLESC. DEFICIENTES….MULHERES… E CONCLAMAR O RESPEITO ACIMA DE TUDO A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA….. DIREITOS HUMANOS NESSA NOSSA ITABUNA…. QUE NADA RESPEITA…..

  8. Ao amado vizinho, quero que saiba que onde moramos é uma via pública comercial e com bastante movimento de veículos (Almirante Barroso, centro, nesta linda cidade), cujos transtornos apontados – nas críticas acima anunciadas – tenho tambem sofrido. Se eu pudesse também moraria na roça, pois seria somente agracidado pelos canticos dos passários, rugidos de vacas e os coaxar dos sapos e dos grilos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *