Tempo de leitura: 2 minutos

Folha de São Paulo

Estudo da consultoria de pesquisa de mercado Target Marketing, feito com base em dados do consumo das famílias medido pelo IBGE, mostra que as cidades médias do Nordeste são as que apresentam as maiores taxas de crescimento do potencial de consumo no Brasil, medido pelo IPC (Índice de Potencial de Consumo).

O IPC fornece a participação de cada um dos 5.564 municípios em relação ao total do consumo no país. Juazeiro do Norte (CE), com 249 mil habitantes, elevou sua participação relativa em 18,2% em 2009. Campina Grande (PB), com 383 mil e presença maior no consumo, cresceu 17,77%.

Os estudos mostra ainda que, enquanto as regiões Norte e Nordeste ganharam participação em relação ao consumo total do país em 2009, o Sul e boa parte dos municípios do Sudeste perderam. O IPC de São Paulo, por exemplo, caiu 4,73%.

Em 2000, as 27 capitais respondiam por 35,5% do total do consumo nacional. No ano passado, essa fatia caiu para 32%. “As redes varejistas estão olhando o interior do Nordeste com outros olhos”, afirma Ewerton Rios, diretor regional Norte Nordeste da Aliansce, empresa de shopping centers com sede no Rio de Janeiro e com shoppings em Feira de Santana e Itabuna, na Bahia, e em Campina Grande.

Para atender à demanda de varejistas como Líder, Renner e Centauro, a Aliansce vai investir neste ano na modernização e na ampliação dos três shoppings e está construindo ainda um outro, em Vitória da Conquista (BA).

Os três shoppings existem há dez anos e foram criados em torno de um hipermercado. “Estamos atualizando os equipamentos, com praças de alimentação mais elaboradas, banheiros mais bonitos e salas de cinema multiplex”, diz Rios. “Com o aumento da renda, a população passa a ter outras exigências.”

Clique aqui para ler reportagem completa (se for assinante Uol ou Folha).

8 respostas

  1. E AINDA ENCONTRA-SE PESSOAS QUE NÃO RECONHECE
    O CRESCIMENTO DE NOSSO NORDESTE,GRAÇAS A LULA
    OS NORDESTINOS ESTÃO TENDO OPORTUNIDADES,
    QUE ANTES NEM SONHAVAM TER.
    É POR ESTE E OUTROS MUITOS MOTIVOS QUE EU VOU DE DILMA E WAGNER.

  2. Não ía a conquista a muito tempo.Estive esta semana por lá.Fui comprar um carro.
    Ao contrário de Ilheus e Itabuna, Conquista está com ares de Metrópole.Novas e largas avenidas, Semi anel rodoviário para o norte e para o sul, Todas as concessionárias de automóveis importados e nacionais são verdadeiros palácios.Pessoal treinado oferecendo um atendimento que infelizmente não temos tido por aqui.A cidade está limpa, asseada, não se vê mais esgoto a céu aberto, o shoping Conquista Sul dá de dez no Jequitibá. Muito mais novo e já está sendo ampliado. Mesmo assim o pessoal “mete o pau” na administrração petista.A cidade está eletrizada.Só de obras do programa “Minha Casa Minha Vida” existem quatro canteiros gigantescos tocados por quatro construtoras.
    Porem é aqui que vivo.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

  3. Também estive em Conquista no fim de semana.

    O leitor Fernando Florencio, de IOS, tem razão.

    A cidade virou um canteiro de obras. A venda de veículos novos, material de construção, a inauguração iminente de grandes lojas e a autoestima da população continua em alta. O conquistense, hoje, é um cidadão que sonha alto, veste a camisa do time da cidade com orgulho, enfim, alguns atos pequenos e simbólicos que identificam aquele lugar como um eldorado baiano.

    Na exposição de agronegócios da cidade havia um estande da nossa Expofenita. Lá estavam o secretário de agricultura de Itabuna e sua equipe. Salutar o câmbio de ideias e atividades.

    Seria saudável também que nossa administração mirasse em outras que conseguiram obter êxito em suas ações. Conquista é um exemplo. Há outros, inclusive em outros partidos.

    Olhar para o próprio umbigo e comparar-se a si mesmo, pode ser um atraso para o gestor grapiúna. Afinal, não fazer nada e comparar com o que fizeram Geraldo Simões e Fernando Gomes é um alívio para o Capitão Azevedo.

    Capitão, vamos olhar para quem está dando certo. Buscar parcerias, ser humildes para aprender, utilizar nosso arcabouço acadêmico, a UESC, para colaborar e incluir. Tentar incluir um grande número de pessoas que ainda vive no pós-vassoura de bruxa.

    São novos tempos. Tempos de uma cidade universitária, que produza serviços de qualidade e que converge uma região de centenas de milhares de pessoas.

    Avante, Itabuna centenária…

    Estamos de olho!!!

  4. Há muito que Vit. da Conquista é uma cidade madura e consciente – sempre foi oposição e se não está melhor é porque foi boicotada por alguns governos, mas hoje a coisa tá diferente. Realmente amigos, Vitória da Conquista está se modernizando e a cada dia melhorando. Ainda faltam algumas coisas, mas acho que com a capacidade de gestão do PT local serão solucionadas. Lá são 7(sete) instituições de ensino superior(incluindo uma nova faculdade, a Santo Agostinho, que oferecerá vários cursos: medicina, odonto, engenharias civil,elétrica,arquitetura,direito e outros); há projeto para mais um shopping; uma unidade do hotel ibis, o G Barbosa, o WallMart,além do atacadão carrefour há mais de um ano na cidade; no segmento de construção civil : a comercial ramos (uma loja imensa) e que ficará aberta todos os dias – contará com arquiteto para orientar os clientes; também li num blog que o gasoduto deverá chegar por lá. Gosto de suas avenidas largas. Os carros são quase todos novos. Os leitores Pau de Atiradeira e Fernando Florencio têm razão. Espero que as coisas melhorem na nossa cidade também.

  5. Em aditamento ao meu comentário sobre o progresso de Vitoria da Conquista, quero salientar que tudo aquilo deve-se à capacidade empreendedora do Sr.Guilherme Menezes prefeito em segundo mandato, e uma equipe competente voltada para o bem comum ,que corre atras das verbas existentes e que as tem aplicado exclusivamente em benefício da população sem desviar um reles e único níquel.
    Não se comenta nenhum tipo de “rolo” envolvendo a administração local.
    Desta forma, diferentemente do que diz o Sr. Mario no comentário acima, em Vitória da Conquista, neste caso específico, não existe nehum influência do modelo petista de administrar.Que como todos nós sabemos, não prima muito pela honestidade.
    Fernando Florencio
    Ilheus/B a

  6. o nordeste poderia ser mais forte se envestisse mais em educação e os governos regionais e estaduais desse mais valor a sua população que paresse mais uma maquina de procriação para o norte e o centro oeste e suldeste do pais.ate quando nos vamos viver assim sendo mao de obra barata para esse pais se podemos ter o nosso ja pensou o nordeste com alianças com os americanos e europeus compare a distancia de sp fortaleza a europa e estados unidos

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *