Tempo de leitura: < 1 minuto
Cacique Babau (Foto Época).

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) quer que a Polícia Federal submeta o índio tupinambá Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau, a um exame pericial para constatação de eventuais lesões corporais sofridas na prisão. O cacique foi preso em sua casa, na quarta-feira, por agentes da PF e, segundo seus familiares, teria sido submetido a tortura.

ONGs do Brasil e do exterior se mobilizaram em torno do caso. Já circula pela internet um pedido da Anistia Internacional para que pessoas e organizações enviem mensagens às autoridades brasileiras exigindo a apuração do caso e garantias de segurança para a população indígena. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) emitiu nota de repúdio, afirmando que a ação policial foi “ilegal e despropositada.”

No pedido de exame feito pelo Ministério Público, na sexta-feira, foi dado prazo de 48 horas para que a PF encaminhe o laudo do exame pericial. O pedido foi feito após uma antropóloga do Ministério Público Federal ter constatado que o índio, detido na sede da superintendência regional da PF, em Salvador, estava com o olho direito inchado e parecia machucado. A especialista também disse tê-lo encontrado algemado e reclamando de fortes dores no quadril.

De acordo com o Cimi, o cacique representa cerca de 130 famílias da aldeia da Serra do Padeiro, em Buerarema.

Leia mais

30 respostas

  1. VAMOS ENTREGAR O BRASIL AO MST, INDIGENAS DE ARAQUE, ONGS PROTETORAS DE BANDIDOS E OUTRAS SIGLAS COMO CIMI, PASTORAL DA TERRA E TANTAS OUTRAS QUE TEMOS INCLUSIVE UMA TAL DE DIREITOS HUMANOS QUE SO PROTEGEM OS BANDIDOS E OS CIDADAOS DE BEM QUE TRABALHAM NO DIA A DIA, SAINDO PARA TRABALHAREM SEM SABER SE VAI VOLTAR PARA CASA, CIDADAOS QUE GERAM IMPOSTOS PARA MANTER ESTA TURMA DE DESOCUPADOS, PORQUE SE PRECISASEM TRABALHAR PARA MANTER SUAS FAMILIAS COMO NOS RELES CIDADAOS. A CADA DIA QUE PASSA O POEMA DO SAUDOSO RUI BARBOSA ESTA MAIS DO QUE ATUAL ONDE ELE DISSE QUE CHEGARIA O DIA EM QUE O HOMEM TERIA VERGONHA DE SER HONESTO, PARABENS AO SAUDOSO RUI BARBOSA, HOJE AS PSEUDO SIGLAS QUE SE AUTO INTITULAM PROTETORA DOS DIREITOS NAO SEI DE QUEM, MAS SERIA BOM ELES LEMBRAREM QUE EU E NENHUM CIDADAO DE BEM DEMOS PROCURAÇAO PARA FALAR POR NOS.

  2. Que venha as ONGs Internacional, venha o CIMI, Venha os Direitos Humanos.Que a Anistia Internacional peça para tirar o indio cacique, como preso político do Brasil.Faremos em Brasilia um grande movimento para quer a Anistia seja concedida ao cacique.Leve ele embora e crie em seu quintal.Mas que visite as familias das vitimas, esta inocentes e atacadas covardemente pelo cacique e sua tropa de elite de arruaceiros, acobertado sobre a tutela da FUNAI.
    Quem quiser Babau, leve ele para sua casa e adote! Nos aqui do sul da Bahia é que não queremos mais Babau por aqui!
    Que os crimes praticados por Babau, não fique impune, que não seja protegido pelos dogmas da Santa Igreja (CIMI),ONGs Internacional, Direitos humanos e Anistia Internacional!
    Saudações,
    Melck Rabelo

  3. Criminalidade dá lucro em qualquer lugar do mundo. No Brasil, a diferença é que sempre tem uma ONG “defensora de direitos humanos” meia-boca para defender marginais como o suposto índio Babau.

  4. Quem foi defender aqueles que foram agredidos pelos índios ou tiveram suas terras invadidas por eles? Só foi o PT entrar no poder para eles encontrarem o amparo que queriam para pisar no estado democrático de direito.

  5. PRONTO,AGORA O MAU-CARÁTER VAI VIRAR MÁRTIR,ÍDOLO,SEI MAIS O QUE!
    ME FAÇA UMA GARAPA E BOTA ESSE ASSASSINO ATRÁS DAS GRADES!
    PEDE PRO POVO DA DEFESA QUE LEVE ELE PRA CASA!
    ARGHHHH!

  6. É preciso rever esta politca de proteçao ao MST, Indios e outros…devido suas atitudes desourdeiras quando chega nas terras que supostamente dzem ser deles… matam, praticam desordem e depois tem ONGS e outros orgãos falando em Direito!!!!
    É lastimável ter que ler estes tipos de reportagens. Olha que sou decendentes de Indio, mais repudio todas estas ações que vem sendo praticada por eles. Afinal os responsaveis pelos desbravamento do Brasil, já nao podem mais ser punidos e nao é assim que eles vao ter de volta os seus direitos.

  7. Todo esse desgaste sentido na pele pelos índios na luta por aquisição de terras, poderia ser evitado, se o governo federal adotasse uma política séria voltada para beneficiá-los. Tentar reparar as atrocidades à que eles eram submetidos em tempos passados, como: matança, escravismo e catequização forçadada, é uma obrigação do governo, que no presente momento, só está dando prioridade para as cotas do negros, e esquecendo que os índios também tiveram muitas décadas de exploração cruel e medonha. Oferecer terras para os índios, não é puro e simplesmente um ato de doação, é na verdade, devolver aquilo que de fato lhes pertenceram um dia, e que nunca deveria ter saído de seus domínios. Isso é o mínimo que se pode fazer por esses seres tão belos e quase dizimados pela ganância humana.

  8. Onde que tem índio? Na foto eu só vejo um bandido aproveitador. Segundo me consta eu tenho um pezinho na oca, mas nunca me senti no direito de tomar nada de ninguem, muito menos terra nenhuma, aqui é minha.
    Não sei onde estão estes tão belos seres, por que nas notícias referentes ao assunto só é possível observas homens barbados e de cabelo duro, chapados de corote, que nem sabem o que é um “Cauim” (Não sei como escreve).
    E não me venha falar de cotas pra nada porque é uma grande falta de respeito com quem estuda de verdade. Você pode ser preto, verde, azul, rico, pobre… quem quer estudar busca seus meios, e acredito que o maior problema da escola publica não é apenas estrutural ou financeiro, é falta de material humano.
    Essa é apenas minha humilde opinião.

  9. e lamentavel que neste pais , margianis encontrem diretos humanos para a defesa,os orgaos internacionais em momento algum defendeu os presos politicos de cuba, as atrocidades de Hugo Chaves,no entanto sem conhecer realidade se manisfesta em favor de um marginal se
    dizendo indio, levantem a ficha deste marginal, talvez encontrem possiveis crimes praticados por este marginal que se diz indio. a culpa e de quem defende areas particulares em favor de marginais que dizem indios. em um pais que se quer acabar co a liberdade de imprensa e a propriedade privada para mim nao e nenhuma novidade.Votem em Dilma e voces verao o que lhes espoera.

  10. Será que este tal de ministrio publico, direitos humanos e falsas ongs, já foram fazer uma visita ou vão também defender as famílias espulsadas, humilhadas, agredidas e que perdeu tudo para estes falsos indios? se não foram podem ir que estão as suas esperas. Isto só acontece aqui no Brasil.Estes indios de araque tem que apodrecer na cadeia. Meus parabéns para a policia Federal.

  11. Que coisa mais sem nexo!!! Quer dizer que basta um malandro qualquer dizer que é índio, que tem ONGS, Pastorais, defensores de todos os lados interessados em salvaguardar os “coitadinhos”!!! E o verdadeiro cidadão lutador, trabalhador, honesto, pagador de impostos, o VERDADEIRO SOFREDOR…quem defende???!!! Minha nossa…tá tudo errado!! É o caos, uma vergonha!!! Temos que nos reunir em defesa dos verdadeiros dono da terra, que são os agricultores. Tenho medo do resultado…devemos realmente nos unir para mandar esses “índios” fajutos pra p… que os pariu!!!

  12. Porque, os que defendem esse índio de meia ou de uma tigela cheia, não levam esse africaindio de merda para o país deles. Tudo de ruim que acontece de ruim porque aqui, logo tem uma conotação internacional. Vão pra o diabo que os carregue!!!

  13. SE É PARA QUESTIONAR TORTURA EM PRISÃO, QUE NAO FIQUE LIMITADO APENAS AO CACIQUE…

    TODOS SABEMOS COMO SÃO TRATADOS OS PRESOS (INOCENTES OU CULPADOS) NAS PRISÕES E NOS PRESÍDIOS NA BAHIA.

    TODO DETIDO APANHA APANHA E MUITO…

    NÃO ME INTERESSA SE BABAU É ÍNDIO OU NAO, SE É APROVEITADOR OU NÃO.

    AGREDIR PARA QUE?

  14. ESTAO CONFUNDIDO TUDO…

    PQ ESSA REVOLTA???

    POLITICOS FAZEM COISAS MAIS GRAVE DO QUE ESSE “CACIQUE” TEM COMO BRINDE, O SEU VOTO NAS ELEIÇÕES.

    VIA O BRASIL.

  15. Meu “DEUS” que pais é esse Bandido é Gente cidaddão é Bandido nossa cadé os politicos cadé GERALDO SIMÕES, RAIMUNDO VELOSO defenda os agricultores cambada cadé o WAGAREZA e o seu LULA com o seu PT vcs desgraça só querm VOTO vamos pra FRENTE miseraveis vcs vão receber o que é de vcs ONGS e mis ONGS a defender BANDIDOS

  16. Os filhos de umas eguas que andam por ai amparados pela Igreja Catolica, pelos direitos humanos , não vieram aqui em Buerarema ver as familisa de pequenso agricultores que andam sofrendo com as constantes ameaças nessa região. lá vc encontra de tudo traficantes de drogas, homicidas e outros elementos procurados pela justiça todos recrutados por babau para tirar a paz do Campo. Lá vc só não encontra indios. É bom que essa turma apoie mesmo. Esses inocentes deveriam visitar Cuba para saberem o que é uma ditadura comunista. Lá é socialiosmo para o Povo e Capitalismo para os irmãos Castro. Anotem vcs vão ver a surra que o pt e seus aliados vão tomar nessas tr~es cidade Buerarema, Una e Ilhéus.
    Chega Pau em BABAU.

  17. Minha tataravó era índia… acho que vou procurar uma terrinha para mim também.Fala sério!!! Manda esses índios tomarem vergonha e pararem de palhaçada.
    Agora todo mundo quer ser índio. Branco, negro, galego, pardo, vermelho, albino, azul… e por aí vai!!!

  18. Até o nome do tal cacique que não passa de um Paraibano travestido de indio chamado BABAU e farjuto. Protegido pela Funai orgão federal que merecia respeito de todos brasileiros, esse vandalo assasino vem aprontando, matando derespeitando a tudo e a todos como se nesse pais não tivesse homens ainda de respeito. Agora tambem aparecem outros bandidos disfarcados como Cimi, direitos humanos e o ministerio publico federal tentando protejer o tal Babau, voces estão querendo ver guerra civil? voces querem é desrespeitar o povo do sul da Bahia? então vamos pra guerra pra defender o que é nosso. Conclamo a todos que se a justiça não for feita que façamos com as propria mãos.
    RESPEITEM MAIS OS BRASILEIROS.

  19. Como é possivel tanta raiva contra um povo milenar, como pode pessoas humanas serem contra os Direitos Humanos”. é uma pena no calor das emoções pessoas não terem conhecimento sobre a história dos povos indigenas.

  20. Podia aproveitar e fazer mais dois exames nesse “cacique”.
    Um de sanidade mental e outro de DNA para saber de onde tiraram a idéia de que esse cidadão é índio.

  21. Tá aí, Orlando Filho. Sua cria, além de desgraçar com Buerarema tem fama e apoio internacional. A visibilidade que vc tanto queria para a velha Macuco vc consguiu! Parabéns!

  22. Eu só quero ver é se a “injustiça” soltar esse bandido e se a sociedade de buerarema vai deixar esse camarada voltar para atormentar os trabalhadores da região!!!

  23. è verdade inclusive em Buerarema atualmente os politicos estão fazendo uma devasta nos cofres públicos e ninguém reclama de nada. E esquecem que somo um povo hoje de várias raças já que se misturaram o indio que aqui estava com o branco e daí por diante, por exemplo o preto hj já não é tão preto. Não é mesmo? O branco também já é uma mistura e tem muitos brancos ai de cabelo ruim é ou não é? Na verdade o povo brasileiro é preconceituoso. E porque ninguém conta o que o grupo de fazendeiros denominados pequenos agricultores fizeram para provocar esse povo? Acho que tem que sentar e conversar nossa região já sofreu demais por conta de tantas mortes na epóca do cacau o ouro? Quem lembra?

  24. Assunto interessante! De um lado raiva. Do outro também! Excessos nem se fala. É pena que o lixamento moral de alguns comentarista da matéria só distancia da busca da solução.Visto que tanto aos que desejam permanecer na área em questão quanto aos que desejam reaver, buscam a solução! Se os “donos do poder” segundo R. Faoro, através de seus comentários, nos blogs e/ou em outras vias de comunicação, querem fazer manipulação ontológica do “ser” indio, lembrem-se que a questão e complexa! não me convencerei emotivamente, e saio em defesa direito de defesa, contudo, esse lixamento, nos revela a desigualdade na oportunidade de defesa, que nesse momento afligem os PARENTES. É fato que por serem o que são, a “ordem e progresso” não os assumiu e nem os preparou para reivindicações de forma igual, falta à eles, eloquência nas palavras nos foruns reconhecidos perante a lei além das bancadas de muitos que só desejam seus votos e que vão ficar entre os dois lados, exercendo na alegoria da guerra das aves da feras a função do morcego. Sei de um certo vício de conduta em que consiste a idéia que o índio é dono de tudo, além de perceber a psêudo idéia de retomar poder pela força. Pórem a história convencional mostrar que outros também vieram! seja pela força ou pelo lucros! E aqui também estão seus decendente com usucapião e tudo! Salto do anonimato, para entrar nessa peleja como negro, seja diante de parâmentros estéticos e/ou como cidadão dentro dos princípio éticos. Venho como aquele que dispõe de um letramente e sendo um ser imbuido com o social. Passado apresentações, não querendo assumir raivas, porém desejando participar desse debate, complicado diga-se de passagem, visto que dois corpos não ocupa o mesmo espaço! Sei que o Estado é soberano e vai se manisfestar, já o vimos como o que aconteceu em Roraima, na Raposa/Serra do Sol ou ainda o que foi garantido por lei ao “indio do buraco” em Rondonia. Mesmo tendo quem ache que não deveria ter sido dado tanta área ao “indio do buraco” alegando que o próprio Estado soberano permite que no kit moradia, Programa do Governo, seja entregue uma “caixinha de fosforo” como casa a exemplo do que foi feita na primeira etapa aí em Buerarema! Compreendo que dá, para fins de moradia, a aquela coisa para uma família interia! Mais gatos e cachorros e no mínimo indecente. Sem acordo não teremos nada. E diante do litígio o Estado é soberano. Oxalá! Se pudessemos desafiar a física e procurar a uma forma de dois “povos” ocuparem o mesmo espaço. Como diz a sabedoria popular “do perdido! A metade!”, visto que o ” tudo ou nada” já demanda transtornos.

    Deoclides V. Santos Neto
    Coordenador da APLB/Sindicato de Jussari.

  25. Antes de Evo Morales, um índio ou descendente não podia frequentar universidade, entrar em determinados restaurantes e servir ao exército boliviano (é só pesquisarem). Tenho 63 anos, minha avó índia e meu avô descendente de portugueses tiveram as suas plantações de cacau roubadas por fazendeiros na região de Gongogí.Só não tiraram a nossa dignidade de descentes com muito orgulho, de índios. Se eu fosse neto de italianos hoje teria dupla cidadania e não seria discriminado por meia dúzia de imbecis. Porque os descentes e índios não podem ser considerados como tal e reivindicar os bens materiais que lhes foram roubados? Chega de preconceitos cretinos, VAMOS CORRIGIR AS INJUSTIÇAS OCORRIDAS NOS DOIS LADOS E PREGAR O DIÁLOGO E A PAZ.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *